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  • #1
    Usuário Avatar de C_Bacci
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    Ar condicionado vs. Turbo




    Boa noite a todos,

    Estou com uma dúvida que preciso compartilhar com todos vocês. Muitos já devem ter se visto na mesma situação.
    Segui hoje com meu primeiro passo para a instalação de um ar condicionado em minha Toyota Bandeirante 89 - motor 314 (608D).

    Fui até um especialista indicado: Um compressor pequeno como de um carro mil ocuparia o espaço do alternador e o alternador iria para cima... tudo simples!! Exceto pelo fato de que o turbo - já instalado na bandeirante - atrapalha o espaço para o ar condicionado. Teoricamente eu teria que alterar alguma coisa na instalação no turbo para caber o ar...
    Acontece que o turbo está instalado direitinho... já conferi com mecanicos que atestaram que o turbo está instalado perfeito como manda o figurino... como estaria original para um mercedinho 608.

    Devo mexer mesmo no turbo, como colocar um prolongador na flange da tubagem, ou devo pesquisar mais para instalar o ar de outra maneira??
    O problema é que o ar precisa estar alinhado com as correias, né... não há muita opção de lugar...

    Alguém tem alguma dica??? Obrigado...
    Carlos A. Bacci - Campinas - SP
    Toyota Bandeirante 314S Turbo

  • #2
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    amigo da para instalar sim e sem mexer muito,segue em anexo a foto da minha se precisar de mais detalhes é só falar, a minha é turbo intercooler e com ar ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ar condicionado vs. Turbo-dsc00091.jpg  
    Ex. Rural 1976
    Ex. Toyota Band. 1989
    Atual Troller 2009, Jeep na veia coisa de Pai para filho

  • #3
    Usuário Avatar de C_Bacci
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    São modos diferentes de instalação

    Citação Postado originalmente por Daniel Gomes Ver Post
    amigo da para instalar sim e sem mexer muito,segue em anexo a foto da minha se precisar de mais detalhes é só falar, a minha é turbo intercooler e com ar ...
    Amigo... obrigado por sua resposta e atenção.
    há muitas maneiras de se instalar...
    Percebo que há algumas diferenças entre a que recebi como proposta e a sua.

    Em sua bandeirante o compressor ficou acima do alternador... presumo que o alternador tenha ficado em sua posição original... realmente não sei qual vantagem há nas duas maneiras. O que me sugeriram foi que o alternador viesse pra cima onde no seu caso está o compressor. O compressor ficaria no lugar do alternador. Manutenção, talvéz?? menor percurso para as mangueiras??? Não sei qual a causa.

    Mas o que mais me chamou à atenção foi o fato de que seu turbo está invertido em relação ao meu. No seu caso, a descarga de gas sai pra frente, tem que fazer a volta muito perto do compressor e depois desce para voltar ao curso original ao escape... é outra maneira...
    Hoje discuti com um mecânico de caminhões que diz que não é a melhor maneira...

    Realmente, não sei quais vantagens há em ambos os sistemas... com certeza, o que se ganha em uma, perde-se noutra... e vice-versa.

    Gostaria de saber qual o modo mais indicado para instalação do ar para motor 314 e, no caso de já haver um turbo instalado, qual deve ser a alteração no sistema...

    Amanhã eu pretendo postar uma foto do sistema... quem sabe, assim possa ilustrar melhor o fato e facilitar as discussões...

    De qualquer forma, agradeço-o muito por se manifestar... inclusive mostrando que não existe apenas a instalação do ar no lado do passageiro, ao lado da bomba diesel como alguns pregam.

    Grande abraço...

    Aguardo por mais sugestões...
    Carlos A. Bacci - Campinas - SP
    Toyota Bandeirante 314S Turbo

  • #4
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
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    Ola Carlos, tudo bem!?

    Como existem diversas instalcoes(tubagens) de turbo diferentes, seria interessante postar fotos do seu motor para que possam surgir sugestoes mais precisas para sua necessidade.

    Na minha Band OM314 turbo intercooler tenho o mesmo problema de espaco que vc e diferente da Band do Daniel a minha turbina esta posicionada com a saida do escape no sentido do painel corta fogo, acredito que na mesma posicao que a sua turbina. Porem, a minha tubulacao e curvas tomam o espaco proximo ao alternador e a unica opcao que resta seria instalar do lado oposto(esquerdo), proximo da bomba da DH...

    Segue fotos:






    Abrs
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #5
    Usuário Avatar de C_Bacci
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    Olá guiga...
    Não aparecem os links para as suas fotos na mensagem... será alguma diferença de configuração??
    Não veio nada...




    Citação Postado originalmente por Guiga Tostes Ver Post
    Ola Carlos, tudo bem!?

    Como existem diversas instalcoes(tubagens) de turbo diferentes, seria interessante postar fotos do seu motor para que possam surgir sugestoes mais precisas para sua necessidade.

