Oi gente,

Acabo de me inscrever neste fórum.
Na última 6ª feira chegou o meu Suzuki Grand Vitara 2.0 - Câmbio Manual -2010/10. Depois de uma viagem a Gonçalves –MG nesse fim de semana, ele já tá com uns 650Km.
Não sou um praticante de Off-Road, nem pretendo. Comprei porque tinha um Polo Hatch 1.6, ano 2003 e resolvi alugar uma casinha em Gonçalves – lugar na Serra da Mantiqueira que eu adoro e onde estou indo cada vez mais. Mas tava sendo muita escorregação na lama, até atolei umas 2 vezes, pedradas no protetor de cárter que tinha que ser desamassado regularmente....tava ficando um inferno. Esse fim de semana foi maravilhoso, foi o céu.
Eu tinha lido um monte a respeito dos seguintes carros como opção pra trocar o meu Polo, que entre outras coisas tinha tomado uma chuva de granizo em Campos do Jordão, que pipocou amassado por todo lado:
-Eco Sport AWD – pelo que andei lendo só massoquista compra, além do mais, na Ford, quiseram dar só R$11.000,00 no meu Polo, a Suzuki deu R$16.000,00 e fez R$79.000,00 no Grand Vitara
-Fiat Idea Adventure Locker – eu não conseguiria comprar um carro que tem aquele inclinómetro como se fosse Off-Road, aquela coisa de bloqueio de diferencial que só funciona até 20Km/h...eu ficaria com muita vergonha no trânsito
Hyundai Tucson – só tem câmbio automático, câmbio manual só para o modelo sem tração nas 4. Eu adoro dirigir, acho que câmbio automático é pra quem não curte muito ter o controle do carro nas mãos, mas enfim, gosto é gosto...
Kia Sportage – o modelo mais básico, que já tem tração nas 4, custa cerca de R$72.000,00 e nem tem ABS, nem Air Bag, não tem nada, é um abuso!
Achei que o Suzuki é o melhor custo benefício, ainda estou só começando a me entender com ele, adorei umas coisas, não gostei muito de outras:
Gostei muito do ar condicionado digital, é maravilhoso!
Adorei a estabilidade, cê faz curva como bem entende, é show de bola. A direção é puro prazer, tem uma coisa de direção hidráulica progressiva...
Ainda não usei o bloqueio do diferencial central e a reduzida, mas é ótimo saber que ele vai passar onde for preciso, tem todos os recursos de um Off-Road
Em estradas normais de terra, mesmo bastante esburacadas você nem sente, parece que nem saiu do asfalto. Tem uma suspensão independente para as 4 rodas, daí é que vem todo esse conforto e estabilidade
No asfalto roda muito bem, andei na Ayrton Senna entre 140 e 160Km, tem excelente isolação acústica. Freando em cima dos radares deu pra sentir muita eficiência
Vem com um sistema de som muito bom que gerencia 6 CDs e toca CD de MP3, dá pra ter todas as músicas que você tiver lá dentro, no carro, é show de bola
Sei que é o que se podia esperar de um 4x4, mas a gente nunca gosta de ver um consumo mais alto, acho que vou gastar uns 30% a mais em gasolina, o computador de bordo marcou 7,7 Km/l na volta de Gonçalves, se bem que eu deixo aquele maravilhoso ar condicionado ligado o tempo todo. Mas voltando pra São Paulo você desce a serra, imagina quanto deve ter dado na ida...Isso me assustou um pouco.
Conforto no banco de trás parece que é difícil, eu mesmo não experimentei, mas minhas passageiras detestaram, esposa e cunhada se revesaram lá naquele inferno. Ele é um Jeep bem disfarçado e com grandes requintes acrescentados...
Nos bancos dianteiros o conforto é total!
Achei o câmbio meio duro, pesadão, andei bombando o acelerador nas trocas de marcha e melhorou, mas talvez seja uma questão de acostumar, os engates são muito justos.
Achei estranha a relação da 2ª marcha, não tem força alguma, preciso esticar bastante a primeira pra ter uma boa resposta da segunda. As outras marchas vão muito bem. Essa coisa da 2ª marcha foi o que mais estranhei!
Os 140 cavalos quase deixam na mão, você sente que você não pode prescindir de nenhum deles. Apesar do bloco do motor inteiramente em alumínio, o carro ainda é bem pesado! Falando em outros termos: é bom de motor, mas não tem motor sobrando de jeito nenhum!
Vem sem alarme, vem sem levantamento automático dos vidros – tive que comprar essas coisas, só o vidro do motorista baixa com um toque, não tem nem uma luz temporizada ao abrir as portas, nota-se que andaram economizando retirando acessórios, isso é chato! Baixei um manual que achei na Internet do que é vendido por pouco mais de 20mil dólares nos States e ele tem até sensor de pressão dos pneus. Até quando seremos cidadãos de 3ª categoria?
Abraço a todos e vamos trocar idéias e informações!