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  • #1
    Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
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    Question Rack de teto para Toyota Bandeirante




    Salve galera!

    Preciso carregar dois caiaques Mistral, que acredito terem aproximadamente 30 quilos cada. Alguém saberia me indicar um rack apropriado para instalação no Toyota Bandeirante jipe longo de aço que resista bem a esse peso em deslocamentos por estradas de terra e trilhas leves a médias?

    Que todos possamos ter um 2014 de muitas e boas realizações!

    Sds.

    Sérgio Bambirra
    4X4 Brasil
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
    Band longa 84

  • #2
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
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    Sergio
    Vc tem que mandar fazer um suporte para tal peso, os racks comerciais suportam em media 15kg, umaoutra saida e fazer reboque, carretinha especifica para os kaiaques. Atualmente quem carteira b pode rebocar carretinhas ou trailers ate 3 ton ou 6 passageiros.

  • #3
    Usuário Avatar de helder.dir
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    Sergiooo...
    O meu caso era praticamente igual ao seu..., tenho jipe longo e comprei um caiaque..., e pra ajudar recentemente mudei para o Pará, ou seja, buracos, pinguelas e mta trilha pesadissima, enfim...., após ver varias fotos de rack de teto eu mesmo medi e fui num serralheiro..., após 2 idas ao serralheiro para medir, conferir, medir novamente em cima do jipe, e ir acertando as medidas, já que no teto a frente é mais estreita que a traseira, finalmente chegou-se na medida definitiva e ficou espetacularmente bom e até mesmo com uma estetica razoavelmente bonita, já que o rack eu fiz aproveitando e seguindo as curvas do teto, ou seja, eu nao fiz aquele quadradao q fica parecendo uma churrasqueira....kkkkkkkkkkkk
    Outra coisa, pra aguentar muito peso, eu fiz com chapa de 3 mm e além disso dobradas em U para baixo, ou seja, as quinas criadas pelas dobras aumentam e muito a resistencia...
    Ainda, qto a resistencia e coincidindo exatamente com a sua preocupacao, pra vc ter ideia, eu vim do Pará (Novo Progresso) até Votuporanga/SP com o caiaque em cima, os 2100 km foram totalmente tranquilos!!! Nem buraco, nem distancia..., nada afetou a estrutura...
    Bom...., a viatura tá no mecanico fazendo uma revisao de freio e talvez uma adaptação de tanque na traseira (lugar original do estepe) e assim q eu pegar eu tento tirar umas fotos pra te mostrar...
    Abraçooo e feliz ano novo!
    Bandeirante Longa 89, OM364LA (MB914), 5m, C&P 12x35, pneus 35, DH, AC

  • #4
    Usuário Avatar de helder.dir
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    Rack de teto para Toyota Bandeirante-2013-12-16-14.37.53.jpgRack de teto para Toyota Bandeirante-2013-12-10-07.31.00.jpgRack de teto para Toyota Bandeirante-2013-12-10-07.31.19.jpgRack de teto para Toyota Bandeirante-2013-12-10-07.31.31.jpgRack de teto para Toyota Bandeirante-2013-12-16-14.39.25.jpg
    As fotos do rack fora do jipe ainda estavam em fase de elaboraço...., repare que as pontas que sobem foram cortadas após analise até que tanto a peça debaixo (a que encaixa no jipe) correria na peça de cima (a que foi cortada)...., ou seja, tem-se as seguintes peças..., a base que encaixa e fica em cima da canaleta, a que faz a junçao dessa com a barra de cima (a que atravessa de fora a fora o jipe) e a barra que atravessa o jipe.....
    Obs: Como eu disse, repare que o rack foi feito na forma de U para baixo, fazendo com que as dobras aguentassem mais peso..., e realmente aguenta..., eu subo em cima delas!!!!
    Bom, espero ter ajudado....
    Bandeirante Longa 89, OM364LA (MB914), 5m, C&P 12x35, pneus 35, DH, AC

  • #5
    Usuário Avatar de AlexandreStudart
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    Citação Postado originalmente por Sérgio Bambirra Ver Post
    Salve galera!

