Olá Lex, quebrei a cabeça antes de por o quebra-mato. A legislação contran que regula o uso pela Portaria nº 360 INMETRO (27 de setembro de 2007), diz entre muitas coisas que:
Não pode ter arestas cortantes: Ok não têm
Nao pode estar mais de 100mm afastado a parte frontal: ok não esta
Não pode ser mais largo que o carro: Ok não é
Não pode ser mais alto que o capô: Ok não é
e mais .....
todo disponsitivo deve conter uma plaqueta indelével no dispositivo, indicando suas características gerais, contendo no mínimo as seguintes informações:
I – identificação do fabricante do “quebra-mato” – razão social e CNPJ;
II – modelo do veículo ao qual se destina;
III – peso para o conjunto “quebra-mato”;
IV – dimensões do “quebra-mato”– largura e altura;
V – referência a esta resolução;
VI – identificação do registro da empresa no INMETRO.
Isso não têm...e nenhum carro que eu conheço têm.
na verdade o contran não faz distinção entre parachoque de impulsao e quebra-mato, como muitos dizem ou fazem.
A maioria dos fabricantes não é homologado, e os que são não colocam e placa completa como na resolução. apenas uma placa generica. Amarela que você ve na frente do quebra-mato..
Por via das dúvidas no dia da vistoria eu tiro o meu..rsrs
Newton..veiculos oficiais como a da ranger da CET, policia, bombeiro, exercito etc não precisam seguir a lei, são isentos pela regulamentação do CONTRAN
Lex, o ´quebra mato que to usando é da Ecosport (Keko) que é homologado, mas para akele veiculo. Para o Jimny nenhum veiculo é homologado.
Mas aproveitando a deixa.. guinchos, towbar, e parachoques de aço que o pessoal usa nos jimny e outros carros também são infrações, pois descaracterizam os veiculos.
então não esquenta não..coloca um e sai andando...
matos, esse estribo ficou muito legal.
na foto de baixo, não consegui entender onde ele é fixado.
podes explicar, por favor.
valeu e abraço.
parabéns!
Pô Mauricio, tava vendo seus videos no youtube agora..show de bola...
esse estribo foi feito pelo Rodrigo portugal (380 reais)...
ele é fixado em dois pontos: na parte da frente no suporte da carroceria e na parte direto no chassis, num distema tipo abraçadeira. Ficou forte, não reduziu a altura do carro e não precisa furar nada..o rodrigo ainda manda todos os parafusos tipo 8.8 para fixar e com porcas de pressão. Coloquei uma foto com destaque