Postado originalmente por
alexgira
Chico,
Seu ponto sobre alertar o interessado faz todo o sentido. Na hora da compra tem que desafiar o vendedor para que os detalhes, verdades ou inverdades apareçam e assim tomar a decisão da compra ou não.
Quanto à média do consumo a minha CD faz uma média de 11 km/l nas condições que rodo com ela, já mencionadas e lógico com a medição que faço, tanque cheio até o bocal e km do odômetro que aparentemente está aferido, visto que conferi tanto a distância como a velocidade pelo GPS, google e rodando no mesmo trajeto com outro carro.
Mas devo discordar de você quando você afirma que cada um faz o cálculo de consumo que quer e consequentemente fica feliz com o resultado que tem. Afinal, deve ter alguns, talvez a minoria, que não fica feliz com o resultado que tem.
Independente da média de consumo, se está precisa ou não, se a CD é um caminhão, reduzido, o resultado do gasto de combustível na distância percorrida é resultado da manutenção, do pé pesado ou leve, bom combustível, pressa para chegar, ou seja, um conjunto de detalhes somado à forma de como se conduz e maneja o carro em questão.
Quando estou de CD já sei que vou chegar depois, que vou chacoalhar no caminho todo, que vou passar calor, que vou ter que frear antes, dar passagem pra muitos, ultrapassar só na certeza de que dá, mas vou curtir o carro, o caminho, o barulho, a folga na direção e o tempo que estiver dentro dela.
O consumo é só um detalhe. Mas estou aqui pra te dizer que uma CD rodando a 85 km/h a 1800 rpm, pé leve (como meu mecânico pediu...

) é possível que se consuma menos do que rodando numa turbinada a 110 km/h a 1400 rpm. Você com certeza chegará antes do que eu mas eu também chegarei lá e não estarei mais ou menos feliz que você por causa do consumo. Estarei feliz que você chegará antes pois assim você poderá colocar a cerveja pra gelar e botar fogo na churrasqueira e deixar tudo pronto!
Brincadeira! Eu saio antes de você e assim chegaremos juntos!
Forte abraço!
Alex