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  • #1
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    22/06/2014
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    Post Adaptação para Bandeirante de Molas espirais




    Estou pensando em um método de tirar os feixes de molas da minha Bandeirante e por Molas espirais.

    Alguém já fez este tipo de adaptação? Fica bom mesmo? Precisa de adaptar o que para a mola e fica acomodada corretamente, e evitando simples problemas? Tenho medo de fazer este tipo de serviço e ficar "quebrando" as bases das molas ou até torar a mola.

    Me ajudemm!!

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por Wiltonverissimo Ver Post
    Estou pensando em um método de tirar os feixes de molas da minha Bandeirante e por Molas espirais.

    Alguém já fez este tipo de adaptação? Fica bom mesmo? Precisa de adaptar o que para a mola e fica acomodada corretamente, e evitando simples problemas? Tenho medo de fazer este tipo de serviço e ficar "quebrando" as bases das molas ou até torar a mola.

    Me ajudemm!!
    Esse assunto foi discutido aqui no fórum e temos o relato da adaptação bem sucedida no jipe do DeMelo (by Rodrigo Odin))

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...rd-2links.html (BAND - suspa mola helicoidal + barra panhard + 2links)
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #3
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    Eu apostaria no seguinte: em time que está ganhando não se mexe heheheheh

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Eu apostaria no seguinte: em time que está ganhando não se mexe heheheheh
    Eu apostaria que: em time que se está ganhando, se mexe para continuar ganhando ou ganhar mais, no caso das molas helicoidais, ganha-se, e muito, em conforto e leitura do solo pela suspa, que fica mais acurada. Isto é, a band não dá "coices".
    Agora, é uma adaptação cara, para se fazer bem feito, mas indiscutivelmente de qualidade, pois engesa, troller e outros a utilizam.
    abçs
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    Eu apostaria que: em time que se está ganhando, se mexe para continuar ganhando ou ganhar mais, no caso das molas helicoidais, ganha-se, e muito, em conforto e leitura do solo pela suspa, que fica mais acurada. Isto é, a band não dá "coices".
    Agora, é uma adaptação cara, para se fazer bem feito, mas indiscutivelmente de qualidade, pois engesa, troller e outros a utilizam.
    abçs
    Eu não gastaria meu dinheiro para trocar a suspensão da minha band, se fosse o caso de um pouco mais de conforto, venderia a band e compraria um troller, pajero cherokee etc....
    Como disse em em outro post esses dias, tenho um amigo que tem uma band 1991, jeep curto, sendo que ele já comprou ela com essas molas, mais barras estabilizadoras e tudo mais, sendo que na época da compra ele disse que tinha comprado a band dos sonhos dele.
    Há uns dois meses, retirou tudo e colocou feixes de molas, isso que ele só anda na cidade e trilhas leves, não mete em trilhas pesadas, pois para isso tem um jeep preparado e ralado.
    Eu nunca conduzi uma band com essas molas, mas para instalar vai um monte de tempo e dinheiro, e, se for para retornar para a susp antiga, gasta-se quase a mesma quantia, além que fica as cicatrizes das soldas no chassi, eixos e em outras peças.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Eu não gastaria meu dinheiro para trocar a suspensão da minha band, se fosse o caso de um pouco mais de conforto, venderia a band e compraria um troller, pajero cherokee etc....
    Como disse em em outro post esses dias, tenho um amigo que tem uma band 1991, jeep curto, sendo que ele já comprou ela com essas molas, mais barras estabilizadoras e tudo mais, sendo que na época da compra ele disse que tinha comprado a band dos sonhos dele.
    Há uns dois meses, retirou tudo e colocou feixes de molas, isso que ele só anda na cidade e trilhas leves, não mete em trilhas pesadas, pois para isso tem um jeep preparado e ralado.
    Eu nunca conduzi uma band com essas molas, mas para instalar vai um monte de tempo e dinheiro, e, se for para retornar para a susp antiga, gasta-se quase a mesma quantia, além que fica as cicatrizes das soldas no chassi, eixos e em outras peças.
