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  • #1
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    30/10/2013
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    Falta de experiência e um eixo cardam caído na BR




    Pois é prezados, o cardam caiu no chão no meio da estrada! Estava na 381 proximo a Itapeva MG, indo de Itabira pra Viamao RS. (1800 km!). Fui rebocado até um posto (onde estou agora).



    Mãos à obra!


    Antes de desmontar o miolo, já dava pra ver um rombo na carcaça (porquinho do diferencial). Desmontei o necessário, "porquinho" (onde o cardam estava ligado) e tampa traseira. Minha Band é 76 com mecânica original (bolota do diferencial no meio).


    Enfim: coroa, planetárias seus respectivos rolamentos: ok!


    Defeitos:
    1) porquinho do diferencial com um rombo! Levei em um torneiro que me indicou trocar pq a pista onde encaixa o rolamento do pinhão se partiu.
    2) Pinhão com um dente moído e 1/3 do alojamento do rolamento moído. Pretendo usar o mesmo pinhão na remontagem!
    3) Rolamento interno do pinhão moído, a base quebrou!
    4) guarda pó, vedador e defletor do pinhão moídos, rolamento externo bom.


    Desculpe por não ter fotos! Foi uma grande correria. Amanhã mando fotos de tudo.


    Neste instante estou parado em Itapeva MG, pensando em seguir viagem usando só a dianteira até conseguir um novo "porquinho do diferencial" para a Bandeirante. Quem sabe em SP?

    Me disseram que deve ter havido barulho no diferencial, que eu devia ter percebido. Mas a band tá sem isolamento acústico e com a vibração tipica. Nem percebi nada de diferente. Tá ai a inexperiência!


    Tenho umas duvidas quanto a uma viagem longa só no dianteiro, velocidade, etc.


    Se alguem ai estiver no meu caminho e possui este porquinho do diferencial da Band antiga pra vender por um preço bacana. Eu busco! Vou passar por SP rumo a RS.


    Obrigado a todos, saudações

  • #2
    uma vez num teste retirei o carda traseiro e andei so com a traçao dianteira, o carro fica esquisito mas vai... porem meu eixo e flutuante, se a sua e antiga como vai prender os semi eixos??
    Amarok CS S 17/17
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  • #3
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    Uma das primeiras coisas q fiz quando comprei a band, foi instalar uns suportes de barra chata e caso quebrasse uma luva ou cruzeta.. o cardã não ia tocar o chão, fica dentro desse suporte girando...... já vi casos de quebrar o cardã e o veículo capotar.. por causa do golpe contra o asfalto.......
    Juliano Suttili Jipe Band Curto 1986 - OM364 TDI - SPOA - 5M - DH - FD 4R - Guincho Biselli - Pneus 35R15 + 315R17 Max
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    uma vez num teste retirei o carda traseiro e andei so com a traçao dianteira, o carro fica esquisito mas vai... porem meu eixo e flutuante, se a sua e antiga como vai prender os semi eixos??
    Dudu, dê pra manter o conjunto que segura os semi eixos, só retirei o pinhão e seus respectivos rolamentos que preciso substituir. O problema está sendo a lubrificação da coroa e das engrenagens que trabalham ali no meio... Como não da pra colocar óleo pois a carcaça rachou, coloquei bastante graxa e vou ripar a taca até SP.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por jsuttili Ver Post
    Uma das primeiras coisas q fiz quando comprei a band, foi instalar uns suportes de barra chata e caso quebrasse uma luva ou cruzeta.. o cardã não ia tocar o chão, fica dentro desse suporte girando...... já vi casos de quebrar o cardã e o veículo capotar.. por causa do golpe contra o asfalto.......
    Vixi! Valeu a dica, de agora pra frente vou ficar muito mais ligado em qualquer coisa diferente e em dispositivos de segurança. Susto foi grande e to agarrado ainda no posto. Valeu!

  • #6
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    Samuel,

    Loja confiável e que pode resolver o seu problema é a Tropa4x4! Fica em bragança paulista!
    Troca uma idéia com o Paulo! (11) 99931-9027

    Abraço!
    Band 73 Jipe Curto
    OM 314 Turbo, 4 Marchas Sincro., Freio a Disco, Eixo Flutuante.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por jsuttili Ver Post
    Uma das primeiras coisas q fiz quando comprei a band, foi instalar uns suportes de barra chata e caso quebrasse uma luva ou cruzeta.. o cardã não ia tocar o chão, fica dentro desse suporte girando...... já vi casos de quebrar o cardã e o veículo capotar.. por causa do golpe contra o asfalto.......
    uma pequena corrente pendurada tambem serve, e ate mesmo uma simples corda.
    como nas fotos abaixo
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...cardan_192.jpg

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/%3Ca%20href=

    (fotos tiradas do topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...no-cardan.html (Corrente de segurança no Cardan...))

  • #8
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    Samuel, bom dia.

    Que zica hein Amigo? Se estiver passando pelo RS de novo e precisar de alguma coisa me dá um toque que se eu puder te dou uma força. Viamão ao lado de Porto Alegre. Abraço.
    To the Infinity and beyond!
    Ex: Band 98 Jipe curta.

  • #9
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    Por experiência..... Corrente fica fazendo barulho e enche o saco do blim blim... e corda arrebenta bem rápido pois acaba raspando no cardã..... Utilize ou barra chata, espia de aço ou cinta de carga....
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    Juliano Suttili Jipe Band Curto 1986 - OM364 TDI - SPOA - 5M - DH - FD 4R - Guincho Biselli - Pneus 35R15 + 315R17 Max
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  • #10
    Usuário Avatar de jsuttili
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  • #11
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    Eu, no seu lugar, arrumava aí mesmo. Levava a band em uma oficina ou deixava no estacionamento de algum hotel, pesquisava em algum desmanche, loja de peças aí próximo, caso fosse o caso, comprava pela internet e montava aí, sem deslocar muito com o carro. Se vc quebra o resto do que te sobrou, vc vai precisar parar da mesma maneira. Um abraço.
    S10 04 2.8 4x4 - Sustentacionem Ad Eternum
    Ex - S10 99 MPFI - Numpodevermorro
    -'-'-'-'-'-'-'-'-'-'-'-'-'Durepox + arame + imaginação = milagre"

  • #12
    dificilmente vai quebrar o problema e que depois o diferencial vai ficar bem "musical"... muito cuidado em curvas quando for andar so com a dianterira
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