Vamos ao relatos da "aventura":
Agradeço, antes de tudo, ao FBAND pela excelente recomendação para seguir até Bragança Paulista e visitar o Paulo da Tropa 4x4. O Paulo foi literalmente uma mão na roda.
Quando cheguei no Tropa só com a tração dianteira, o Paulo já me recebeu muito bem, mesmo eu já dizendo de cara que não tinha grana pra comprar um novo focinho do diferencial traseiro. A sugestão do Paulo foi que, para seguir uma viagem de aproximadamente 1200 quilômetros, que eu pelo menos passasse o miolo do diferencial dianteiro para o traseiro. Pois essa distância toda só com o dianteiro não é muito recomendada. Lógico que concordei.
Conclui também que eu mesmo faria o serviço, já que sem grana a coisa seria difícil. O grande Paulo deixou eu fazer o trampo no espaço em frente a sua loja (que bagunça!). E começou!
Os diferenciais eram idênticos, mas com algumas furações originais tampadas e outras adicionadas em diferentes locais (possivelmente a carcaça dianteira tinha algumas roscas do prisioneiro espanadas e o mecânico fez furos a mais e isolou alguns originais). O miolo era idêntico.
Cheguei no Tropa já era umas 13hs, nesse primeiro dia de serviço retirei o miolo dianteiro e os semieixos e remontei só a roda, deixando a carcaça vazia. Reabri o diferencial traseiro, mas o dia já tinha ido e o abençoado Paulo, mesmo com sua loja já suja e com cara de oficina, me deixou dormir lá dentro, com toda segurança.
O dia seguinte foi o dia da verdade e de muito trabalho!
A carcaça das engrenagens planetárias traseira foi danificada pelo pinhão que soltou, não permitindo a soltura "amigável" do parafuso que prende o eixo das planetárias. O tal parafuso saiu na marra, na base da furadeira, só esse trabalho de retirar o miolo traseiro durou umas boas horas. Na hora da montagem do conjunto dianteiro no traseiro, alguns buracos do prisioneiro do focinho estavam tampados com o que parecia massa plástica e foi fácil retirar, mas outros originais tinha o diâmetro de furo diferente (menor) do que o prisioneiro da carcaça traseira… E dá-lhe correria atrás de broca pra furar a carcaça. O Paulo deu uma grande força e os furos foram feitos em uma furadeira de bancada. Eu já tava moído e novamente o Paulo deu uma grande ajuda na montagem do miolo traseiro. Colocou a mão na graxa e me deu importantes dicas pra que não errasse nada. No fim do dia conseguimos montar o conjunto traseiro e fui embora…
Porém, a 200 metros da Tropa 4x4 o toyotão parou de andar! Aff… Desci e fui olhar o diferencial que estava ok! Mas um dos semi eixos estava saindo! Saindo! Conclusão: as travas do semieixo se soltaram, caíram dentro do diferencial. Reabri o conjunto e colocamos travas novas!
Porque as travas se soltaram? No momento da desmontagem forcei a retirada das travas sem retirar o eixo central da carcaça das planetárias, mas não sai mesmo e como relatei anteriormente precisei retirar na marra. As travas relaxaram e não travaram mais como deveriam, com isso, tive o retrabalho de abrir novamente o miolo traseiro e colocar travas novas. Dá-lhe ajuda do Paulo novamente.
Após tudo isso segui viagem sem problema algum de Bragança (SP) até Viamão (RS)! Embora toda esta saga agradeço o amigo que fiz em Bragança e espero nos encontrarmos novamente, dessa vez em melhores condições.
A lição que fica é que amamos nossas Toyotas mas menos pelo veículo e mais pelas pessoas que os guiam.
Obrigado e fica minha indicação ao Paulo, gente finíssima e a Tropa 4x4!