x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 81
  • #1
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65

    Lightbulb SPOA em Band. estradeira???




    Amigos,

    Gostaria da opinião dos senhores Mestres!

    SPOA para uma Bandeirante cuja principal destinação é rodar na estrada + trilhas leves e médias, combina com SPOA + Pneus 35" ou 37" ???

    Ou estou num momento de loucura e insanidade aguda?
    rsrsrs

    Se não fui claro, me avisem que explico melhor..


    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #2
    Usuário Avatar de Fband
    Entrada
    22/06/2011
    Local
    Blumenau/SC
    Idade
    31
    Posts
    838
    Agradecimentos: 0
    Acho que vai ficar um pouco instável nas curvas.
    Mas acho que um barra estabilizadora resolveria...
    E claro, é indispensável o uso da direção hidráulica !

    Não tenho muito conhecimento sobre isso mas aí estão meus 2 cents.

    Abraço
    Band 73 Jipe Curto
    OM 314 Turbo, 4 Marchas Sincro., Freio a Disco, Eixo Flutuante.

  • #3
    Usuário Avatar de valeriano
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,785
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Amigos,

    Gostaria da opinião dos senhores Mestres!

    SPOA para uma Bandeirante cuja principal destinação é rodar na estrada + trilhas leves e médias, combina com SPOA + Pneus 35" ou 37" ???

    Ou estou num momento de loucura e insanidade aguda?
    rsrsrs

    Se não fui claro, me avisem que explico melhor..


    Abraços

    Vamos pensar com a razão pra não se arrepender. Pra começar você tem que pensar nos custos benefícios:

    1) SPOA é uma modificação cara e delicada. Tem que ser bem feito senão vai sair quebrando tudo.
    2) Ela não vem sozinha. Tem que colocar barra antiwrap pra não acontecer isso:

    3) Tem que colocar high steer.
    4) Um pneu 35 ou 37 é bem mais caro que um pneu 265/75 ou mesmo 33''.

    Será mesmo que vale a pena tudo isso só pra rodar na estrada ou fazer umas trilhas leves/médias?
    Se você ainda fosse rodar nas estradas da Islândia, até vai...

    Pense com calma e avalie se vale a pena ou não!
    Band longa 92 (Maria)

  • #4
    Usuário Avatar de valeriano
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,785
    Agradecimento: 1
    Eu sempre quis colocar um turbo na minha Band. Todo mundo fala que o veículo fica outro (e eu acredito que realmente fica), mas só rodo com minha Band a no máximo 100km/h e sou relativamente paciente em ultrapassagens e subidas.

    Será que vale a pena gastar uma grana num turbo só pra de vez em quando conseguir ultrapassar um caminhão mais fácil?
    Até hoje não consegui me convencer disso. Mas tem gente que não vive sem turbo.

    Tem sempre que pensar no custo x benefício.
    Band longa 92 (Maria)

  • #5
    Usuário Avatar de Amadeus_band
    Entrada
    19/09/2007
    Local
    Aiuruoca/MG
    Idade
    33
    Posts
    400
    Agradecimentos: 0
    Fala aí Daniel, beleza?

    Não sou um dos Mestres mas aí vai minha humilde opinião, rsrsrsrs.

    Cara, acho que se for pra usar pneus 35'', não precisa SPOA não, ainda mais na picape, que a caixa de roda traseira é maior que a dos jipes. Pensando ainda que você não fará um uso extremo, não precisa de uma suspensão com tanto curso, etc. Acredito que só arqueando um pouco as molas, colocando na traseira um jumelo um pouco maior que o original e um calço de carroceria mais alto fique bom, (essa é a configuração da minha Band).

    Para os pneus 37'' já fica mais complicado, ou você corta os paralamas que nem o Guiga Tostes fez, ou parte para o SPOA mesmo.

    Levando em conta o custo e o tempo das modificações, um SPOA bem feito requer um bom tempo de serviço e, como já disse o Valeriano, tem que ser MUITO bem feito, serviços bem feitos (principalmente aqui em SP) costumam ter um valor alto, sem falar no custo dos highsteers e de confeccionar a barra anti rolagem (anti wrap).

    Eu nunca dirigi uma Band com SPOA, mas como todas as modificações que levantam o carro, perde-se estabilidade. Acho que o ideal é perder o mínimo de estabilidade possível, tanto pra andar no asfalto quanto na trilha mesmo.

