Postado originalmente por
Elver
Senhores,
Eu tive esse problema por MUITOS meses até descobrir o real problema: coifa de entrada da caixa de transferencia.
Existe uma entrada para a caixa, é uma coifa pequena, que fica no lado esquerdo do motor (olhando de frente) na parte de baixo, mais ou menos na direção do banco do passageiro. Se você não for fazer trilhas com o carro, mande abrir, limpar e lubrificar tudo, deve durar uns 2 anos ou mais se voce não enfiar o carro em trilha, só estradinha de terra pode, infelizmente.
Agora para resolver de vez o problema, tem que selar essa caixa. o Daniel Simon fez um trabalho desse no meu carro, que estava exatamente com este rangido, ele desmonta a caixa toda, tira toda a sujeira, limpa, lubrifica, engraxa e remonta selando a caixa e modificando essa coifa para que não entre mais nada de sujeira lá. Como ele sela a caixa por baixo, ele faz um respiro na parte de cima dela e joga a saída desse respiro para o cofre do motor, eliminando as chances de entrar sujeira lá novamente.
Se você quiser resolver parcialmente o problema para não te deixar louco (eu odeio barulho no carro) levante o carro em qualquer posto de gasolina, localize essa coifa onde entra um garfo com um cabo, puxe a coifa para fora e coloque WD40 com muita vontade lá dentro e no garfo. Se estiver pouco contaminada isso deve aguentar por alguns meses, se estiver toda suja, como era o caso da minha, não aguenta uma semana. Essa coifa pode ser meio chatinha de ser localizada, ela mede uns 10cm e é a única coifa na região.
Caso seu mecanico de Willys queira resolver, o problema é esse, eu só não sei como o Daniel faz para selar a caixa e as demais mágicas, porém para eliminar o barulho, isso resolve
Abraços.