    Preciso carregar dois caiaques Mistral, que acredito terem aproximadamente 30 quilos cada. Alguém saberia me indicar um rack apropriado para instalação no Toyota Bandeirante jipe longo de aço que resista bem a esse peso em deslocamentos por estradas de terra e trilhas leves a médias?

    Que todos possamos ter um 2014 de muitas e boas realizações!

    Sds.

    Sérgio Bambirra


    Sérgio, blza?

    Dá uma olhada nesse site: http://www.newtrack.com.br/Produto.a...dutoVersao=128 tem pronto para vender, suporta 50kg.

    Alexandre.
    Toy Band Longo 83 / Troller Vermelho 07

  • #6
    Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
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    Valeu galera!

    Carlo, agradeço a sugestão, mas acho carretinha um trambolho danado, sem falar em impostos e pedágios a mais. Pela minha preguiça com trambolhos, nem me animo a ter bagageiro... então tenho ir de rack mesmo, que é mais fácil de montar, tirar e guardar.

    Helder, adorei o esquema do seu rack parrudo que, se vc me liberar do pagamento dos royalties, pretendo copiar.

    Apesar das boas fotos que vc enviou ainda fiquei com duas dúvidas:

    1ª) Foi feito algum procedimento para evitar que as quinas cortantes do perfil em U eventualmente danifiquem cordas e elásticos?

    2ª) Como é que funciona o sistema de fixação na calha?

    Aparentemente nossas bands tem uma configuração bastante semelhante, então aproveito para te perguntar sobre seus deslocamentos de 2100 Km, principalmente em relação à velocidade de cruzeiro e ruído do motor, pois penso em turbinar e alongar a minha principalmente por estes dois aspectos.

    Grande abraço.
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
    Band longa 84

  • #7
    Usuário Avatar de helder.dir
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    Citação Postado originalmente por Sérgio Bambirra Ver Post
    Valeu galera!

    Carlo, agradeço a sugestão, mas acho carretinha um trambolho danado, sem falar em impostos e pedágios a mais. Pela minha preguiça com trambolhos, nem me animo a ter bagageiro... então tenho ir de rack mesmo, que é mais fácil de montar, tirar e guardar.

    Helder, adorei o esquema do seu rack parrudo que, se vc me liberar do pagamento dos royalties, pretendo copiar.

    Apesar das boas fotos que vc enviou ainda fiquei com duas dúvidas:

    1ª) Foi feito algum procedimento para evitar que as quinas cortantes do perfil em U eventualmente danifiquem cordas e elásticos?

    2ª) Como é que funciona o sistema de fixação na calha?

    Aparentemente nossas bands tem uma configuração bastante semelhante, então aproveito para te perguntar sobre seus deslocamentos de 2100 Km, principalmente em relação à velocidade de cruzeiro e ruído do motor, pois penso em turbinar e alongar a minha principalmente por estes dois aspectos.

    Grande abraço.
    Amigo Sergio.
    Vamos por partes:
    1- Para se evitar que as cordas ou outro elemento de amarrio sofra cortes tem como colocar uma borracha que é de pressao...., é uma borracha que tem dentro dela tipo de um engate de arame, ou seja, nao solta nem a pau!!! Eu mesmo ainda nao coloquei, eis que o rack ficou pronto em um dia e no dia seguinte já segui viagem, afinal o serralheiro me enrolou pra caramba...., afinal isso que dá ser amigo do cara....hehehehe
    Ainda, como a chapa é grossa ela sequer faz quina suficiente para cortar, apesar que por mais grossa que seja em atritos e trepidacoes acaba cortando mesmo..., enfim, por isso, ou melhor, coincidindo no assunto e evitando as quinas, eu amarrava nos buracos que correm os parafusos (quando eu detalhar as fotos vc irá entender)....
    Bom, eu ainda farei algumas melhorias, tais como fixar alguns ganchos para amarrar...., os ganchos ficarão em uma das duas pernas do U e nao em cima onde os objetos ficam apoiados...e o principal, ganha em toda a extensao as borrachas que eu disse que, repito, sao ÓTIMAS (pena que eu nao tenho fotos delas aqui comigo)....
    2-A fixaçao se dá com uma chapa pequena em L acompanhando a chapa que está sobre a canaleta até envolver a canaleta fazendo a curva como se fosse até no vidro... e no meio dela há o buraco do parafuso para se apertar na porca que está soldada na peça que é a base que vai em cima da canaleta, ou seja, essa peça abraça a canaleta e nao deixa ela subir e escapar....
    Obs: Depois tirarei fotos mais detalhadas pra voce entender com exatidao o que eu expliquei....