    Quanto ao custo dos pneus é relativo, eu paguei nos meus 35'' pouco mais que preço de pneu "original".
    Toyota Bandeirante 1988 - OJ50LV - Provisoriamente OJ50L
    Motor OM 314-S, Pneus 35''
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=64978

  • #6
    Usuário Avatar de rbata
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    interior sp/
    Posts
    663
    Agradecimento: 1
    Se o objetivo é apenas estético, coloque calços de carroceria mais altos (2 polegadas), jumelos altos, espaçador de roda da AVM e pneus mud 33pol ou similar....

    Já que não vai fazer trilhas pesadas a chance de quebra vai ser pequena. Tb não perde tanto em estabilidade quanto uma band spoada.
    Rafael (bata)
    BAND 94 "Estorvão"
    EX-TR4 2010

  • #7
    Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    3,077
    Agradecimentos: 12
    O Guiga foi até a Amazônia e voltou com essa configuração. Tem que ser um serviço bem feito e isso requer conhecimento e $$$$$$.
    Então como o Valeriano falou, tem que avaliar muito bem o custo X benefício.
    Abs
    SW4 95 caveirão

  • #8
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Eu estou falando que aqui Só tem Mestre!!


    Fband, Valeriano, Amadeus, RBata e Dimasi.... Muito obrigado pelas respostas!!

    Bom, o que me fez fazer este questionamento foi JUSTAMENTE a Bendita Band do nobre Guilherme!!
    O Band bonita!!
    E justamente, Dimasi, é nessa tal de Transamazônica que estou pensando... rsrsrs...
    Claro que não é para Agora.. mas tudo tem que ser planejado com a devida antecedência! Até para ver se o Custo x Benefício compensa...


    Mas então vou mudar o raciocínio: Jumelos altos + Pneus 35" + Calço de Carroceria de 1.5" (ou 2") + espaçador de roda, Ficaria Bom Bonito e Barato???

    Tirando o valor dos Pneus, quanto sairia Mais ou Menos essa adaptação?
    O que vocês acham? Ficaria instável (mesmo com barra estabilizadora) ?

    Outro detalhe, é que, ao contrário do que o amigo Amadeus sugeriu, me parece que a caixa traseira da Cab. Dupla é Menor que as outras.... o 265 fica Pertinho de encostar!!

    É isso ae, abraços!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #9
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    ...Outro detalhe, é que, ao contrário do que o amigo Amadeus sugeriu, me parece que a caixa traseira da Cab. Dupla é Menor que as outras.... o 265 fica Pertinho de encostar!!...
    Cara eu acho que a caixa de roda traseira do jeep é menor.... ou pelo peso do final cabine bancos etc ficar distribuída bem em cima dessa caixa de roda, da cabine dupla o peso é mais distribuido, pelo menos acabei de colocar pneu 33" na band e não tive que mexer em nada, nada mesmo, vc carrega muito peso na carroceria da sua?
    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de valeriano
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,785
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Eu estou falando que aqui Só tem Mestre!!


    Fband, Valeriano, Amadeus, RBata e Dimasi.... Muito obrigado pelas respostas!!

    Bom, o que me fez fazer este questionamento foi JUSTAMENTE a Bendita Band do nobre Guilherme!!
    O Band bonita!!
    E justamente, Dimasi, é nessa tal de Transamazônica que estou pensando... rsrsrs...
    Claro que não é para Agora.. mas tudo tem que ser planejado com a devida antecedência! Até para ver se o Custo x Benefício compensa...


    Mas então vou mudar o raciocínio: Jumelos altos + Pneus 35" + Calço de Carroceria de 1.5" (ou 2") + espaçador de roda, Ficaria Bom Bonito e Barato???

    Tirando o valor dos Pneus, quanto sairia Mais ou Menos essa adaptação?
    O que vocês acham? Ficaria instável (mesmo com barra estabilizadora) ?

    Outro detalhe, é que, ao contrário do que o amigo Amadeus sugeriu, me parece que a caixa traseira da Cab. Dupla é Menor que as outras.... o 265 fica Pertinho de encostar!!

    É isso ae, abraços!

