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  • #1

    SAMURAI 96> Proteções básicas (essenciais) + Desempenho




    Pessoal,

    Acompanho o forum faz um tempinho e já busquei algumas informações importantes porém, queria ver com alguem que literalmente comecou como eu: DEVAGAR.

    Estou com um Samurai 97 todo original, com 80k. Usarei 80% do meu tempo. Principalmente para ir até o sítio (interior de MG). São aproximadamente 850km (ida e volta) do RJ. Tenho outro carro pra viagens mais longas (certamente irei vende-lo em breve).

    Peguei diversas informações sobre melhorias de desempenho mas 98% referentes ao uso OFF-ROAD então minhas dúvidas continuam pois ficarei mais na cidade com ele. Apenas no sitio é que o bicho vai pegar devido ao caminho TENSO. Até chegar em casa são 13km de terra com pedras, valas e subidas de infartar. Isso aqui é apenas para esclarecer minhas intenções com o Samurai.

    Vi também que 80% dos casos recomendam uma migração para motor AP 1.6mi devido à manutenção 'barata', facilidade de peças e um ganho razoável de desempenho com um melhor custo. Com isso, temos duas situações que gostaria da opinião do pessoal:

    1 - Dúvidas gerais:

    Em relação às proteções BÁSICAS e essenciais:

    - protetor do carter
    - protetor do tanque de combustivel

    Pergunto: alguma proteção a mais? Preciso reforçar alguma coisa?

    Em relação à elétrica:

    - Achei os faróis fracos. Colocarei um par de farol auxiliar. Vi que falam de adicionar um rele pra isso e que os farois da kombi servem. Ok. Mas ninguem comentou se necessitam de adaptações (e como começar a brincadeira) pra essa alteração. Ideal que fosse plug and play.

    - Achei uma informação legal de como 'limpar' os dutos de ar (condicionado) porem ninguem comentou sobre colmeia (ele tem afinal?), nem sobre possivel recarga de gás (?!)

    2 - Mantendo o motor, cambio e pneus ORIGINAIS:

    - O quê e como fazer para melhorar o desempenho em estradas (vejam bem, NÃO é pra correr com o carro, nem andar a 110km/h constante, pra isso eu compraria um adequado), mesmo que pouca coisa? Apenas pra deixar o carro um pouco mais esperto.

    - Vi comentários sobre um kit de redução porém há inúmeras versões diferentes e nenhuma explicação sensata sobre seu uso, senão para o OFF-ROAD. Lembrem-se que aqui não mexeremos no motor, nem no cambio, nem nos pneus. Apenas pra deixar o carro um pouco mais esperto.

    3 - Migrando para o motor AP 1.6mi com cambio e pneus ORIGINAIS:

    Aqui a coisa já muda.

    - Suponhamos que eu parta para esse motor. REALMENTE pro tipo de uso relatado, DÁ PRA MANTER o cambio original? Migrando apenas o motor NÃO PRECISA mudar mais nada? É Plug and Play? O que precisa ficar atento na hora de comprar o motor? Quais são as peças que deverão vir para uma adaptação correta no Samurai? Precisa mudar/adaptar alguma coisa em função da troca dos motores? Só pra ratificar: apenas para deixar o carro um pouco mais esperto.

    - As possíveis respostas do item 2 podem ser levadas em consideração neste caso de mudança do motor também?

    4 - Migrando para o motor AP 1.6mi com cambio de chevette:

    - Caso opte por esse conjunto, o cambio de chevette é o mais indicado pro meu uso? É plug and play? Quais adaptações são necessárias para a migração do cambio?

    - Fica um bom conjunto? As respostas do item 2 também poder ser aplicadas neste caso?

    5 - Pneus:

    - Caso o pessoal mais entendido do assunto leia e pense "é preciso mudar os pneus". Ok. Quais são recomendados? Nada bruto para OFF-ROAD extremo. Mais uma vez: apenas para melhorar o conjunto do carro, neste caso, estrada e terra.

    ---

    Pessoal, só ratificando mais uma vez: Apenas para melhorar o desempenho, deixando o carro mais esperto. Nada demais.

    É um batalhão de perguntas mas acho que todos nasceram sem engatinhar, descobriram o sofá, o andador... e hoje tem até os que ficam de cabeça pra baixo com um só braço. certo? Há também os que já nasceram correndo, pulando... mas vamos deixar esses pra depois.

    Quem puder contribuir, fico agradecido demais! Ainda não fui pro sítio com ele pois está passando por uma revisão geral e, se possível, já farei algumas coisas em relação à proteção inferior pra não voar pedras!

    Abraços e bons ventos à todos!
    No aguardo,

  • #2
    Por mais que o Samurai tenha um motor deveras fraco em estradas não creio que seja uma boa idéia trocar de motor, especialmente com apenas 80.000km. Não dá pra esquecer que o carrinho é bastante instável e tem uma aerodinâmica semelhante a uma caixa de sspatos! Nas raras vezes que atinjo 100km/h com o Samurai sinto um insegurança bem grande, o carro balança pra caramba.

