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  1. #13



    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Troquei o óleo da Band esses dias, R$ 19,50 o litro de Rimula R2. Óleo para 5 mil.
    O problema do óleo de 10 mil é que quando vai trocar, já repôs quase ele todo.
    Hercílio, concordo com você. Mas não seria mais econômico comprar uma bombona com 20 L? Comprei o Extravida XV200 12W-40 SL, da YPF por 230 latinhas. Segundo as especificações do fabricante, é óleo para 20K. Dou-me ao luxo, pelo preço, de trocar com 5K.

    Um abraço e boa Páscoa.

    Márcio Humberto.
    4X4 Brasil
    Band 89-Toyossauro
    Fibra-4P-TDI-LDA-5M-11x35-AC-VE-DH-Biselli-FDx4-Bloqueiox2-Flutuante

    "Tem coisas que a gente não perde, se livra."

  2. #14
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    Citação Postado originalmente por MarcioNatal Ver Post
    Hercílio, concordo com você. Mas não seria mais econômico comprar uma bombona com 20 L? Comprei o Extravida XV200 12W-40 SL, da YPF por 230 latinhas. Segundo as especificações do fabricante, é óleo para 20K. Dou-me ao luxo, pelo preço, de trocar com 5K.

    Um abraço e boa Páscoa.

    Márcio Humberto.
    Nossa, preço excelente. Aí vale a pena sim.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  3. #15
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Troquei o óleo da Band esses dias, R$ 19,50 o litro de Rimula R2. Óleo para 5 mil.
    O problema do óleo de 10 mil é que quando vai trocar, já repôs quase ele todo.
    Hercílio, realmente vale muito a pena comprar 20 litros embalados num recipiente. Eu compro o Mobil Delvac 1400 15W-40 por R$ 200 em cash num posto Shell em Itaipava, Petrópolis. A galera da Mercedes jura de pés juntos que dá para rodar tranquilo com esse óleo entre 10 e 15 mil km no Bandeirante com 364, e isso por segurança, porque o carter é menor que nos caminhões. Caminhoneiro troca óleo de 20 em 20 mil as vezes mais. Eu acho que a Toyota viajou na maionese quando recomendou a troca do óleo de 5 em 5 mil km para os motores Mercedes. Imagina se caminhoneiro com MB-710 tivesse que fazer isso? Teria que trocar o óleo toda semana, de 5 em 5 dias ou menos, porque alguns rodam até 1.000 km/dia. Se você encontrar algum dono de 710, pergunta de quanto em quanto tempo ele troca o óleo... e olha que o caminhão leva peso.
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  4. #16
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    Citação Postado originalmente por MarcioNatal Ver Post
    Hercílio, concordo com você. Mas não seria mais econômico comprar uma bombona com 20 L? Comprei o Extravida XV200 12W-40 SL, da YPF por 230 latinhas. Segundo as especificações do fabricante, é óleo para 20K. Dou-me ao luxo, pelo preço, de trocar com 5K.

    Um abraço e boa Páscoa.

    Márcio Humberto.
    Márcio, troque esse óleo pelo menos de 10 em 10. No 314 então que baixa óleo e você tem que completar com óleo fresquinho... Pense no meio ambiente e use um pouco mais o óleo antes de trocar. É um exagero absurdo a Toyota recomendar essa troca de 5 em 5 mil. Mais uma vez, pergunte a qualquer dono de MB-608 de quanto em quanto tempo ele troca o óleo. É o mesmo motor que roda no seu carro, e eles botam 1.000.000 de km no motor carregando peso nos caminhões fazendo as trocas com muito menor frequência. Eu acho que a Toyota exagerou pensando em óleos de má qualidade, com o carro rodando na roça em muita poeira, por isso essas trocas tão freqüentes e aquele filtro O2 interno que a Mercedes também não recomenda. Hoje esses óleos sintéticos foram feitos para durar mais mesmo; você paga por isso.

    Porque jogar óleo fora que ainda tem muito uso?

    Pense nisso.

    Na dúvida, vá numa concessionária de caminhões M-B e converse com algum mecânico mais graduado.

    abraço,
    chico
    4X4 Brasil

  5. #17
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Márcio, troque esse óleo pelo menos de 10 em 10. Pense no meio ambiente e use um pouco mais o óleo antes de trocar. É um exagero absurdo a Toyota recomendar essa troca de 5 em 5 mil. Mais uma vez, pergunte a qualquer dono de MB-608 de quanto em quanto tempo ele troca o óleo. É o mesmo motor que roda no seu carro, e nêgo roda 1.000.000 de km carregando peso nos caminhões fazendo troca com muito menos frequência. Eu acho que a Toyota exagerou pensando em óleos de má qualidade, com o carro rodando na roça em muita poeira, por isso essas trocas tão freqüentes e aquele filtro O2 interno que a Mercedes também não recomenda. Hoje esses óleos sintéticos foram feitos para durar mais mesmo,você paga por isso. Porque jogar óleo fora que ainda tem muito uso?

    Pense nisso.

    Na dúvida, vá numa concessionária de caminhões M-B e converse com algum mecânico mais graduado.

    abraço,
    chico
    Grande amigo Chico, bom dia.

    Já fiz isso. Conversei com o engenheiro chefe da oficina da representante MB aqui na minha cidade, e sabe o que ele disse? Disse quase a mesma coisa que você, só que com outras palavras! Disse que novas tecnologias resultam em lubrificantes cada dia mais eficientes, com novas combinações de bases e aditivos que minimizam o desgaste, mantendo os filtros limpos por mais tempo, levando a ter um menor grau de degradação ocasionado pelo seu maior inimigo, a elevada temperatura de trabalho. Falou ainda que óleos com especificação API CI-4/SL, nos motores atuais, rodam tranquilamente 40K. Falei então que usava esse óleo que mencionei e ele disse que é excelente. Quando falei que trocava com 5K ele sorriu e disse que não havia necessidade disso, mesmo o motor da viatura sendo de "algumas" gerações passadas e tendo uma concepção antiga. Falei em trocar com 10K e ele disse que ainda podia estender mais. Sugeri 15K e ele disse 20K para eu ficar tranquilo! Desobedeci e resolvi trocar com 5K. Parece que esse número já é regra para quem tem Band. Quando vai chegando perto dos 5K, o alarme do cérebro começa a "coçar"! Vou repensar essa quilometragem de troca sugerida por vocês e tentar reajustar o dito alarme. Chico, valeu pela sugestão.

    Um grande abraço.

    Márcio Humberto
    Band 89-Toyossauro
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    "Tem coisas que a gente não perde, se livra."

  6. #18
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    O problema, as vezes não é a quilometragem em si, pois tem toyoteiros que rodam 400, 500 km mês, aí, após a troca do óleo do motor, esse óleo começa a ficar "usado" e a absorver a umidade do ambiente externo, começando a perder as propriedades de lubrificação, ocasionando um pouco de desgaste prematuro do motor.
    As vezes, troca-se o óleo não pela kilometragem, mas pelo tempo que está no cárter do motor.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  7. #19
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    Citação Postado originalmente por MarcioNatal Ver Post
    Grande amigo Chico, bom dia.

    Já fiz isso. Conversei com o engenheiro chefe da oficina da representante MB aqui na minha cidade, e sabe o que ele disse? Disse quase a mesma coisa que você, só que com outras palavras! Disse que novas tecnologias resultam em lubrificantes cada dia mais eficientes, com novas combinações de bases e aditivos que minimizam o desgaste, mantendo os filtros limpos por mais tempo, levando a ter um menor grau de degradação ocasionado pelo seu maior inimigo, a elevada temperatura de trabalho. Falou ainda que óleos com especificação API CI-4/SL, nos motores atuais, rodam tranquilamente 40K. Falei então que usava esse óleo que mencionei e ele disse que é excelente. Quando falei que trocava com 5K ele sorriu e disse que não havia necessidade disso, mesmo o motor da viatura sendo de "algumas" gerações passadas e tendo uma concepção antiga. Falei em trocar com 10K e ele disse que ainda podia estender mais. Sugeri 15K e ele disse 20K para eu ficar tranquilo! Desobedeci e resolvi trocar com 5K. Parece que esse número já é regra para quem tem Band. Quando vai chegando perto dos 5K, o alarme do cérebro começa a "coçar"! Vou repensar essa quilometragem de troca sugerida por vocês e tentar reajustar o dito alarme. Chico, valeu pela sugestão.

    Um grande abraço.