    Camarada, vamos com calma. Pra enfrentar a Transamazônica em qualquer período que não seja o de chuvas críticas (Março, Abril e Maio) você não precisa nem de pneus tão grandes, nem de SPOA. Você precisa mesmo é de um guincho e (talvez) bloqueios de diferencial.
    Eu estou me planejando pra enfrentar a Transamazônica (sozinho) desde o começo do ano. Eu ia agora em Janeiro de 2013 mas por conta de uma cirurgia e outros fatores externos, vou ter que adiar a viagem ao menos mais 1 ano. Minha Band tem pneus 265/75-R16 e mesmo assim acho que não terei muitos problemas. Mas a minha Band já está equipada com um Ekron, 2 tanques de combustível (125L de diesel) e 2 estepes (com 1 provavelmente já dava, mas vou levar 2 já que vou sozinho).

    Mesmo esses calços de 2'' já requerem alterações mais delicadas no veículo. Com calços tão grandes você precisará mexer no ângulo da direção.

    Lembre-se: pessoas cruzam a transamazônica com carro de passeio em épocas de seca. Um camarada daqui do fórum mesmo foi de SP até Boa Vista de opala! E não passou perrengue.

    Acho que você precisa pensar no básico necessário antes de pensar em modificações mais extremas. A primeira coisa que eu investiria seria em um snorkel, suspiros de diferencial elevados e um guincho (de preferência mecânico).
    Band longa 92 (Maria)

  • #11
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
    Entrada
    30/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,070
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por valeriano Ver Post
    Eu sempre quis colocar um turbo na minha Band. Todo mundo fala que o veículo fica outro (e eu acredito que realmente fica), mas só rodo com minha Band a no máximo 100km/h e sou relativamente paciente em ultrapassagens e subidas.

    Será que vale a pena gastar uma grana num turbo só pra de vez em quando conseguir ultrapassar um caminhão mais fácil?
    Até hoje não consegui me convencer disso. Mas tem gente que não vive sem turbo.

    Tem sempre que pensar no custo x benefício.
    Valeriano,

    Já conversamos bastante a respeito ... mas vc só vai colocar o turbo, depois de andar numa turbinada... ahuahuaa...

    Não é o fato só de fazer uma ultrapassar a 100km/h, mesmo pq o turbo não traz mais elasticidade, é o fato de vc poder confiar e usar o motor/potencia em situações que precisa, tipo subir uma serra bem incrime, sem precisar ficar trocando de marcha toda hora, ou mesmo, está na transamazonica e ter motor para limpar um pneu cheio de lama, enquanto está rebocando alguém ... enfim, são inúmeras situações que o turbo ajuda a band ... Não é pelo fato de ter um turbo e sim, ter mais potencia ...

    Abs...
    Felippe (Bob Filho)

  • #12
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Citação Postado originalmente por jipeirodesdepequeno Ver Post
    Cara eu acho que a caixa de roda traseira do jeep é menor.... ou pelo peso do final cabine bancos etc ficar distribuída bem em cima dessa caixa de roda, da cabine dupla o peso é mais distribuido, pelo menos acabei de colocar pneu 33" na band e não tive que mexer em nada, nada mesmo, vc carrega muito peso na carroceria da sua?
    []'s
    Bom dia Jipeirodesdepequeno (eita nick longo!! rsrsrs)

    Rapaz, vou abusar um pouco da sua visão e imaginação para tentar perceber que, na foto abaixo, os 265/75-16 estão tomando quase toda a caixa traseira! rsrsrs
    SPOA em Band. estradeira???-dscn2887_1024x768.jpg

    Vou ver se mais tarde tiro uma foto "que preste" e posto aqui...
    Mas estou em dúvidas de que esse espaço seja realmente maior.. ou a minha está com algum problema


    respondendo sua pergunta: NÃO, não carrego peso algum (só a capota e uma caixa de ferramentas)

    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Spoa na suspensão da Band.
      Por Fe_jipeiro no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 66
      Última resposta: 27/01/2021, 09:47
    2. Toyota BAND MWM 2.8 SPOA
      Por dbjabiraca no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 28/08/2009, 16:27
    3. SPOA na Band
      Por Bruno cf no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 31
      Última resposta: 16/01/2007, 18:29
    4. SPOA numa band?
      Por romeu no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 7
      Última resposta: 14/08/2006, 15:20
    5. SPOA na Toyota Band
      Por julianoramos no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 19
      Última resposta: 17/09/2005, 12:38

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade