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Tópico: Bloco quebrado

  • #1
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    Bloco quebrado




    Boa dia a todos,

    Senhores, sou dono de um sidekick 1.6 16v, e isso aconteceu com o bloco do meu motor, alguém já viu esse tipo de problema, nunca vi nada parecido acontecer a um bloco de motor...
    alguém sabe porque teria acontecido, se tem como reparar, ou se ai já era e só um novo mesmo?









    Sds,

  • #2
    Usuário Avatar de aryrj
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    Solda. Fica perfeito. Se vc estivesse no RJ, tava feito. Mas tira umas fotos melhores.
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
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  • #3
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    Vou tirar umas fotos melhores Aryrj, essas foram com um celular fuleiro...

    Solda? Eu consultei uma "boa" retifica e eles me disseram que nessa região fica complicado por causa das altas temperaturas que o bloco atinge, que iria ocorrer uma dilatação diferencial que poderia causar o aparecimento de novas trincas na região...

    Vou procurar outra retifica aqui para ter uma segunda opinião.

    Alguem conhece alguma boa para indicar aqui em Salvador?

    Obrigado Novamente.

  • #4
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Caros,

    pelo excesso de ferrugem nos veios de água, aparentemente este motor rodou sem o fluído e a proporção correta do liquido de arrefecimento (mínimo de 30% de fluído longa vida). Não sei se no ponto de ruptura havia passagem de água, pois com fluído incorreto existe deterioração do bloco por corrosão e cavitação.

    Os depósitos de ferrugem nas passagens de água também diminuem o coeficiente de refrigeração do bloco e do cabeçote.

    Apesar de não termos temperaturas congelantes, é fundamental andar com 30 até 50% de fluído misturado a água destilada no sistema de arrefecimento, garantindo a lubrificação da bomba d'agua, longevidade das mangueiras, saúde da tampa do radiador e o mais importante; prevenção contra corrosão.

    Em motores com bloco de aço e cabeçote em alumínio é fundamental usar sempre fluído de qualidade, pois existe uma diferença eletrolítica entre os metais, gerando um efeito "bateria" que termina por corroer o bloco.

    Ideal neste caso seria bom procurar um bloco novo ou semi.

    Abraços

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #5
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    Obrigado pela opinião Clemente, eu ainda estou tentando entender como isso aconteceu, porque o carro estava teoricamente em dia, com água e oléo nos niveis recomendados.

    Realmente pode ter havido da minha parte uma falta de cuidado com o liquido de arrefecimento, mas será que apenas isso seria suficiente para a falha?

    Estou a procura de outro bloco para o motor, alguem tem ideia de preço?

    Obrigado novamente!

  • #6
    Usuário Avatar de aryrj
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    Esse motor não é aço e alumínio... é todo em alumínio.
    Pode ser soldado, com tranquilidade (mas não é qq um que faz) embora um novo bloco sempre seja mais indicado. O difícil é achar um.
    Outro caso é o seu cabeçote. Como ele está? A pergunta é só pra confirmar, pois do jeito que está a junta...

    A ajuda que posso lhe dar é colocá-lo em contato com o dono da retífica que faço meus motores. É aqui no RJ, mas ele é um engenheiro mecânico cuja oficina tem "apenas" 54 anos, no mesmo lugar! Com as facilidades de transporte hoje em dia, quem sabe. É de extrema confiança. Se quiser, é só falar.
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

  • #7
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    O cabeçote sofreu um pequeno dano, mas nada que um preenchimento com solda, uma faceada no local e um polimento não resolvam.

    Meu medo em recuperar o bloco é porque eu não sei qual foi a causa do defeito, então tenho medo do bloco também estar fragilizado em outros pontos.

    Mas ajudaria bastante se você pudesse me passar o contato dessa retífica para que eu possa conversar com o dono e ver qual a opinião dele.
    Vou passar na oficina pra tirar umas fotos melhores.

    Abraços

  • #8
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    Citação Postado originalmente por sales.ivo Ver Post
    O cabeçote sofreu um pequeno dano, mas nada que um preenchimento com solda, uma faceada no local e um polimento não resolvam.

    Meu medo em recuperar o bloco é porque eu não sei qual foi a causa do defeito, então tenho medo do bloco também estar fragilizado em outros pontos.

    Mas ajudaria bastante se você pudesse me passar o contato dessa retífica para que eu possa conversar com o dono e ver qual a opinião dele.
    Vou passar na oficina pra tirar umas fotos melhores.

    Abraços
    Pra ter certeza que o cabeçote não sofreu nada além do que tá visto, antes de fazer o serviço de solda e faceamento peça pra fazer um teste de trincas.

  • #9
    Usuário Avatar de aryrj
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    Tá certo o Elisson. Seria recomendável.
    Só não sei como ele é feito, além da inspeção visual, pois se existirem trincas, certamente estão marcadas no bloco.

    De qq forma, dá uma olhada nesse tópico:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...do-vitara.html (Bloco Motor Rachado - Vitara)

    Lá vc vê fotos de alguns "estragos"...
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
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  • #10
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    Vou pedir sim pra fazer uma verificação mais completa no cabeçote, mas pelo meu teste do "olhômetro" parece que o problema foi localizado mesmo.

    Consegui uma parte de força completa aqui em Salvador e vou trocar pela minha, desisti de reparar o bloco, eu não ia mais ter segurança na confiabilidade do motor.

    @Aryrj - Que trato seu motor recebeu hein? meu sonho era fazer algo assim com o meu, mas por aqui ta dificil!

    Só continuo com a duvida do motivo da quebra... mistério!

    De qualquer forma obrigado a todos!

    Abraços

  • #11
    Usuário Avatar de aryrj
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    É sales... meu motor só me faz rir... Mas já me fez chorar muito $$$$$$$$$$$$$$$!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
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