Naum vou descrever o que saiu de dentro dela para naum ser moderado
Será que ela estava entupida??
Bem galera....
Limpei tudo e matei todos os bichos que tentaram escapar de dentro da EGR.... a mesma sujeira da válvula foi encontrada no TBI e eu limpei o melhor possível sem remover e abrir o desgramado, pretendo fazer isso outra hora....
A questão é que o carro ainda tá sinalizando 51.... deve ser a maldição do LULA...
O pior que peguei todos os sensores de válvulas do Sombra e instalei no Escuridão.... tá tudo funcionando, até a EGR.... mas no Sombra, que agora está com os sensores e válvulas do outro carro.... dá código 51....
Só consigo pensar em mal contato ou fio arrebentado por dentro do isolamento etc....
Se alguem tiver alguma idéia de onde procurar alguma coisa eu agradeço....
Isso mesmo...
E na parte do motor tava igual....
Saiu tanta coisa daí...
A gente limpa os dois locais pretos (entupidos) e o cano próximo a eles...
All... nem pensem em mexer (colocar gasolina, WD40 etc...) no caninho de vácuo, aquele próximo a parte arredondada...
Deve estragar a válvula na certa...
A lenta dele está variando muito (entre 100 e 700) ficando bem baixa, tem horas. O desempenho dele está normal...
Já fiz o teste, mas deu tudo OK. (12)
Tô achando que pode ser o distribuidor ou o cabo maior (sem ser os de vela) pois foi é o único que não foi trocado...
Algum palpite??? Bomba de gasolina??? Algum outro sensor acusaria no Check Engine, correto???
Gasoso, a válvula EGR mostrada na foto não afeta o módulo, mesmo que esteja 100% entupido não vai ser sinalizado na EGR. Tem uma válvula de sucção antes dessa que serve para abrir e fechar o diafragma da válvula.
O que vai acionar o código de erro é falha na solenóide que aponta se esta sendo feito vácuo ou não pela TBI.
É a válvula solenóide azul junto da vermelha. Ela pode estar entupida ou a tomada de vácuo da TBI entupida.
A TBI do vitara e samurai, tem um canal que entope com a entrada de gáses de recirculação liberados pela EGR e pelo óleo do alívio de pressão vindo da tampa do cabeçote.
É necessário abrir e limpar a TBI.
Por outro lado a Solenóide da EGR também entope pelo mesmo motivo, travando um pistão interno. O travamento do pistão faz com que a indicação do valor de voltagem lido pelo módulo (ECU) não altere, não alterando a ECU indica como erro.
Nos Files da Suzukinet tem foto do canal da TBI que entope bem como da Solenoide desmontada para limpeza.
Limpei como vc falou e achei que o desempenho melhorou, mas a lenta ainda ta variando um pouco!
Estou pensando em fazer uma limpeza em todo o TBI! Vcs acham valido isso?
Acho que este é o caminho...
...se a limpeza não resolver, também não vai fazer mal...
No meu, vou comprar a junta de admição, arrancar tudo fora e limpar em casa mesmo....
Na parte em que o TBI abre, acho que vou colar com silicone cinza ou faço uma junta sob medida (tenho papel de juntas em casa)... me parece que naum tem junta original por ali naum, então naum deve ter para vender pronto ...