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Convex Datacenter
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  • #1
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    Alinhamento dos eixos.




    Fiz toda a suspensão da minha Bandeirante, troquei jumelos, buchas e, tudo mais.
    Quando peguei o jipe no moleiro percebi que o eixo traseiro continuava saindo mais de um lado, o pneu do lado direito estava mais para fora, pensei que poderia ser a carroceria desalinhada, mas medi o espaço do pneu em relação ao chassi, o moleiro falou que o parafuso de centro é que da alinhamento, e este foi trocado. Não percebi nada torto em empenado, o que pode ser?
    (Pneus novos, rodas iguais)


    Abraço

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Oliveira,
    Você mediu a distancia do pneu até o chassi e existe essa diferença?
    Cara, é muito estranho porque o eixo tem o ressalto na posição da presilha, então não tem como o eixo correr para um lado.
    Afastadores com medidas diferentes ou off set das rodas diferentes poderiam explicar, mas seria um erro muito mirim.
    Só o que me ocorre é a lataria fora do lugar.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #3
    Usuário Avatar de Amadeus_band
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    Oliveira, você teria fotos da Band pra gente ver?

    Feixe de mola é complicado, as laminas mesmo as vezes desviam o eixo!

    Muitas vezes também a montanheira está empenada, mas de olho dá pra ver que o jumelo fica assim: \\

    Abraço
    Toyota Bandeirante 1988 - OJ50LV - Provisoriamente OJ50L
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  • #4
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    Eu tambem apostaria na lataria fora de lugar, mas se vc mediu a distancia do chassi e está diferente, ai é outra história...
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
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  • #5
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    Fala pessoal,

    com uma trena eu medi da roda até o chassi, (não é a lata fora do lugar) e realmente existe uma diferença de mais de 5 cm, os grampos estão presos nos lugar certo do eixo. Olhando o jipe por traz percebi que o feixe de mola do lado esquerdo tem uma inclinação, e o jumelo não tem a inclinação correta, já os feixes e o jumelo do lado direito parecem estar com a inclinação certa.
    vou postar as fotos.

  • #6
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  • #7
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    A Band esta torta para o lado direito, ou é impressão minha?

    pergunto isso porque minha Band esta meio torta e estou doido para dar um jeito nisso? Será que terei que "refazer" toda a suspensão?

    o que voce fez e quanto ja investiu, Oliveira?
    sorte na empreitada!

    abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #8
    Usuário Avatar de Amadeus_band
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    Oliveira, vejo na última foto que montanheira (suporte, alí onde onde fica o jumelo) está torto para a direita, acho que isso explica o deslocamento do eixo! Um bom profissional que trabalhe com chassi alinha isso fácil!


    Daniel, trocando buchas e arqueando os feixes um moleiro bom deixa sua Band alinhada de suspensão, acredito que com menos de 300 reais dê pra fazer esse serviço com qualidade. Em alguns casos é necessário trocar pelo menos a mola mestra dos feixes mais cansados, pois após o arqueamento eles podem "arriar" em pouco tempo.
    Sempre usar molas boas, as originais são NHK-Fabrini. Se estiver afim de gastar, pode trocar os feixes todos, devem estar custando de 300 a 400 reais cada um, o que acaba saindo um pouco caro, por isso as vezes é mais viável trocar só uma mestra.

    Abraços.
    Toyota Bandeirante 1988 - OJ50LV - Provisoriamente OJ50L
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  • #9
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    Titanium, não está torta, a foto ficou estranha pelo tipo de lente que usei na máquina, mas colocando a band e um lugar bem plano fica retinha. Para não ficar torta percebi que o antigo dono colocou no lado esquerdo um único feixe mais grosso. Foi trocado na suspensão, os jumelos e todas as buchas e conferido o arqueamento, gastei 300 pratas em cada eixo.

    Amadeus, eu também achei um pouco torto estou pensando até em trocar, hoje a tarde vou em outro moleiro para ter outra opinião.

  • #10
    Usuário Avatar de Fband
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    A inclinação do jumelo depende do quanto as molas estão arqueadas..
    Jumelo torto olhando a band de trás, pode ser que as próprias molas estão puxando para algum lado.
    Na minha Band o moleiro falou que preciso substituir a mola mestre porque é ela que faz o jumelo ficar um pouco torto.

    Abs
    Band 73 Jipe Curto
    OM 314 Turbo, 4 Marchas Sincro., Freio a Disco, Eixo Flutuante.

  • #11
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por Fband Ver Post
    A inclinação do jumelo depende do quanto as molas estão arqueadas..
    Jumelo torto olhando a band de trás, pode ser que as próprias molas estão puxando para algum lado.
    Na minha Band o moleiro falou que preciso substituir a mola mestre porque é ela que faz o jumelo ficar um pouco torto.

    Abs
    Quando se troca a mola mestra, o ideal é trocar as duas do mesmo eixo sob o risco de ficarem com comprimentos diferentes. Essa diferença, por menor que seja, deixa os jumelos com inclinações diferentes.

    Uma coisa pode deixar o jumelo torto quando se olha de trás são as buchas que precisam ser todas iguais.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #12
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por OliveiraDf Ver Post
    Titanium, não está torta, a foto ficou estranha pelo tipo de lente que usei na máquina, mas colocando a band e um lugar bem plano fica retinha. Para não ficar torta percebi que o antigo dono colocou no lado esquerdo um único feixe mais grosso.
    Oliveira,
    Pode até ser a lente da máquina, mas parece que o suporte está torto sim.
    Não entendi como é esse único feixe mais grosso...
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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