    Qto ao meu trajeto que vez ou outra eu faço, os 2100 km..., anteriormente eu pegava 160 km (pouco qdo se comparado aos 2100 km) mas agora sao apenas 30 km (avanço da pavimentação), e no eixo cuiaba e proximo a chapada dos guimaraes ha varios buracos, porem nao se comparam aos existentes entre alto taquari e alto araguaia...., neste ultimo os buracos sao monstruosos!!! pra voce ter ideia eu quebrei um varao de suporte do radiador (por sorte a helice nao quebrou o radiador) e o suporte da bomba hidraulica...., foi simplesmente o MAIOR buraco da minha vidaaa!!!! hehehe
    Bom, tudo isso com o caiaque em cima desse suporte...
    O ruido ja me incomodou mais, porem assim que eu a comprei eu passei duas maos de manta asfaltica pra calor e consequentemente ajudou nos ruido que vinham de buraquinhos (como vao do tanque com a carroceria e atras da caixa da bateria com a carroceria), tambem coloquei feltro de capoteiro e em cima disso tudo um tapete que eu mesmo fiz (nao ficou espetacular mas ja ajuda!!!)...hehehe
    Eu ando na velocidade de 100/110 km e eu percebo que nos 110 o ruido ja fica no limite do confortavel/toleravel..., isso pra viagens longas ne, ja que em curtas tudo vira festa e se tolera....
    Eu estou comixando em alongar a minha, porem as vezes eu pego uns trajetos que eu nao acredito de tao pesada que se torna a trilha...., enfim, se alongar eu perco um pouco da força na trilha (por isso que so alongarei qdo eu turbinar pq assim havera uma compensacao...), e turbinar eu irei fazer o qto antes, porem nessas ferias aqui na casa dos meus pais (votuporanga/sp) eu ja gastei um tantinho bom com a minha viatura..., coloquei o tao sonhado ar do jeito que EU queria (Ar. cond. das vans com 6 saidas no difusor), to trocando os bancos, vou aumentar a carga do alternador e uma revisaozinha no mecanico antes de voltar ao Pará, ou seja, vontade eu tenho so nao tenho dinheiro agora....hehehe
    Assim que tive $$$, vou por a APL 240, 42/48 que pelo que li no forum ela enche mais na baixa rotaçao (principio das trilhas) e assim depois vou alongar pra 11x35..., ae, se messmo assim eu ainda ficar insatisfeito eu colocarei pneus 33 ou mais....

    Bom, em resumo, os 2100 km pra mim eu tiro de letra pq amo a Band, mas o que mais me cansava era o calor (que agora foi resolvido)..., depois vou alongar qdo eu turbinar e colocar pneus 33 aro 15 ou 315/75/16, mas pra isso tenho que fazer as alteraçoes necessarias....

    Aaaa, me diga qual a configuracao da sua, velocidade costumeira, consumo e etc...
    É isso ae...
    Abraços!!
    Bandeirante Longa 89, OM364LA (MB914), 5m, C&P 12x35, pneus 35, DH, AC

  • #8
    Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
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    Citação Postado originalmente por AlexandreStudart Ver Post
    Sérgio, blza?

