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O único detalhe que deve ficar claro é que utilizando-se a reduzida praticamente dobra-se o torque transmitido ao conjunto de saída da transmissão devendo-se utilizar, preferencialmente, da 2 marcha para cima pois a 1ª reduzida, se utilizada em um terreno muito rígido e com alta aderência, pode chegar a danificar o cardan e/ou diferenciais se o piloto for muito pé-de-chumbo.
Em subidas muito íngrimes é sempre aconselhável (além de sairem todos os passageiros do veículo primeiro :roll: ) analisar antes por onde exatamente vc quer mirar o veículo e ir num tiro só com aceleração constante. Se ficar oscilando o pé possivelmente ele irá perder aderência. Mesmo assim não se apresse em utilizar a embreagem. Basta tirar o pé e acelerar bem de leve que o veículo automaticamente recupera o "grip".
Embreagem , tem a única finalidade de facilitar as trocas de marchas e conjunto de sincronizados. Não deve ser utilizada, jamais, como acessório de controle de aceleração/ tração. Se bem utilizada não precisará trocar nunca :wink: .
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Acho que deve ser considerado o uso da embreagem quando a primeira está muito longa e precisa de velocidade baixa pra subir um obstáculo difícil.... no meu caso uso muito a embreagem pra subir obstáculos altos (pedras) . Mas uso sempre no limite mais baixo de giro possível.... assim evita a queimada e é claro com intervalos de refresco...
[]'s longos (samuca original com 31')
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O ideal mesmo seria afastar a roda alguns centímetros do obstáculo e soltar a embreagem e somente acelerar quando sentir o contato (pneu-pedra no caso).
Mas todos sabemos que na prática nem sempre dá para fazer tudo conforme o "especificado".
Eu comentei aquilo para evitarmos utilizá-la ao máximo, pois tem muitos que acham que a embreagem é de titânio, até sentirem o "cheirinho" característico :twisted: .
()'s com inveja do câmbio automático.
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caro renatao, vc ta com o medo que todo mundo tem .... agente fica pensando
"diabos, deixa eu pisar na embreagem , senao o carro vai morrerr ..."
e como ja disseram, nao morre !!! na primeira, de reduzida, ele vai andar devagarzinho, e vai ultrapassando naturalmente qualquer obstaculo... ainda mais o niva !!
pode ir sem medo ... mas, nao pisar na embreagem nao significa pisar fundo no acelerador e sentar o pau !!!! hehehehe .... solte todos os pedais, e vc vai ver seu carrinho navegando sozinho ..... nao tem onde ele pare !!! qdo for passar nos buracos, valetas, etc ..... pare o carro, ou entre bem devagar, mete a reduzida, e solte todos os pedais. .. ele passa devagar, sem gastar embreagem, e sem pular feito um cabrito .....
pra vc se acostumar com a reduzida, coloca seu carro numa descida mais forte, e em reduzida, deixe o carro descer .... depois, vá freiando, que vc vai perceber : ele cuuusta pra morrer !!!
abs, de quem, tabem, nao acreditava que nao ia morrer !!! heheheh
candido mg
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Bom, quanto a morrer o motor não vá tão confiante assim. É difícil, mas se não der uma aceleradinha de vez em quando , dependendo do obstáculo ele fica mesmo.
Eu por exemplo, tive essa péssima experiência quando atravessava 2 troncos tombados perpendicularmente à pista. O Carro passou os primeiros e escorregou nos segundos, travando as rodas traseiras e tremendo tudo até que o Bixim não guentou. Mas foi só ligar denovo, acelerar com mais vontade que foi tudo resolvido.
Técnica Off-road é mais feeling do que teoria... :pensativo:
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Para arrancar sem embreagem dá para dar uma forçada na palanca de mudanças na pimeira marcha que o sincronizador fará o veículo andar um poiuco, e com muito jeito fazer o veículo dar uma embaladinha assim até a marcha engatar, mas é necessário estar em 4x4 low para o veículo sair do lugar assim.
De resto, a embreagem é só para sair do lugar e passar as marchas!
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Renatão,
As vezes é necessário queimar embreagem (pode salvar a sua pele)... mas não sempre...
Você coloca 1ª reduzida e vai nas manhas sem apoiar ou controlar a embreagem.
No começo a gente queima muita embreagem... ai na 1ª ou 2ª trilha com um bom
instrutor você ja começa a pegar a manha e para de queima embreagem...
Agora lembre-se ! uma embreagem (willys) custa em torno de 150 reaus :mrgreen:
a do niva não sei...
[]'s
Boa sorte, Boa técnica e boas trilhas :D
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o melhor é não ter embreagem :mrgreen:
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Para não ter embreagem tem que ter dinheiro :mrgreen:
Câmbio automático é o ouro :mrgreen: vo te que coloca na rural :mrgreen:
falta so um mensalão :mrgreen:
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Acho que não, um automático de opala ou de landau, ou a mecanica completa desles não deve custar muito não.
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To pensando em colocar o câmbio do landau (auto no volante) na rural :twisted: deve fica o bixo :mrgreen:
Aproveitando que você ta por aqui... Tem como você ver pra mim o preço dos HDS para a rural ?
o ano dela é 75/76 e se tiver me passa o preço dos coiover (sei la como se escreve)...
Brigado ! Abraço :D
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HDS é sempre R$ 200,00 cada (fora os de graaande curso).
Coilover não tenho preço, mas deve ser no minimo US$ 500,00 cada.