O único detalhe que deve ficar claro é que utilizando-se a reduzida praticamente dobra-se o torque transmitido ao conjunto de saída da transmissão devendo-se utilizar, preferencialmente, da 2 marcha para cima pois a 1ª reduzida, se utilizada em um terreno muito rígido e com alta aderência, pode chegar a danificar o cardan e/ou diferenciais se o piloto for muito pé-de-chumbo.
Em subidas muito íngrimes é sempre aconselhável (além de sairem todos os passageiros do veículo primeiro ) analisar antes por onde exatamente vc quer mirar o veículo e ir num tiro só com aceleração constante. Se ficar oscilando o pé possivelmente ele irá perder aderência. Mesmo assim não se apresse em utilizar a embreagem. Basta tirar o pé e acelerar bem de leve que o veículo automaticamente recupera o "grip".
Embreagem , tem a única finalidade de facilitar as trocas de marchas e conjunto de sincronizados. Não deve ser utilizada, jamais, como acessório de controle de aceleração/ tração. Se bem utilizada não precisará trocar nunca .
Acho que deve ser considerado o uso da embreagem quando a primeira está muito longa e precisa de velocidade baixa pra subir um obstáculo difícil.... no meu caso uso muito a embreagem pra subir obstáculos altos (pedras) . Mas uso sempre no limite mais baixo de giro possível.... assim evita a queimada e é claro com intervalos de refresco...
O ideal mesmo seria afastar a roda alguns centímetros do obstáculo e soltar a embreagem e somente acelerar quando sentir o contato (pneu-pedra no caso).
Mas todos sabemos que na prática nem sempre dá para fazer tudo conforme o "especificado".
Eu comentei aquilo para evitarmos utilizá-la ao máximo, pois tem muitos que acham que a embreagem é de titânio, até sentirem o "cheirinho" característico .
caro renatao, vc ta com o medo que todo mundo tem .... agente fica pensando
"diabos, deixa eu pisar na embreagem , senao o carro vai morrerr ..."
e como ja disseram, nao morre !!! na primeira, de reduzida, ele vai andar devagarzinho, e vai ultrapassando naturalmente qualquer obstaculo... ainda mais o niva !!
pode ir sem medo ... mas, nao pisar na embreagem nao significa pisar fundo no acelerador e sentar o pau !!!! hehehehe .... solte todos os pedais, e vc vai ver seu carrinho navegando sozinho ..... nao tem onde ele pare !!! qdo for passar nos buracos, valetas, etc ..... pare o carro, ou entre bem devagar, mete a reduzida, e solte todos os pedais. .. ele passa devagar, sem gastar embreagem, e sem pular feito um cabrito .....
pra vc se acostumar com a reduzida, coloca seu carro numa descida mais forte, e em reduzida, deixe o carro descer .... depois, vá freiando, que vc vai perceber : ele cuuusta pra morrer !!!
abs, de quem, tabem, nao acreditava que nao ia morrer !!! heheheh
Bom, quanto a morrer o motor não vá tão confiante assim. É difícil, mas se não der uma aceleradinha de vez em quando , dependendo do obstáculo ele fica mesmo.
Eu por exemplo, tive essa péssima experiência quando atravessava 2 troncos tombados perpendicularmente à pista. O Carro passou os primeiros e escorregou nos segundos, travando as rodas traseiras e tremendo tudo até que o Bixim não guentou. Mas foi só ligar denovo, acelerar com mais vontade que foi tudo resolvido.
Para arrancar sem embreagem dá para dar uma forçada na palanca de mudanças na pimeira marcha que o sincronizador fará o veículo andar um poiuco, e com muito jeito fazer o veículo dar uma embaladinha assim até a marcha engatar, mas é necessário estar em 4x4 low para o veículo sair do lugar assim.
De resto, a embreagem é só para sair do lugar e passar as marchas!
To pensando em colocar o câmbio do landau (auto no volante) na rural deve fica o bixo
Aproveitando que você ta por aqui... Tem como você ver pra mim o preço dos HDS para a rural ?
o ano dela é 75/76 e se tiver me passa o preço dos coiover (sei la como se escreve)...