1. NENHUM CABEÇOTE É PROJETADO PARA TRABALHAR ACIMA DA TEMPERATURA PADRÃO:
Caro cliente, independente de onde o sr. comprar o seu cabeçote, saiba que ele não foi projetado para trabalhar acima da temperatura especificada. Se o seu motor esta super-aquecendo, o seu cabeçote provavelmente sofrerá danos irreparáveis. Ou seja, independente da origem, marca, procedência, original, paralelo, NENHUM cabeçote foi feito para aguentar um super-aquecimento. O dano aparente mais comum que aparece em um cabeçote que sofreu super-aquecimento são TRINCAS e EMPENAMENTO. Mais raramente poderá apresentar outros sinais. A temperatura máxima ideal de trabalho de um motor varia de 75 a 88º Célsius dependendo da montadora.
Clique no link a seguir e veja uma FOTO de uma típica trica de super-aquecimento:

2. O CABEÇOTE NÃO “AQUEÇE” O MOTOR, NA VERDADE ELE É “AQUECIDO”:
Dentro do conjunto do motor o cabeçote não tem poder para aquecer a água, na verdade o cabeçote é aquecido por ela, ou seja, ele não é o agente causador, na verdade ele “sofre” o aquecimento. A temperatura da água depende do perfeito funcionamento do sistema de arrefecimento do motor, que normalmente compõem: radiador de agua, radiador de óleo, bomba de agua, válvula termostática, sensores de temperatura da água, mangueiras e dutos de passagem de água, magneto da hélice (ventoinha), reservatório de água, tampa do reservatório de água, tampa do radiador, selos de vedação de passagem de água, dentre outras. O mau funcionamento de alguns desses itens é o suficiente para seu motor ferver e danificar o cabeçote.
3. CABEÇOTE NOVO NÃO SAI TRINCADO NEM EMPENADO DA FÁBRICA:
Se a trinca e o empenamento são ocasionados por super-aquecimento, como pode um cabeçote sair da fábrica já empenado ou trincado se até o momento da sua instalação ele nunca trabalhou no motor? Isso não tem coerência.
4. SISTEMA DE INJEÇÃO DIESEL (BOMBA/BICOS) TAMBÉM PODE DANIFICAR O CABEÇOTE:
Se o seu motor estiver com a bomba injetora ou bicos injetores desregulados ou danificados eles podem sim danificar seriamente o cabeçote, abrindo verdadeiros buracos na face do cabeçote, principalmente na região das antecâmaras. Se por exemplo o bico injetor ou a bomba injetora estiver mandando mais diesel do que o normal para a câmara de combustão, a explosão que isso ocasionará será suficiente para literalmente estourar a face do cabeçote em diversos pedaços, principalmente ao redor das antecâmaras, fazendo com que o cabeçote fique com buracos dando a impressão errada de que o cabeçote foi feito com material poroso com liga metálica mole.
5. O QUE FAZER SE O MEU CABEÇOTE DER ALGUM PROBLEMA:
Caso tenha adquirido um cabeçote e o mesmo venha a apresentar algum problema e o seu mecânico alegue que o defeito é de fabricação, sugerimos à você que ANTES de mandar o cabeçote para a empresa que lhe forneceu a peça, exija do seu mecânico que ele mande o cabeçote para uma Retífica fazer um “TESTE DE ESTANQUEIDADE”, também conhecido como “teste de trincas” e que também na mesma oportunidade já peça para passar a “Régua + Calibrador de Lâminas” para verificar o EMPENAMENTO do cabeçote. Se o seu cabeçote apresentar trincas e empenamento típicos de um cabeçote que sofreu super-aquecimento ou buracos decorrentes de problema na parte de injeção de combustível, indague o seu mecânico sobre o porquê do ocorrido, pois saiba que, NENHUM fabricante lhe concederá garantia de um cabeçote se ficar provado que o mesmo sofreu um super-aquecimento ou dano causado pelo sistema de injeção, pois isso se caracteriza como “MAU USO” e o defeito “DECORRENTE DE AGENTE EXTERNO”, e nesse caso a garantia da peça fica anulada, na forma da Lei. Caso o defeito se apresente de outra forma, será necessário fazer uma análise mais minunciosa para descobrir o defeito.
Portanto você que tem um carro de porte como uma Pickup, Van, SUV, para que seu cabeçote dure longos anos em perfeitas condições no seu veiculo, recomendamos que:
• Escolha bem o mecânico que vai fazer a reparação do seu motor. Dê preferencia à mecânicos que estejam familiarizados em trabalhar com o seu modelo de motor. Com certeza ele vai ter uma ou outra “manha” que na hora de fazer o seu motor fará a diferença e que não consta em nenhum manual de reparação. É o tipo da coisa que só se adquire na prática com a experiência.
• Exija do seu mecânico que ele revise todo o seu sistema de arrefecimento do motor, mesmo que ele não tenha apresentado problemas anteriormente.
• Sempre observe o nível da agua do reservatório de água e o ponteiro indicador da temperatura do motor.
• Sempre use aditivo apropriado na água do radiador.
• Atenção à integridade das mangueiras de passagem de agua do motor. Na sua maioria são de borracha e podem facilmente serem perfuradas por outros objetos.
• Sempre que puder substitua a tampa do radiador. Essa tampa é uma tampa especial muito importante para o sistema de arrefecimento do motor e é uma peça relativamente barata de se adquirir. Pelo que normalmente custa, vale a pena mantê-la sempre nova.
• Se o seu carro vai ser usado em condições mais severas do que aquela que a Montadora projetou ele, considere a adaptação de um kit-gelo no seu motor para que ele trabalhe mais frio.
• Se o seu cabeçote apresentar problema, não se desespere, pois normalmente defeitos decorrentes de um real defeito de fabricação são bastante particulares e de fácil detecção. E caso fique comprovado que o problema foi realmente ocasionado pelo fabricante do cabeçote, saiba que o cliente Império Autopeças terá todo o suporte da empresa para solucionar o problema dentro do que manda o Código de Defesa do Consumidor através do seu setor de garantias.
fonte: Blog da Império AUTOPEÇAS Pickups e Vans » Blog Archive » SAIBA O QUE PODE DANIFICAR O SEU CABEÇOTE