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Manutenção GV/TRACKER feita em casa

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  • 07/02/2013, 17:20
    m_bispo
    Galera, desculpem a ausencia, mas segue um post de manutenção que tive que fazer.
    Estourei o pivô esquerdo numa viagem ao Jalapao e só tive 2 alternativas:
    1) trocar bandeja toda, já que pivô não é preso com parafusos e sim uma peca única com a bandeja, 480,00 na net.
    2) trocar o pivô na marra em um torneiro de qualidade, 200,00.
    Decidi pela 2a.
    O pivô foi trocado pelo da L200 GL antiga. Ele e do mesmo tamanho do da trk,mas e mais grosso na base.
    O torneiro diminuiu 3mm e encaixou na pressão. Estou testando, mas já deu pra ver que melhorou muito.
    Um forista me informou que ele teve o mesmo problema, mas trocou por um pivo da Ranger.
    Atualizando a lista de peças substitutas da Tracker:
    Pivô da bandeja GM TRACKER.
    1) pivô da bandeja superior da L200 GL - Vantagem: apesar de serem do mesmo tamanho, o da L200 deve ser mais forte. Desvantagem: necessita retirar + ou - 3 mm da base do pivô no torneiro para encaixar.
    2) pivô da ranger. Tbm é mais largo, tem que trabalhar a bandeja para substituir o pivo e trabalhar a peça onde encaixa o pivo, algo em torno de 2 a 3mm tbm...

    Complementando o post, tive um problema na ventoinha do AC, que era de mal contato e o mesmo acionava de forma irregular.
    Quando o carro andava, o AC funcionava direito, mas se pegasse um engarrafamento, meu amigo, a coisa ficava feia. E com o calor de Belém, piorava.
    Levei numa firma "especializada" em AC e a mesma disse que não mexia pq era coisa de eletricista e mesmo que fosse mexe,r para tirar a ventoinha tinha que afastar o radiador, retirar o gás e se bobear rezar para não furar o condensador, tudo pq tinha um ferro embaixo que impedia do ventilador sair.
    Fui num "eletricista" e o mesmo não mexia, pois era coisa de AC.
    Fiquei p. da vida e chegando em casa, verifiquei que são 4 porcas que prendem a ventoinha. Desmontei a mesma em menos de 5 min!
    O tal ferro é um que prende o parachoque embaixo e após um leve amasso foi fácil retirar.
    Olhando pela grade de acabamento, vê-se as 4 porcas e com uma chave L soltam-se as 4, amassando-se o ferro embaixo e retirando-se a ventoinha. Se quiser facilitar, pode retirar esta grade de acabamento.
    A ventoinha tem dois lados: o da hélice, que fica em contato com o condensador e a parte que fica pra frente, com uma tampa de ferro com presilhas laterais dobráveis.
    Após retirar a ventoinha deve-se soltar 3 parafusos pelo lado da hélice.
    Após isso, dobra-se para fora as presilhas da tampa de ferro, utilizando-se uma chave philips.
    Retira-se esta tampa de ferro e terá acesso ao suporte das escovas do motor.
    Verificar o estado delas e trocar se for necessário, comprando as mesmas em loja de material eletrico.
    É interessante que seja feita uma limpeza do pó que se acumula e lubrificação com limpa contatos.
    Quem quiser, pode levar a ventoinha em um eletricista que ele faz esse serviço bem rápido.
    Aproveitem para verificar a espuma na volta da ventoinha. Colar ou substituir.
    Depois voce mesmo monta no sentido inverso.
    Minha ventoinha está poderosa agora.
    Não tirei fotos, mas acho que assim que o pessoal olhar a venoinha no carro verão que não tem mistério.
    Detalhe: o eletricista cobrou 30,00 reais para limpar e trocar as escovas, que ele forneceu.
    Vlw.
  • 08/02/2013, 00:05
    gtrong
    Bispo, não lembro se foi vc que fez um tutorial de manutenção nas bobinas do Tracker.
    Caso tenha sido vc poderia informar onde se encontra pois estou tendo dificuldades em encontra-lo. Att
  • 08/02/2013, 11:07
    m_bispo
    Citação:

    Postado originalmente por gtrong Ver Post
    Bispo, não lembro se foi vc que fez um tutorial de manutenção nas bobinas do Tracker.
    Caso tenha sido vc poderia informar onde se encontra pois estou tendo dificuldades em encontra-lo. Att

    Manutenção das bobinas:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...vitara-64.html
    Cuidado para não quebrar o parafuso como eu fiz. Utilize um desimgripante antes.
    Abraços
  • 08/02/2013, 11:11
    m_bispo
    Pessoal, segue uma dica de manutenção do AC, que comigo tem funcionado muito bem e não precisei mexer ainda no compressor e no gás. Foi originado para responder o post abaixo:

    Postado originalmente por aleilario http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...post-right.png
    Preciso arrumar alguém bom em ar condicionado para verificar o meu ! Comprei o filtro do ar e quando fui trocar, para minha surpresa estava sem nada, ou seja, estava rodando sem filtro desde que comprei o carro ! Instalei o filtro e agora ficou um pouco menos gelado hehehe... A ventoinha liga sim quando aciono o ar condicionado e gira bem forte. Ja mandei dar carga duas vezes para ver se melhorava e nada, ja mandei verificar se tem algum vazamento nada...