    Quanto ao ar condicionado:levei o meu para uma limpeza e o cara da oficina desistiu do serviço dizendo que o sistema do Samurai é muito complexo . . . de dificil acesso. Acabou dando uma bombada no gás e era isso. Tá funcionando bem.

    Pneus não tem muito erro, vai de BF AT ou similar. E em relação aos faróis também penso em trocar mas não sei ao certo o que escolher.
    | Jimny Sierra |
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  • #3
    Usuário Avatar de andre veiga
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    Marco,
    Sinceramente e sem ofensa?
    Para seu uso acho o samurai a escolha errada, em especial quando se pensa em trocar motor etc.

    Não sei se a idéia de trocar é viável, mas pela relação custoXbenefício, eu pensaria em um Grand Vitara, esta com preços "abaixo" do
    preço dos vitaras, em especial os 2 portas, oferece muito mais conforto, e com ele você faz todo o percurso que necessita / deseja sem "diminuir a vita útil da sua coluna"...

    É um "carro" que você viaja a 100km/h com segurança por 1000km, sem muito cansaço e ainda enfrenta boa parte das trilhas até nível médio sem muita modificação.
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  • #4
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    mas.marcos,

    Pelo que relatou, acho que um vitarinha seria bem mais adequado pra vc, é melhor de estrada e encara muuuito bem o off road. Já pensou em trocar?

    abraços

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Alemão Ver Post
    Por mais que o Samurai tenha um motor deveras fraco em estradas não creio que seja uma boa idéia trocar de motor, especialmente com apenas 80.000km. Não dá pra esquecer que o carrinho é bastante instável e tem uma aerodinâmica semelhante a uma caixa de sspatos! Nas raras vezes que atinjo 100km/h com o Samurai sinto um insegurança bem grande, o carro balança pra caramba.

    Quanto ao ar condicionado:levei o meu para uma limpeza e o cara da oficina desistiu do serviço dizendo que o sistema do Samurai é muito complexo . . . de dificil acesso. Acabou dando uma bombada no gás e era isso. Tá funcionando bem.

    Pneus não tem muito erro, vai de BF AT ou similar. E em relação aos faróis também penso em trocar mas não sei ao certo o que escolher.
    Eduardo,

    Engraçado, andei com o meu indo pra Cavalcante-GO a 110/120 km/h (só em retas e descidas, hehehe) e não senti insegurança, até me surpreendi. só a partir de 130 km/h que pensei: "ihhhhh...sei não", aí tirei um pouco o pé. Tinha sido a segunda vez que pegava estrada com ele e só queria testar. Normalmente 100 km/h tá muito bom pra mim.

    O A/C do meu, desmontei o painel todo e limpei o que deu, só faltou limpar o evaporador, que irei limpar em breve seguindo as dicas do Fabil aqui no forum. Não dá muito trabaho, mas toma um bom tempo. No fim vale a pena.

    Quanto as farois, também quero trocar os meus por algum que use lampadas h4. Se encontrar algum que funcione bem, te indico a loja.

  • #6
    Usuário Avatar de andre veiga
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    Citação Postado originalmente por Neilson Ver Post
    Eduardo,
    Engraçado, andei com o meu indo pra Cavalcante-GO a 110/120 km/h (só em retas e descidas, hehehe) e não senti insegurança, até me surpreendi. só a partir de 130 km/h que pensei: "ihhhhh...sei não", aí tirei um pouco o pé. Tinha sido a segunda vez que pegava estrada com ele e só queria testar. Normalmente 100 km/h tá muito bom pra mim.
    Neilson,
    Você tem contagiros no samurai?
    Pergunto pois no meu a 80km por hora, estou a mais ou menos 3500 rpm, mesmo descontando a redução e pneus maiores...
    No meu caso o velocimetro esta certinho com os radares... não tenho certeza das rpm, mas a 130km/h acho que deve estar e muito na faixa vermelha, e isso para o motor é suicidio, sem contar que o samurai não é exatamente feito para essa velocidade.
    Para o Marco, ainda voto no GV.
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  • #7
    fala galera. não adianta mudar os farois (experiencia própria) kombi, moto, qq um de 100w. já é meu segundo samurai e é (era) a mesma coisa. segundo os eletricistas o samurai possui 1 positivo de energia direta e 2 negativos. aí um amigo instalou um relé de 400w com as ligações invertidas. é só alegria, acreditem ficou excelente!!!!!!!!! se precisarem posto fotos num novo tópico.
    uso um par de sealed beam VTO super vagabundo.

  • #8
    Citação Postado originalmente por Neilson Ver Post
    Eduardo,
    Engraçado, andei com o meu indo pra Cavalcante-GO a 110/120 km/h (só em retas e descidas, hehehe) e não senti insegurança, até me surpreendi. só a partir de 130 km/h que pensei: "ihhhhh...sei não", aí tirei um pouco o pé. Tinha sido a segunda vez que pegava estrada com ele e só queria testar. Normalmente 100 km/h tá muito bom pra mim.
    Nesse trecho (BSB > Chapada) a estrada é muito mau remendada. O meu Samurai por ali, acima de 80km/h, não transmite segurança alguma. E cara, 130km/h.... hehehehe o máximo que cheguei foi 110km/h e mesmo assim era descidão!

