x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31

Sidekick aquecendo quando quer!?

Então,
    Estava subindo a serra de teresópolis com meu side e até ai tudo bem.. quando parei no mercado da serra percebi que havia um pouco de vapor (fumaça branca) saindo de dentro do capo. Nunca tinha acontecido antes comigo. Corri para comprar água e quando voltei já abri direto a tampa do radiador, que, como ainda estava meio quente, fez com que voasse um jato d'agua que por sinal tinha uma cor levemente amarronzado. Não me feri, apesar da manobra imbecil de nao esperar esfriar, mas no momento em que ia colocar agua no radiador fui repreendido por dois senhores que me disseram nunca colocar agua direto no radiador somente no reservatório. Esse, porem, se encontrava cheio não havendo aparente necessidade de mais agua.
    Esperei o carro esfriar e subi até em casa sem mais problemas.
    Nesse dia, mais tarde, desci até a cidade (moro em uma ladeira bem alta) e tive dois episódios de aquecimento em menos de 20 minutos circulando de carro sendo que o segundo chegou a fazer barulho de "bule quando a agua ferve"!
    Liguei pro meu mecanico que me disse para colocar agua direto no radiador. Fiz isso e adicionei algo em torno de 3L deixando-o cheio até a boca. Detalhe que mesmo depois desses aquecimentos o nivel de agua no reservatorio continuou o mesmo.
    Ao retirar a tampa do radiador percebi uma gosminha branca que pareceu suspeita mas na hora simplesmente limpei com um paninho e recoloquei.
    Fiz um passeio de aproximadamente 1h e o carro parecia perfeito, mas quando estava chegando em casa ele voltou a soltar fumaça (não aqueceu), só fumaça.
    Apos o carro esfriar reabri a tampa do radiador e recoloquei cerca de 700ml reenchendo-o.
    Hoje voltei para o rio (aprox 2h de viagem (transito)) e o carro esta impecável nao aqueceu em momento algum, nem quando chegou em casa!

Então após esse longo relato ficam os problemas:
    Aquecimento intermitente
    Gosminha branca na tampa do radiador
    Fumaça branca quando ligo o carro

Alguém tem alguma ideia do que possa ser? Devo me preocupar? Alguma opinião?

Muito grato e obrigado pela paciencia de ler!

Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Agradecimentos: 5
    Pra começar, tira toda a água e também a válvula termostática. Se nunca trocou, faz a substituição dela por uma nova e adiciona água desmineralizada + aditivo no radiador na proporção 50%/50%.

E nunca, jamais adiciona água fria/motor quente com o mesmo desligado pois a possibilidade de queimar a junta do cabeçote é enorme! O correto é ligar o motor e adicionar a água para que o mesmo circule no sistema para que não haja "surpresas" posteriores.

Olhe também a cor do óleo, se tá na sua cor original de acordo com a quilometragem ou se houve mistura da água com o óleo. Essa gosma branca aí é meio suspeita!!!!!

Boa sorte!

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Agradecimentos: 0
    Aquecimento intermitente
    Válvula termostática travando fechada intermitentemente.

Gosminha branca na tampa do radiador
    Talvez empeno do cabeçote, por superaquecimento. Mistura água e óleo. Abra a tampa de colocação de óleo e veja se a gosminha está lá também.

Fumaça branca quando ligo o carro
    Anéis de segmento com folga.

Isso é apenas a minha opinião.
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

A gosminha é anterior ao aquecimento. Lembro de ter visto ela a pelo menos 2 semanas e ter considerado como "agua do radiador deve estar suja"

O óleo do motor parece normal e foi trocado a uns 500km. Não há gosminha nem na vareta nem na tampa do óleo!
    Estou com vntade de escorrer toda a agua. Teria como me apontar onde é a tampa que eu deveria abrir para escorrer a agua do radiador?

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    A gosminha pode ser a causa e não a consequência desse superaquecimento. Tire a mangueira inferior do radiador.
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por suzukao4x4 Ver Post
    A gosminha é anterior ao aquecimento. Lembro de ter visto ela a pelo menos 2 semanas e ter considerado como "agua do radiador deve estar suja"

O óleo do motor parece normal e foi trocado a uns 500km. Não há gosminha nem na vareta nem na tampa do óleo!
    Estou com vntade de escorrer toda a agua. Teria como me apontar onde é a tampa que eu deveria abrir para escorrer a agua do radiador?
    Embaixo do radiador, acredito que bem ao centro (pois assim é no Grand Vitara) deve ter uma "toneirinha". Se não achar a mesma, com um alicate tira a presilha de pressão do mangote que fica lá embaixo do radiador e deixa escorrer. Quando descer toda a água, recoloca o mangote, a presilha e repoe a água + aditivo na proporção com o motor ligado!!!!!

vou tentar!
    Ary, vc tinha dito que a gosminha poderia ser cabeçote empenado por superaquecimento! Nunca havia superaquecido antes.. teria alguma outra causa pra isso? Sei do tamanho do preju que seria um prob no cabeçote! Tem algum teste que eu possa fazer?

Outra pergunta de iniciante, mas onde fica a valvula termostática?

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Aplainar um cabeçote trocando a junta não é tão caro assim.