    Na minha Band OM314 turbo intercooler tenho o mesmo problema de espaco que vc e diferente da Band do Daniel a minha turbina esta posicionada com a saida do escape no sentido do painel corta fogo, acredito que na mesma posicao que a sua turbina. Porem, a minha tubulacao e curvas tomam o espaco proximo ao alternador e a unica opcao que resta seria instalar do lado oposto(esquerdo), proximo da bomba da DH...

    Segue fotos:






    Abrs
    Carlos A. Bacci - Campinas - SP
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  • #6
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
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    Olá Carlos,

    acho que em alguns navegadores ou versões as fotos não estão abrindo...segue novamente, agora anexado.

    Aproveita para dar uma olhada neste tópico tb que tem muita coisa boa e várias fotos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=64701&page=8

    Abrs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ar condicionado vs. Turbo-imagem1.jpg   Ar condicionado vs. Turbo-imagem2.jpg   Ar condicionado vs. Turbo-imagem3.jpg  
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  • #7
    Usuário Avatar de C_Bacci
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    Citação Postado originalmente por Daniel Gomes Ver Post
    amigo da para instalar sim e sem mexer muito,segue em anexo a foto da minha se precisar de mais detalhes é só falar, a minha é turbo intercooler e com ar ...
    Olá Daniel Gomes, como vai?

    Poderia me dizer onde está ligada a correia do compressor no seu caso???

    até...
    Carlos A. Bacci - Campinas - SP
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  • #8
    Usuário Avatar de C_Bacci
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    Ar para motor 314...

    Pessoal... lembrando que a dúvida com o melhor lugar para instalar o compressor de ar em bandeirante com turbo é para o caso do motor 314... ou seja motor do mercedes 608D (no meu caso)...
    Claro que para o motor 364 o lugar apropriado é o lado do carona mesmo, certo? Já que não tem o filtro de ar lá para incomodar, como no meu caso que tem o ar do lado do carona restringindo também aquele lado (motor 314)

    abraços
    Carlos A. Bacci - Campinas - SP
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  • #9
    Usuário Avatar de fabiano soriano
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    Alteração do projeto

    Devido a polia da Metalmoro que adquiri servir somente para montagem no eixo da hélice, tive que alterar o posicionamento que havia planejado do compressor em baixo do alternador. Agora terei que deixar compressor em cima e alternador na posição original.
    Abaixo tem as fotos de como ficaria o posicionamento e a falta de espaço para esticar as correias do compressor.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ar condicionado vs. Turbo-27012010.jpg   Ar condicionado vs. Turbo-27012010-001-.jpg  
    Jabiraca I band longa 79 (desaparecida desde dez/2001)
    Jabiraca II band curta 90

  • #10
    Usuário Avatar de fabiano soriano
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    Alteração do projeto

    Segue uma foto do conjunto de polias (4) 2 da bomba d'agua e alternador, 1 da direção hidráulica (lado passageiro) e a nova polia para o compressor (lado motorista).

    Ahh,....também a hélice de 10 pás (OM-366), já montada e cortada em 1,8cm aproximadamente

    O Suporte para o compressor ainda está em estudo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ar condicionado vs. Turbo-29012010-007-.jpg  
    Jabiraca I band longa 79 (desaparecida desde dez/2001)
    Jabiraca II band curta 90

  • #11
    Usuário Avatar de C_Bacci
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    Imagens do cofre do Motor

    Pessoal...

    Seguindo com o assunto postado...

    Seguem algumas fotos do cofre do motor da minha band pra entender melhor qual a configuração e os espaços... Agradeço muito a todos que colaboraram até aqui e peço que os demais que teem experiencias parecidas me contem o que fizeram... se alguém de Campinas e região tem alguém para indicar, seja para mexer com o Turbo, seja para instalar o Ar condicionado...

    Para o caso do motor 314... ainda imagino que o melhor lado para instalar o compressor deva ser o lado do alternador mesmo... tenho muitos amigos que instalaram em suas bands e ficaram satisfeitos.. mas eles não tinham o turbo para atrapalhar o espaço... então... a duvida continua... enfatizando que a saída dos gazes de escape do turbo na minha band fica voltado para a parede corta fogo, então o caracol da turbina fica voltado para o lado do alternador. Isso realmente diminui o espaço... mas parece que é o jeito correto de instalar um turbo (conversei com alguns mecanicos de caminhões).

    Se alguém tiver mais opiniões...

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ar condicionado vs. Turbo-p1060108-web.jpg   Ar condicionado vs. Turbo-p1060108-web-2.jpg   Ar condicionado vs. Turbo-p1060112-web.jpg   Ar condicionado vs. Turbo-p1060118-web.jpg   Ar condicionado vs. Turbo-p1060119-web.jpg  
    Carlos A. Bacci - Campinas - SP
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  • #12
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    15/02/2007
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    314 no capricho DH Ar sem turbo

    Não é meu, infelizmente.
    Será que os suportes ficam operacionais pra adicionar um turbo sem intercooler?
    Cadê o filtro de ar?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ar condicionado vs. Turbo-motor-toyota-land-cruiser-1983-1-.jpg  

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