    Márcio Humberto
    Márcio, o que eu optei em fazer, e olha que vai contra meus princípios ecológicos, é trocar todos os óleos e filtros de 10 em 10. Ou seja, vai carter diferenciais e câmbio numa cajadada só. Acho que o manual do Bandeirante recomenda carter de 5 em 5, filtros do motor de 10 em 10, e câmbio + diferenciais de 20 em 20. Muita complicação logistica pro meu gosto. Dessa forma as trocas são todas em números redondos no odômetro, e facilita muito a minha vida.

    Caminhoneiro nunca troca os óleos no tempo certinho, tem uns que deixam passar muito tempo entre as trocas, agora, estão sempre de olho na vareta para não rodar com pouco óleo. E esses caminhões duram uma eternidade.

    A gente é que é muito cheio de frescura com esses jipinhos...
    4X4 Brasil

  8. #20
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Márcio, o que eu optei em fazer, e olha que vai contra meus princípios ecológicos, é trocar todos os óleos e filtros de 10 em 10. Ou seja, vai carter diferenciais e câmbio numa cajadada só. Acho que o manual do Bandeirante recomenda carter de 5 em 5, filtros do motor de 10 em 10, e câmbio + diferenciais de 20 em 20. Muita complicação logistica pro meu gosto. Dessa forma as trocas são todas em números redondos no odômetro, e facilita muito a minha vida.

    Caminhoneiro nunca troca os óleos no tempo certinho, tem uns que deixam passar muito tempo entre as trocas, agora, estão sempre de olho na vareta para não rodar com pouco óleo. E esses caminhões duram uma eternidade.

    A gente é que é muito cheio de frescura com esses jipinhos...
    Chico, estou propenso, para esse tipo de óleo que estou usando, adotar 15K ou 8 meses(o que vencer primeiro), para tudo, só o de combustível de 5 em 5. O de combustível, pela péssima qualidade da filtragem por essas bandas, prefiro fazer assim. E quanto ao demais, é "olho na vareta"! Valeu.

    Márcio Humberto
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    "Tem coisas que a gente não perde, se livra."

  9. #21
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    O problema, as vezes não é a quilometragem em si, pois tem toyoteiros que rodam 400, 500 km mês, aí, após a troca do óleo do motor, esse óleo começa a ficar "usado" e a absorver a umidade do ambiente externo, começando a perder as propriedades de lubrificação, ocasionando um pouco de desgaste prematuro do motor.
    As vezes, troca-se o óleo não pela kilometragem, mas pelo tempo que está no cárter do motor.
    É isso Sergio, isso também é importante e deve ser levado em consideração! Nos carros de plástico, a quilometragem e o tempo de uso indicados para trocar o óleo estão indicados no manual e, em geral, o tempo máximo é de seis meses.

    Um abraço.

    Márcio Humberto
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  10. #22
    Usuário Avatar de Kraken_DAGG
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    Senhores,
    Boa tarde!
    Apenas uma referencia de manual de Toyota 92 4 marchas.

    Band. Manutenção Mensal.-plano-lubrificacao.jpg

    Conforme explicado acima por outros foristas, é apenas uma referência, o tempo tb deve ser levado em consideração.....
    Abs..

  11. #23
    Citação Postado originalmente por GuilhermeWeigert Ver Post
    Dudu Ostentação. Eu me matando para comprar uma e ele tem coleção. Hhahahaha! Cara, obrigado a dica também.
    Só para complementar, essa semana apareceu uma 98, vou olhar ela amanhã, se eu conseguir juntar as latinhas, será ela.
    Ostentaçao nada, foi investimento, todas valem o mesmo ou mais do que paguei.. que carro acontece isso?
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  12. #24
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Troquei o óleo da Band esses dias, R$ 19,50 o litro de Rimula R2. Óleo para 5 mil.
    O problema do óleo de 10 mil é que quando vai trocar, já repôs quase ele todo.
    nao existe oleo para determinada kilometragem isso é lenda, o que vale é a recomendaçao do fabricante do motor.. por exemplo esse Rimula R2 é um óleo sae 40 API cf (carisimo por ser oleo 40) no manual dos motores MB deve estar "usar oleo 40 ou superior" trocar com determinada kilometragem ou tempo... essa semana troquei oleo de todas usei Repsol extravida xv200 15w40 API CI4 é um oleo bem mais moderno e multiviscoso, so sujiro trocar com 10.000 por experiencia grande que tenho com motores

    obs, pra quem tem turbo nem pensar usar oleo 40..
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