    Colega,
    Aqui é um forum e tudo o que é dito não passa de opinião pessoal de cada um, não é verdade absoluta. Puro achismo mesmo, há quem goste de feixes, há quem goste de molas helicoidais, é questão de gosto e opinião nenhuma vai se sobrepor a outra. A escolha é livre.
    Concordo com vc quanto a compra de um troller, poderia ser uma boa opção, mas na minha categoria (band jipe longo) o troller não se enquadra, pois não tem porta malas e não pretendo fazer trilhas (nem leves), apenas estradão de terra. A opção seria um Wrangler de 150k (4 portas), aí já vale a pena a adaptação.
    Ademais, quero ter uma band e ponto final (não quero ter pajero, SW$4, ou pick-ups), gosto da simplicidade da mecânica e do barulho do motor, mas quero ter um pouco mais de conforto e, por isso, troquei a suspa. Acho que é a mesma intenção do colega que abriu o tópico.
    Enfim, há espaço na band para ambas as suspa, tanto que lá fora essa modificação é feita, cabe a cada um escolher qual agrada mais, ambas tem qualidades e restrições, conforme o uso. Eu escolhi as molas helicoidais e estou bastante satisfeito com o up.
    abçs
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    Colega,
    Aqui é um forum e tudo o que é dito não passa de opinião pessoal de cada um, não é verdade absoluta. Puro achismo mesmo, há quem goste de feixes, há quem goste de molas helicoidais, é questão de gosto e opinião nenhuma vai se sobrepor a outra. A escolha é livre.
    Concordo com vc quanto a compra de um troller, poderia ser uma boa opção, mas na minha categoria (band jipe longo) o troller não se enquadra, pois não tem porta malas e não pretendo fazer trilhas (nem leves), apenas estradão de terra. A opção seria um Wrangler de 150k (4 portas), aí já vale a pena a adaptação.
    Ademais, quero ter uma band e ponto final (não quero ter pajero, SW$4, ou pick-ups), gosto da simplicidade da mecânica e do barulho do motor, mas quero ter um pouco mais de conforto e, por isso, troquei a suspa. Acho que é a mesma intenção do colega que abriu o tópico.
    Enfim, há espaço na band para ambas as suspa, tanto que lá fora essa modificação é feita, cabe a cada um escolher qual agrada mais, ambas tem qualidades e restrições, conforme o uso. Eu escolhi as molas helicoidais e estou bastante satisfeito com o up.
    abçs
    Pois é colega, nós só esquecemos de perguntar ao criador do tópico qual o uso que ela fará de sua band e qual é o tipo dela, pois para cada tipo e uso acho que um tipo de suspensão se enquadra melhor. Quando eu me referi que não gastaria meu dinheiro mudando a suspensão quero deixar bem claro que é com relação a minha band, pro meu uso, pois eu só uso ela aos sábados, depois, volta para a garagem.
    Concordo contigo quando dizes que cada um faz as modificações que quiser em seu veículo, mas, temos que dar um suporte ao criador do tópico para que ele decida qual a melhor susp para o uso dele.
    Relato de anos de trilhas e passeios com mais de 100 4x4 juntos: antes da band tinha um Samurai 1995, feixe de molas e, assim como a band, nunca tive problemas de susp em trilhas, pois na band uso 5 molas em cada feixe, sendo 3 fora a fora, mais duas menores, e, o único problema que vi acontecer nesse tipo de susp é quebrar um parafuso que segura o feixe no chassi,(chave de fenda grossa resolveu) e o eixo descer demais e o jumelo fechar invertido( uns dez balançando a viatura e uma alavanca puseram ele no lugar correto novamente)
    Nos outros 4x4 que tinham molas espirais originais ou foram adptadas já vi: Zequinha procurando mola dentro de atoleiros; molas atravessadas entre as bandejas, molas quebradas e a susp arrio; braço que segura o eixo quebrado e o eixo vai para trás: suporte que segura a barra estabilizadora lateral dos eixos quebrando e o eixo ficar "dançando" de um lado para outro dentro da caixa de rodas para sair do mato......
    Minha opinião pessoal: Se for para carregar peso ou uso em trilhas pesadas; suspensão de feixes de molas, e se for par um uso mais urbano e passeios, quem quiser optar por molas espirais melhora o conforto dos ocupantes.

