Mas o colega acima já relatou a indicação de uso.....e isso de usar motor de arranque como força motriz é velho...eu mesmo já encostei carro no prego, estacionei, só com m. de arranque e bateria...
Versão Imprimível
Pessoal,
nunca tentei esta manobra, mas já ouvi favar em mais de um lugar, por exemplo no livro do João Roberto Gaiotto - Técnica 4x4. Ele cita esta manobra, pelo que entendi pode ser utilizado em casos de emergência, muita lama, areia muito fofa, muitos pedregulhos, etc. para o carro arrancar com pouca aceleração e de maneira mais constante. Lamas e atoleiros são inimigos da embreagem. Obviamente o motor de arranque não foi projetado para isto, portanto acredito que só deve ser utilizado em casos extremos.
Não conhecia esta técnica.
Já utilizei o motor de partida em viatura que está no prego sem embreagem, arrancava com a 1ª engatada e continuava (tentando) passar as marchas no tempo. Dependendo do trânsito tinha que usar algumas vezes depois de parar em sinal etc. Já fiz isso algumas vezes e em algumas viaturas.
Em outra ocasião uma Parati 1995 "morreu" onde não podia, meio que como último recurso, usei o motor de arranque para andar uns 30m e até um lugar mais seguro. Pensei que tivesse comprometido de forma definitiva a vida útil do motor de arranque, mas o fato é que vendi a Parati uns anos depois sem tem mexido nele.
Se o motor morre no meio de uma subida muito íngreme em piso de baixa aderência, deve-se usar este procedimento com a marcha ré e a reduzida acionadas, mas na verdade dependendo da inclinação não precisa nem dar partida... é só deixar tudo acionado enquanto segura pelo pedal do freio, depois soltar o pedal que a gravidade faz o motor pegar no tranco e você estará descendo com os dois pés no assoalho, segurança garantida pelo freio motor e em velocidade adequada. :concordo:
Bem, não sou expert e minha XJ é automática, portanto nunca usei essa técnica, mas achei um guia da Jeep que a recomenda.
Dentro d'agua, para evitar entrar água entre na embreagem caso o motor morra, por exemplo na travessia de um rio ou em um alagado ou mesmo em uma poça de lama.
muitos veiculos nem ligam se nao estiverem desengatados.
é o caso dos automaticos e de muitas suvs manuais.