Por partes, então:

"...me disseram nunca colocar agua direto no radiador somente no reservatório. Esse, porem, se encontrava cheio não havendo aparente necessidade de mais agua."
    Esse reservatório não funciona tipo nos carros mais modernos, cujos radiadores são selados. Quando seu carro superaquece, a pressão é liberada pela tampa do radiador (sim, ela é uma válvula além de tampa) e o reservatório recebe essa água, liberando-a de volta ao radiador, quando esfria. No sistema do seu carro, pode sim colocar água direto no radiador, depois de esfriar.

"...Esperei o carro esfriar e subi até em casa sem mais problemas.
    Nesse dia, mais tarde, desci até a cidade (moro em uma ladeira bem alta) e tive dois episódios de aquecimento em menos de 20 minutos circulando de carro sendo que o segundo chegou a fazer barulho de "bule quando a agua ferve"!
    Liguei pro meu mecanico que me disse para colocar agua direto no radiador. Fiz isso e adicionei algo em torno de 3L deixando-o cheio até a boca. Detalhe que mesmo depois desses aquecimentos o nivel de agua no reservatorio continuou o mesmo."

Seu sistema de arrefecimento todo comporta menos de 5,5l...completo, radiador+reservatório+volume circulante. Você de uma vez colocou quase 2/3 de água (pura, imagino, sem aditivo). Quando fez isso, sem a tampa do radiador é óbvio, o alívio da pressão não permitiu o retorno da água do reservatório para o radiador. Isso só acontece com o sistema fechado.
    Agora imagine o excesso de temperatura... foi suficiente para vc perder 3l de líquido!

"...Fiz um passeio de aproximadamente 1h e o carro parecia perfeito, mas quando estava chegando em casa ele voltou a soltar fumaça (não aqueceu), só fumaça.
    Apos o carro esfriar reabri a tampa do radiador e recoloquei cerca de 700ml reenchendo-o."

Vc notou de onde vinha essa fumaça? Pode ser uma mangueira furada...água batendo no bloco quente. E evaporando!

"...Hoje voltei para o rio (aprox 2h de viagem (transito)) e o carro esta impecável nao aqueceu em momento algum, nem quando chegou em casa!"
    já ouviu dizer que prá baixo todo santo ajuda? Pois é...

O que eu faria no seu lugar, depois de trocar o líquido (50/50):

1-Numa loja de radiadores, peça para submeterem seu sistema à pressão. Se houver vazamentos, eles aparecerão;
    2-Havendo vazamentos, troque o que for necessário, mangueiras, abraçadeiras. Se for radiador, NÃO MANDE VARETAR, pois se o fizer, vai ter de trocar o radiador em pouco tempo;
    3-Não havendo vazamentos, verifique a tampa do radiador e válvula termostática. Troque se possível as duas.
    4-Fazendo tudo isso, se o superaquecimento voltar a acontecer... Se a água desaparece, sem dar vestígios, ou ela sai por um vazamento externo ou está indo para onde não deve...para o motor, junto com o óleo...

E aí...é melhor ver isso rápido, pois aplainar um cabeçote não é tão caro, mas fazer um bloco desse motor...

Se precisar, tenho quem faça isso para vc aqui no Rio.

Gostei muito da resposta! Teria como me passar o contato desse mecanico? É de confiança? Quanto custa essas peças?
    No caminho de volta a temperatura não chegou nem até a metade!
    Sobre os 3L adicionados no radiador tenho minhas duvidas quando foi a ultima vez que tinha colocado agua nesse carro. Pelo menos de agora em diante certamente vou verificar com mais frequencia!
    Detalhe que em momento algum de toda essa viagem tive que colocar agua no reservatorio e o nivel nem sequer se mexeu!
    Não achei que tivesse vazamento pois não tinha nenhum tipo de liquido embaixo do carro!
    Obrigado pela atenção!

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    A oficina que me refiro é a Mopema, que fica na rua Bomfim em São Cristóvão. Essa rua é perpendicular à rua Bela, bastante conhecida. Te passo o tel depois. O nome do mecânico é Walter, ele além de mecânico tb é engenheiro...

Mas antes de ir lá, pede pra ele te indicar a oficina de radiadores para o serviço que te falei. É em frente a oficina dele. É de extrema confiança...está no mesmo lugar há 54 anos! A oficina vai de pai para filho.

excelente!
    Vou tentar passar na oficina de radiador essa segunda mesmo!
    Muito Obrigado!

só um detalhe: há umas borrachinhas que podem estar velhas e frouxas. NO meu Samurai vazava por ali... bem perto do bloco.

dá o parecer ao pessoal. se resolveu (como) ou não.

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Vidro eletrico funciona quando quer.....
      Por Neguinho t4 no fórum Troller
      Respostas: 24
      Última resposta: 27/06/2020, 20:34
    2. SW4 97 Aquecendo na estrada
      Por Eduardofaaj no fórum Toyota
      Respostas: 10
      Última resposta: 02/12/2012, 21:38
    3. Respostas: 2
      Última resposta: 25/07/2011, 11:34
    4. Só funciona quando ela quer!!!! rsrs...
      Por CLAUDIOCARVALHO no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 4
      Última resposta: 24/07/2008, 21:49
    5. Respostas: 6
      Última resposta: 14/04/2005, 15:08

Permissões de Postagem