    De Mello, não terias como fotografar a susp de sua band para vermos como ficou e enriquecer ainda mais o tópico? Um abraço.
    4X4 Brasil

  • #8
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Os relatos do DeMelo demonstram a satisfação com a adaptação.
    Mas quem pensar nessa alteração, saiba de antemão que é caro.

    A discussão rolou nesse tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ndeirante.html (Suspensão 4link na bandeirante)
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #9
    Usuário Avatar de fabiano r
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    17/10/2012
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    Boa tarde Amigos DeMelo e Sergio c! Em termos de adaptação pode tudo e se falando em jeep então tem uma infinidade de de coisas que podem ser feitas agora vai de cada um e tudo depende da imaginação e do bolso de cada um, eu também faço algumas coisas no meu jeep mas é tudo "simples e funcional" , respeito a opinião de vocês dois. E aqui toda a informação é bem vinda!

    Um grande abraço para vocês!

  • #10
    Usuário Avatar de titanium
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    Sergio, todo e qualquer upgrade feito na Band depende da utilização que o Dono faz. E, claro, também depende do gosto dele.

    A adaptação que o amigo DeMelo fez foi primorosa, milimetricamente pensada e passou por um longo processo de evolução durante a instalação.
    Não foi simplesmente pegar a suspensão de um jipe qualquer e jogar debaixo da Band.

    E isso requer, sim, tempo, dedicação e investimento $$.. mas o resultado do trabalho dele certamente ficou diferente do que foi feito na Band do seu amigo.

    E se ficou diferente, pode ser que tenha ficado absurdamente melhor.
    Suspensão é um trem delicado.
    Qualquer folga ou item mal calculado, pode por a perder todo o investimento e, principalmente, a Segurança do veículo.

    ..

    EU não faria a instalação de molas helicoidais na minha Band simplesmente por que ela é Cabine Dupla e com amortecedores Rancho fica praticamente um Landau!
    De tão macia que fica, para rodar na estrada eu coloco na regulagem mais dura.....

    No caso do DeMelo (que é Band Longa) e no caso de uma band curta, acho que só os Rancho não Resolvem de vez o problema, assim EU ACHO QUE VALE SIM o investimento!

    Comprar um Trolha ou uma Pajero não é uma opção comparável à Band.
    A Band é um carro rústico de mecânica extremamente simples, confiável e de baixo custo de manutenção.
    Acha-se peças de lataria e mecânica em qualquer lugar e a um preço bem acessível.

    Pajero e Troller não são assim...

    Então para quem quer e precisa de um carro confiável, simples e robusto para longas expedições para lugares remotos melhor contar com uma Band do que com esses carros que já estão cheios de eletrônica embarcada.

    Repito: vai da necessidade do proprietário.
    Mas comparar troller e pajero com Band..... não é por aí... cada carro tem seus pontos fortes e fracos.

    O que o DeMelo fez foi melhorar um ponto do "Time", apesar de estar ganhando, não estava tão "Afinado" com o conjunto e a necessidade dele.

    ..

    Desculpa o longo texto, mas é como penso.

    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #11
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Sergio, todo e qualquer upgrade feito na Band depende da utilização que o Dono faz. E, claro, também depende do gosto dele.

    A adaptação que o amigo DeMelo fez foi primorosa, milimetricamente pensada e passou por um longo processo de evolução durante a instalação.
    Não foi simplesmente pegar a suspensão de um jipe qualquer e jogar debaixo da Band.

    E isso requer, sim, tempo, dedicação e investimento $$.. mas o resultado do trabalho dele certamente ficou diferente do que foi feito na Band do seu amigo.

    E se ficou diferente, pode ser que tenha ficado absurdamente melhor.
    Suspensão é um trem delicado.
    Qualquer folga ou item mal calculado, pode por a perder todo o investimento e, principalmente, a Segurança do veículo.

