Se voce pegar uma Band que sempre foi bem cuidada, a manutenção não é cara.
Obviamente, tratando-se de um carro antigo, sempre tem algo a fazer.
É um rolamento aqui, um retentor ali enfim, não pode descuidar, tem que fazer a coisa certa e sempre usar peças de qualidade.
Quando eu falei sobre os gastos com a Band (o lego gigante), eu me referi à essa espiral em que a gente entra e não quer sair mais. Só quer ir pra cima.
A gente começa a sonhar com os up-grades, que diga-se, são todos caros.
Vou dar exemplos de alguns up-grades - os preços são aproximados para equipamento original ou de qualidade equivalente:
Eixo flutuante - R$ 4.000,00
Direção Hidráulica - R$ 4.500,00
Freios dianteiros a disco - R$ 2.000,00
Turbina - R$ 3.000,00
Intercooler - R$ 1.500,0
Ar condicionado - R$ 2.500,00
Pneus maiores - R$ 4.000,00
Guincho mecânico - R$ 5.000,00
Barra estabilizadora e amortecedor de direção - R$ 1.000,00
Amortecedores reguláveis - R$ 2.000,00
Bancos, isolamento termo-acústico, som, relógios de painel, etc, etc, etc...
E tem mais os acessórios como estribos, quebra-mato, bagageiro, suporte de estepe, faróis de milha, etc, que existem desde uns chinfrins mais baratos, como os mais elaborados (e lindos) que vão incrementar a sua Band e esvaziar a sua conta bancária.
Olha, o céu é o limite.
É muito legal. Torna-se uma paixão.
Mas somente compensa investir nesses up-grades e acessórios, se a Band tiver a configuração mínima do motor OM314 com bomba de vácuo e câmbio sincronizado. Acima dessa configuração, ainda existem os motores OM364 (Mercedes) e o 14B (Toyota) e o tão sonhado câmbio de 5 marchas.
Tem também as "moscas brancas" - chamadas assim, porque são difíceis de achar para comprar - que são as Band 93 e 94 que saíram com motor OM364 e cambio de 5 marchas e as "moscas brancas com olhos azuis" que são as Band 2001 Cabine dupla com 4 portas.