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Técnicas de condução com câmbio AT

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  • 22/10/2006, 11:34
    aidil fernandes
    Na água com AT
    Oi pessoal, tenho uma Grand Sportage 99, automática, gasolina, gostaria de saber, como conduzir na água, já que não existe a embreagem para controlar com ela a velocidade, deixando o motor cheio para não engasgar.
    Obrigado
  • 22/10/2006, 13:10
    Wallace
    Pode colocar reduzida e colocar a alavanca do cambio na marcha mais reduzida, não sei qual é no seu caso se é 1 mesmo.
  • 30/11/2006, 12:08
    cotton
    Citação:

    Postado originalmente por aidil fernandes Ver Post
    Oi pessoal, tenho uma Grand Sportage 99, automática, gasolina, gostaria de saber, como conduzir na água, já que não existe a embreagem para controlar com ela a velocidade, deixando o motor cheio para não engasgar.
    Obrigado

    Eu nunca gostei de pisar na embreagem na agua.
    É so na minha cabeça ou pode existir problemas em usar embreagem em travessias? Normalmente eu passo engatado e só.
  • 30/11/2006, 12:21
    Grassmann
    Sérgio,

    Nas descidas, para controlar melhor o carro, não pise nos freios. Use o câmbio em "L", com a reduzida engatada. O carro não derrapa e anda bem devagar.

    Aidil,

    Controlar a velocidade com a embreagem??? Para travessia, engate a reduzida, "D" e vá em frente com vontade. Se achar que o carro vai ficar tentando engatar uma marcha mais alta, use um "2" ou "1" e pronto. Se o carro fosse manual, eu nunca acionaria a embreagem no meio da travessia... Concordo com o cotton neste ponto. Engata-se e só se desengata depois de passada a travessia. Vai arriscar pra que??
  • 09/12/2006, 20:42
    SÉRGIO HOLANDA
    Caro Grassman,

    Valeu pela dica, mas como eu disse, mesmo com a reduzida e L o carro em uma decida muito ingreme e com lama pega muito embalo e se lá embaixo tiver de chegar devagar ai sobra pro freio mesmo...fazer o que, mas no mais o AT é muito bom.

    Abrs,

    Sérgio
  • 09/12/2006, 22:54
    Grassmann
    Citação:

    Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Caro Grassman,

    Valeu pela dica, mas como eu disse, mesmo com a reduzida e L o carro em uma decida muito ingreme e com lama pega muito embalo e se lá embaixo tiver de chegar devagar ai sobra pro freio mesmo...fazer o que, mas no mais o AT é muito bom.

    Abrs,

    Sérgio

    E se for câmbio manual numa situação dessas, muda alguma coisa???
    Acho que não... Então a "culpa" não é do câmbio automático, mas sim do terreno.
  • 11/12/2006, 22:11
    CarlosRMD
    Sérgio,

    Experimente ligar o ar condicionado. Em alguns carros onde a reduzida não segura tanto isto é suficiente para "roubar" um pouco a potência e diminuir o embalo sem necessidade de usar o freio.

    Abs,

    Carlos Diniz
  • 12/12/2006, 12:13
    Wallace
    Mas varia de carro para carro, a Minha Cherokee tem um freio motor animal em primeira marcha.
    Provavelmente pelo tamanho do motor e pela relação de marcha.
  • 12/12/2006, 16:11
    cotton
    Citação:

    Postado originalmente por Wallace Ver Post
    Mas varia de carro para carro, a Minha Cherokee tem um freio motor animal em primeira marcha.
    Provavelmente pelo tamanho do motor e pela relação de marcha.

    Exatamente! Vai variar de um pra outro.
    Com a Pajero tem que acelerar na descida pra não parar !:concordo:
  • 13/12/2006, 01:48
    ross
    Falando em cambio AT, lembrei de um Vitara de um amigo que é possível engatar a ré andando no D a 80km/h... Tá com problema ou é normal??? Se isso for normal acho perigoso d+!
  • 13/12/2006, 11:37
    Wallace
    Se não tinha problema, agora tem rs rs
  • 13/12/2006, 22:16
    Edintruder
    Citação:

    Postado originalmente por ross Ver Post
    Falando em cambio AT, lembrei de um Vitara de um amigo que é possível engatar a ré andando no D a 80km/h... Tá com problema ou é normal??? Se isso for normal acho perigoso d+!

    Eu tinha um Monza 92 Automático que levei um susto pois eu ia reduzir para parar num pedágio, e em vez de parar no Neutro, coloquei Ré sem querer e só deu para sentir uma segurada firme no tempo de puxar de volta para o Drive.
    Resumindo, a caixa engatava a Ré acima de 80km/h sem problemas.
    O inverso também, a Ré dava 64 km/h e aceitava a 1a numa boa!
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