    Dá uma olhada nesse site: http://www.newtrack.com.br/Produto.a...dutoVersao=128 tem pronto para vender, suporta 50kg.

    Alexandre.
    Oi Alexandre, blza!

    Grato pela dica, mas acho que vou copiar o modelo parrudo do Helder mesmo. É mais trabalhoso, pois tem de lidar com prestadores de serviço (os famigerados "eiros" rsrsrs), mas acho que o resultado final deve compensar.

    Valeu!

    Sérgio
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
    Band longa 84

  • #9
    Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
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    Citação Postado originalmente por helder.dir Ver Post
    Amigo Sergio.
    Vamos por partes:
    1- Para se evitar que as cordas ou outro elemento de amarrio sofra cortes tem como colocar uma borracha que é de pressao...., é uma borracha que tem dentro dela tipo de um engate de arame, ou seja, nao solta nem a pau!!! Eu mesmo ainda nao coloquei, eis que o rack ficou pronto em um dia e no dia seguinte já segui viagem, afinal o serralheiro me enrolou pra caramba...., afinal isso que dá ser amigo do cara....hehehehe
    Ainda, como a chapa é grossa ela sequer faz quina suficiente para cortar, apesar que por mais grossa que seja em atritos e trepidacoes acaba cortando mesmo..., enfim, por isso, ou melhor, coincidindo no assunto e evitando as quinas, eu amarrava nos buracos que correm os parafusos (quando eu detalhar as fotos vc irá entender)....
    Bom, eu ainda farei algumas melhorias, tais como fixar alguns ganchos para amarrar...., os ganchos ficarão em uma das duas pernas do U e nao em cima onde os objetos ficam apoiados...e o principal, ganha em toda a extensao as borrachas que eu disse que, repito, sao ÓTIMAS (pena que eu nao tenho fotos delas aqui comigo)....
    2-A fixaçao se dá com uma chapa pequena em L acompanhando a chapa que está sobre a canaleta até envolver a canaleta fazendo a curva como se fosse até no vidro... e no meio dela há o buraco do parafuso para se apertar na porca que está soldada na peça que é a base que vai em cima da canaleta, ou seja, essa peça abraça a canaleta e nao deixa ela subir e escapar....
    Obs: Depois tirarei fotos mais detalhadas pra voce entender com exatidao o que eu expliquei....

    Qto ao meu trajeto que vez ou outra eu faço, os 2100 km..., anteriormente eu pegava 160 km (pouco qdo se comparado aos 2100 km) mas agora sao apenas 30 km (avanço da pavimentação), e no eixo cuiaba e proximo a chapada dos guimaraes ha varios buracos, porem nao se comparam aos existentes entre alto taquari e alto araguaia...., neste ultimo os buracos sao monstruosos!!! pra voce ter ideia eu quebrei um varao de suporte do radiador (por sorte a helice nao quebrou o radiador) e o suporte da bomba hidraulica...., foi simplesmente o MAIOR buraco da minha vidaaa!!!! hehehe
    Bom, tudo isso com o caiaque em cima desse suporte...
    O ruido ja me incomodou mais, porem assim que eu a comprei eu passei duas maos de manta asfaltica pra calor e consequentemente ajudou nos ruido que vinham de buraquinhos (como vao do tanque com a carroceria e atras da caixa da bateria com a carroceria), tambem coloquei feltro de capoteiro e em cima disso tudo um tapete que eu mesmo fiz (nao ficou espetacular mas ja ajuda!!!)...hehehe
    Eu ando na velocidade de 100/110 km e eu percebo que nos 110 o ruido ja fica no limite do confortavel/toleravel..., isso pra viagens longas ne, ja que em curtas tudo vira festa e se tolera....
    Eu estou comixando em alongar a minha, porem as vezes eu pego uns trajetos que eu nao acredito de tao pesada que se torna a trilha...., enfim, se alongar eu perco um pouco da força na trilha (por isso que so alongarei qdo eu turbinar pq assim havera uma compensacao...), e turbinar eu irei fazer o qto antes, porem nessas ferias aqui na casa dos meus pais (votuporanga/sp) eu ja gastei um tantinho bom com a minha viatura..., coloquei o tao sonhado ar do jeito que EU queria (Ar. cond. das vans com 6 saidas no difusor), to trocando os bancos, vou aumentar a carga do alternador e uma revisaozinha no mecanico antes de voltar ao Pará, ou seja, vontade eu tenho so nao tenho dinheiro agora....hehehe
    Assim que tive $$$, vou por a APL 240, 42/48 que pelo que li no forum ela enche mais na baixa rotaçao (principio das trilhas) e assim depois vou alongar pra 11x35..., ae, se messmo assim eu ainda ficar insatisfeito eu colocarei pneus 33 ou mais....