    Resposta:
    Eu desconfio que a unidade evaporadora, a que fica dentro carro, e o ventilador interno estão com muita sujeira.
    Digo com base no aconteceu comigo JAN 13.
    Quando comprei a Trk em NOV 2011, verifiquei que o ar não gelava muito em comparação com meu outro carro.
    Fui direto filtro da cabine. Ele tinha tudo, inclusive pequenas folhas e insetos!
    Peguei uma promoção numa loja e troquei o filtro, fiz a higienação dos dutos e limpeza das duas colméias, a externa e a interna. Não tinha mexido na ventoinha.
    Ele ficou poderoso!
    Viajei pro Jalapão em JUL 2012. Em SET 12 o ar ficou fraco de novo. Fui no filtro e o mesmo estava com uma grossa camada de pó vermelho.
    Fiz a troca e o mesmo voltou a gelar bem.
    Ainda não fiz a limpeza do ventilador interno depois da viagem. Até hoje ele tem uma camada dessa camada de pó vermelho, mas não está interferindo em nada.
    Em JAN 13, voltou a dar problema. Só que eram as escovas da ventoinha. Foram facilmente trocadas.
    Fui olhar o filtro novamente e o mesmo estava novamente muito sujo. Aqui em Belém, ele custa 30,00. Comprei 3 conjuntos.
    Não sei se é só a minha Trk ou se é defeito do projeto, mas meu filtro cabine suja muito. Tudo bem que faço muito trilha.
    Se você está dizendo que estava funcionando sem o filtro da cabine, toda a sujeira ficou grudada na colmeia interna.
    Sugestão: tire o porta luvas, o filtro de cabine ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...er-2006-a.html (Passo a passo troca filtro cabine Tracker 2006 ---) ) e dê uma olhada no estado da colmeia e no ventilador.
    Abraços.
  • 08/02/2013, 12:30
    aleilario
    Muito bom este tópico !!! Ainda não tinha visto, ja esta nos meus favoritos !

    Gostei do tutorial de como trocar as lampadas do painel, coloquei uma central multimidia no meu carro e a iluminação é azul, fica horrível com o verde do painel...vou trocar tbm !!!
  • 18/02/2013, 13:58
    m_bispo
    Galera,

    segue um post muito bom que explica muita coisa e esclarece os mitos sobre temperatura do motor.
    Agora eu entendi pq o caro sem a válvula termostática, quando o giro está alto, o motor aquece.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-cabecote.html (Tampa do radiador, válvula termostática e junta do cabeçote.)
    Deem uma especial atenção a tudo que se refere à arrefecimento, pois por causa de uma escovas da ventoinha (30,00) do AC, tive um preju de quase 500,00, para trocar a parte superior do radiador + válvula termostática.
    Abraços
  • 23/02/2013, 21:37
    Executor
    1 Anexo(s)
    Pessoal, só relatando a minha experiência com a mudança das luzes do painel.
    No princípio eu coloquei os leds iguais ao do tutorial, só que brancos. Não ficou muito legal. Esse led ilumina só no meio por causa do efeito da lente dele, por isso, na direção do led ficou um foco de luz bem brilhante e ao redor ficou realmente muito fraco. Daí retirei todos os leds e troquei por esse modelo, tb na cor branca.
    Anexo 396670

    O resultado ficou perfeito, a iluminação do painel ficou totalmente homogênea, bem legal. Esse modelo custa um pouco mais que o dobro do outro mas vale cada centavo!

    Um abraço!
  • 23/02/2013, 21:43
    Executor
    Ah, uma coisa que esqueci de mencionar. To tentando acessar o Suzuki Club 4x4 para ver o tópido da troca das luzes dos controles do ar mas é preciso se registrar no fórum e aparentemente eles removeram a opção para se inscrever. Será que não estão aceitando novos membror por enquanto?
    Alguma nobre alma faria a gentileza de acessar o tópico e gerar um pdf com as informações e fotos para mim? (e para quem mais estiver interessado, claro)

    Agradeço desde já!
  • 24/02/2013, 08:06
    Murillus
    Citação:

    Postado originalmente por Executor Ver Post
    troquei por esse modelo, tb na cor branca.
    Anexo 396670

    Sebe informar qual é a referencia destes LEDs ???
  • 24/02/2013, 09:34
    Executor
    Citação:

    Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Sebe informar qual é a referencia destes LEDs ???

    Não tenho certeza, pela embalagem ele parece ser um artigo meio genérico, do tipo que todas as marcas importam da mesma origem e só colocam os seus nomes, daí não sei se a informação impressa aqui vai ajudar, mas de qualquer forma, a marca é MATRIX e a referência é DA-LED-5-B-50. Não sei se existe uma variação de intensidade de cada led individual, peguei esses porque era o tinha disponível na loja onde comprei os primeiros e, por sorte, são muito bons. A noite vou tirar uma foto do resultado e depois posto aqui.
  • 25/02/2013, 20:17
    Botswaner
    Alguém poderia postar um tutorial do radiador da tracker por da besta 2.2.
  • 25/02/2013, 20:23
    aleilario
    Não sei quanto custa o radiador da besta, mas eu optei por fazer um radiador novo de cobre e não me arrependo ! Gastei na faixa de 800 reais e ficou show de bola !
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