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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por ferramenteiro Ver Post
    A frontier americana modelo Nismo, que é preparada para off road de fábrica vem sem o dispositivo que só permite a partida com a embreagem acionada justamente para ser usada desta maneira. Deve ser útil em algum momento, só não sei qual.
    Mas o colega acima já relatou a indicação de uso.....e isso de usar motor de arranque como força motriz é velho...eu mesmo já encostei carro no prego, estacionei, só com m. de arranque e bateria...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #14
    Pessoal,

    nunca tentei esta manobra, mas já ouvi favar em mais de um lugar, por exemplo no livro do João Roberto Gaiotto - Técnica 4x4. Ele cita esta manobra, pelo que entendi pode ser utilizado em casos de emergência, muita lama, areia muito fofa, muitos pedregulhos, etc. para o carro arrancar com pouca aceleração e de maneira mais constante. Lamas e atoleiros são inimigos da embreagem. Obviamente o motor de arranque não foi projetado para isto, portanto acredito que só deve ser utilizado em casos extremos.

  • #15
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    O procedimento é utilizado sim em areia. Tem quem faça isso quando está encalhado em areia e vai beliscando o arranque pois a roda vira tão devagar que normalmente auxilia no desencalhe. Sendo 1a marcha reduzida o motor liga sem problemas mesmo encalhado.
    Nunca fiz na Ranger pois a Ranger obrigatóriamente tem que pisar na embreagem para liberar a energia para a partida. Porém quem faz isso diz que funciona bem.
    Não conhecia esta técnica.

    Já utilizei o motor de partida em viatura que está no prego sem embreagem, arrancava com a 1ª engatada e continuava (tentando) passar as marchas no tempo. Dependendo do trânsito tinha que usar algumas vezes depois de parar em sinal etc. Já fiz isso algumas vezes e em algumas viaturas.

    Em outra ocasião uma Parati 1995 "morreu" onde não podia, meio que como último recurso, usei o motor de arranque para andar uns 30m e até um lugar mais seguro. Pensei que tivesse comprometido de forma definitiva a vida útil do motor de arranque, mas o fato é que vendi a Parati uns anos depois sem tem mexido nele.

  • #16
    Se o motor morre no meio de uma subida muito íngreme em piso de baixa aderência, deve-se usar este procedimento com a marcha ré e a reduzida acionadas, mas na verdade dependendo da inclinação não precisa nem dar partida... é só deixar tudo acionado enquanto segura pelo pedal do freio, depois soltar o pedal que a gravidade faz o motor pegar no tranco e você estará descendo com os dois pés no assoalho, segurança garantida pelo freio motor e em velocidade adequada.
    Pedro Lopes
    Toyota SW4 2000TD

    Ironman Suspension / FourWheel Bumper / PIAA Lights / OGZ Snorkel / BF AT / Husky Liners

  • #17
    Usuário
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    Bem, não sou expert e minha XJ é automática, portanto nunca usei essa técnica, mas achei um guia da Jeep que a recomenda.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pergunta de iniciante-guia-jeep06.jpg   Pergunta de iniciante-guia-jeep07.jpg  

  • #18
    Usuário Avatar de Robertux
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    Dentro d'agua, para evitar entrar água entre na embreagem caso o motor morra, por exemplo na travessia de um rio ou em um alagado ou mesmo em uma poça de lama.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #19
    Banido
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    muitos veiculos nem ligam se nao estiverem desengatados.
    é o caso dos automaticos e de muitas suvs manuais.

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