Pessoal vou dar a minha contribuição:
Tenho um Grand Vitara 2001 2.0 3P. Estava original quando eu comprei, agora não mais, rs.
O que fiz:
Lift 2" RC4x4, na dianteira;
Amortecedores da suprema + molas de opala 6cc na traseira;
Fiz a barra Panhard com regulagem;
A cambagem por recomendação do Ricardo RC4x4, fiz o furo oblongo no amortecedor dianteiro;
Uso pneus Sem Fronteira Mais Genius Tyres, dia a dia.
Problemas que passei:
Tentei não fazer o furo oblongo no amortecedor dianteiro com medo de comprometer a integridade da suspensão dianteira, fui em um milhão de alinhamentos e cada um me aparecia com um problema maior, ao invés de soluções. Acabei fazendo o furo, ficou ótimo.
Depois estava usando molas originais traseiras com os calços da RC e os alongadores de amortecedor que vem no kit. Após umas duas trilhas o amortecedor quebrou logo abaixo do alongador. Acho que minhas molas estavam cansadas o amortecedor batia algumas vezes no inicio de curso durante a trilha, isto deve ter detonado o eixo dele. Comprei os amortecedores da suprema e instalei sem os alongadores, ficou pior, eles são bem maiores que os originais batiam todo o tempo no inicio de curso, optei por instalar as molas dianteiras do opala 6cc, ficou alto pacas, tive que fazer a panhard, conversei com um com outro, $ 590,00 dilmas uma Panhard regulável. Resolvi fazer, comprei uma barra roscável de aço 3/4 mais quadro porcas também de aço, medi a distância de três porcas e mais meio centímetro, cortei a minha barra. Detalhe a medida da barra roscável é quase exatamente a mesma do diâmetro interno do tubo original, entrou como uma luva, mandei soldar as duas porcas na barra original após o corte. Cortei o tamanho que queria na barra roscável, coloquei duas porcas no meio da barra para funcionarem como travas, montei tudo, regulei. Ficou ótimo.
Agora tenho que mandar fazer um espaçador para o cardã, acho que se for fazer uma trilha pesada que necessite de uma boa flexão da suspensão o cardã sai da T-case.
Espero ter ajudado. Detalhe, fiz isto tudo com o auxilio do meu filho, não sou mecânico, sou professor, rs.
Seguem as fotos do antes e do depois.
Carlos Leandro
Anexo 509248
Anexo 509249