    Citação Postado originalmente por geraldo botelho Ver Post
    . aí um amigo instalou um relé de 400w com as ligações invertidas. é só alegria, acreditem ficou excelente!!!!!!!!! se precisarem posto fotos num novo tópico.
    uso um par de sealed beam VTO super vagabundo.
    Diz ai como faz.
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  • #9
    vou postar em um novo tópico para ser achado melhor

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Alemão Ver Post
    Nesse trecho (BSB > Chapada) a estrada é muito mau remendada. O meu Samurai por ali, acima de 80km/h, não transmite segurança alguma. E cara, 130km/h.... hehehehe o máximo que cheguei foi 110km/h e mesmo assim era descidão!



    Diz ai como faz.
    Eu tenho uma multa com foto na BR116 a 130, e com aquela correção que fazem, a 126... Estava testando uns ajustes de motor em uma reta... E tinha um radar móvel da PRF...

    Mas devo concordar que a velocidade de cruzeiro dele é de 80, estourando 90 km/h, depois disso dá muito trabalho manter a velocidade, e a viagem fica muito cansativa...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #11
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    Marco.

    Eu acho que você deve pesquisar mais aqui pelo forum e chegar as suas próprias conclusões. É comum aos colegas novatos tentarem por todas suas dúvdas em um tópico novo, mas isso alem de quase nunca dar certo, acaba por atrapalhara mais que ajudar, pois mistura tudo...

    É certo que o ideal não existe, mas o mais próximo disso seria pesquisar muito antes de se decidir por uma determinada viatura, e depois que se decidisse por ela, pesquisar mais um pouco sobre a mesma...

    Eu concordo com a opinião dos colegas de que o Samurai não se enquadra nas suas necessidades, as preparações para samurai são inversas as que você deseja, pois são feitas para torna-lo mais resistente ainda... É muito complicado você "domesticar" um samurai, o resultado nunca vai ficar bom.

    Concordo com os colegas de que voê deveria optar por um Vitara, que é até mais barato que um Samurai...

    Mo mais, pesquise pelos diversos tópicos já existentes, existem muitas respostas aos seus questionamentos...

    Boa sorte!
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #12
    Citação Postado originalmente por Eduardo Alemão Ver Post
    Por mais que o Samurai tenha um motor deveras fraco em estradas não creio que seja uma boa idéia trocar de motor, especialmente com apenas 80.000km. Não dá pra esquecer que o carrinho é bastante instável e tem uma aerodinâmica semelhante a uma caixa de sspatos! Nas raras vezes que atinjo 100km/h com o Samurai sinto um insegurança bem grande, o carro balança pra caramba.

    Quanto ao ar condicionado:levei o meu para uma limpeza e o cara da oficina desistiu do serviço dizendo que o sistema do Samurai é muito complexo . . . de dificil acesso. Acabou dando uma bombada no gás e era isso. Tá funcionando bem.

    Pneus não tem muito erro, vai de BF AT ou similar. E em relação aos faróis também penso em trocar mas não sei ao certo o que escolher.

    Fala Eduardo!

    Tô sabendo que o motor é fraquinho pra algumas coisas... mas o que penso não é nada demais não. Só pra dar uma 'melhorada' de leve mesmo. Não tenho perfil pra andar a mais de 100 km/h e exatamente como muitos aqui, meu lance é curtir a viagem, de ponta à ponta. É que o pessoal já toma de partido um foco off-road pro carro e generaliza o perfil dos donos... até compreendo mas um esforço pra ser neutro torna-se, em alguns casos, necessário, né? enfim....
    Também curto MUITO fotografar. Obviamente não tenho fotos como as suas mas são bem legais também. E acredite, lugares impensáveis! ehehe.

    Sobre o ar, vocÊ tem razão pois foi a mesma informação que tive! Meu ar está funcionando que é uma beleza porém, gosto de conhecer bem o funcionamento das coisas. É só dúvida mesmo.

    Em relação aos pneus, estou com boas referencias sobre o BF. Vou acabar trocando mas mantendo o perfil. E sobre os farois já vi diveras indicações mas como eu disse, nenhuma com um ar humilde de 'passo a passo'. Tudo até bem simples mas sem informações concretas de adaptações necessárias ou não, tipos de problemas que surgem e possíveis soluções. Isso sim é compartilhamento. Conhecimento restrito, não é conhecimento...

    Teve um amigo que comentou sobre o farol da kombi ou do fusca mas não diz como foi a adaptação, se tem que furar algo, ligar fio direto à bateria.... ou seja, muito se fala, pouco se explica...rs....

    Vi que você percorreu a Chapada. Farei esse trajeto em Junho/2012.

    Grande abraço!

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