    Bom, em resumo, os 2100 km pra mim eu tiro de letra pq amo a Band, mas o que mais me cansava era o calor (que agora foi resolvido)..., depois vou alongar qdo eu turbinar e colocar pneus 33 aro 15 ou 315/75/16, mas pra isso tenho que fazer as alteraçoes necessarias....

    Aaaa, me diga qual a configuracao da sua, velocidade costumeira, consumo e etc...
    É isso ae...
    Abraços!!
    Salve Helder!

    Grato pelas explicações, aguardo as fotos que serão muito úteis na orientação dos trabalhos de confecção dos racks.

    Não faço a mínima ideia do que sejam essas borrachas que vc menciona, mas já havia imaginado uma forma de revestir/forrar as barras transversais até para aumentar a proteção e dificultar a movimentação da carga.

    Quanto à Esmeralda, quando a comprei em set/2012, passou por uma revisão geral do motor (OM314 aspirado), cambio, caixa de transferência, diferenciais e linha de combustível. Como melhorias, ganhou tanque de plástico (da CLA), direção hidráulica e bancos da L200 Triton). Depois disso, passou por revisão geral da parte elétrica, ganhou novos farois auxiliares, amortecedores novos e buchas de jumelos em poliuretano. Até hoje uso os 265 70 R16 que vieram nela, mas que pretendo trocar em breve por 265 75 R16. E desde então só tenho aproveitado a viatura em passeios mais curtos, junto às atrações da minha região (serras, rios, represas, cachoeiras, sítios e fazendas), andando sempre em estradas de terra e trilhas.

    Minhas experiências no asfalto sempre foram na Fernão Dias (BR 381), rodovia duplicada e com bom asfalto. Já fui para Mairiporã com o pé embaixo com o consumo de aproximadamente 8 Km/l, mas já fui para BH na maciota com o consumo de 12,38 Km/l.
    Como a band para mim significa lazer, tendo a andar na faixa dos 80 a 100 Km/h, mas para viajens mais longas creio que 100 a 120 Km/h seria mais interessante, daí a necessidade de turbinar e alongar a relação. Ar condicionado e isolamento termoacústico tb estão na lista de ups a serem feitos mas, sendo professor, será no esquema devagar e sempre. rsrsrs

    Segue uma foto da nossa cara e, mais uma vez, grato pelas dicas.

    Abs.

    Sérgio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Rack de teto para Toyota Bandeirante-dsc06537-alt.jpg   Rack de teto para Toyota Bandeirante-dsc06582.jpg  
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
    Band longa 84

  • #10
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
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    SERGIO
    Beleza de ranchinho e nesse rio tem muito peixe?

  • #11
    Usuário Avatar de Sérgio Bambirra
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    Salve Carlo!

    Tem não, só mesmo uns lambarizinhos, mas tem uma bela cachoeira que compensa o passeio. Trata-se da Cachoeira da Esmeralda no município de Carrancas-MG.

    Abs.
    ESMERALDA: verde, bruta e preciosa
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  • #12
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Parabéns Helder, ficou muito bom o rack.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

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