    ..

    EU não faria a instalação de molas helicoidais na minha Band simplesmente por que ela é Cabine Dupla e com amortecedores Rancho fica praticamente um Landau!
    De tão macia que fica, para rodar na estrada eu coloco na regulagem mais dura.....

    No caso do DeMelo (que é Band Longa) e no caso de uma band curta, acho que só os Rancho não Resolvem de vez o problema, assim EU ACHO QUE VALE SIM o investimento!

    Comprar um Trolha ou uma Pajero não é uma opção comparável à Band.
    A Band é um carro rústico de mecânica extremamente simples, confiável e de baixo custo de manutenção.
    Acha-se peças de lataria e mecânica em qualquer lugar e a um preço bem acessível.

    Pajero e Troller não são assim...

    Então para quem quer e precisa de um carro confiável, simples e robusto para longas expedições para lugares remotos melhor contar com uma Band do que com esses carros que já estão cheios de eletrônica embarcada.

    Repito: vai da necessidade do proprietário.
    Mas comparar troller e pajero com Band..... não é por aí... cada carro tem seus pontos fortes e fracos.

    O que o DeMelo fez foi melhorar um ponto do "Time", apesar de estar ganhando, não estava tão "Afinado" com o conjunto e a necessidade dele.

    ..

    Desculpa o longo texto, mas é como penso.

    Abraços

    "A adaptação que o amigo DeMelo fez foi primorosa, milimetricamente pensada"

    Não diria milimetricamente pensada, kkk, mas foi pensada e comparado os prós e contras da substituição.
    No mais, assino embaixo do seu texto, como se meu fosse.
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Sergio, todo e qualquer upgrade feito na Band depende da utilização que o Dono faz. E, claro, também depende do gosto dele.

    A adaptação que o amigo DeMelo fez foi primorosa, milimetricamente pensada e passou por um longo processo de evolução durante a instalação.
    Não foi simplesmente pegar a suspensão de um jipe qualquer e jogar debaixo da Band.

    E isso requer, sim, tempo, dedicação e investimento $$.. mas o resultado do trabalho dele certamente ficou diferente do que foi feito na Band do seu amigo.

    E se ficou diferente, pode ser que tenha ficado absurdamente melhor.
    Suspensão é um trem delicado.
    Qualquer folga ou item mal calculado, pode por a perder todo o investimento e, principalmente, a Segurança do veículo.

    ..

    EU não faria a instalação de molas helicoidais na minha Band simplesmente por que ela é Cabine Dupla e com amortecedores Rancho fica praticamente um Landau!
    De tão macia que fica, para rodar na estrada eu coloco na regulagem mais dura.....

    No caso do DeMelo (que é Band Longa) e no caso de uma band curta, acho que só os Rancho não Resolvem de vez o problema, assim EU ACHO QUE VALE SIM o investimento!

    Comprar um Trolha ou uma Pajero não é uma opção comparável à Band.
    A Band é um carro rústico de mecânica extremamente simples, confiável e de baixo custo de manutenção.
    Acha-se peças de lataria e mecânica em qualquer lugar e a um preço bem acessível.

    Pajero e Troller não são assim...

    Então para quem quer e precisa de um carro confiável, simples e robusto para longas expedições para lugares remotos melhor contar com uma Band do que com esses carros que já estão cheios de eletrônica embarcada.

    Repito: vai da necessidade do proprietário.
    Mas comparar troller e pajero com Band..... não é por aí... cada carro tem seus pontos fortes e fracos.

    O que o DeMelo fez foi melhorar um ponto do "Time", apesar de estar ganhando, não estava tão "Afinado" com o conjunto e a necessidade dele.

    ..

    Desculpa o longo texto, mas é como penso.

    Abraços

    Olá Titanium.

    Gostei muito da sua descrição sobre os amortecedores Rancho na sua CD, principalmente na estrada.
    Poderia por favor me passar o número de código /modelo dos amortecedores traseiros e dianteiros ?
    Ps. Continuo matutando sobre os espelhos retrovisores...

    Abs.
    Alvaro Angelo
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

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