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Convex Datacenter
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  • #1

    Relação pneu odômetro




    Com a troca do pneu por um maior era de se esperar uma alteração no velocimetro e no odômetro.

    Alguem bom de matemática poderia me dizer qual fórmula uso para ver a kilometragem real rodada?

    Grato,
    Rafael

  • #2
    Usuário Avatar de mauricioalan32
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    Ola Freitas... no meu Vitara eu troquei os pneus originais pelos Mud 30x9.5 R15 nas rodas originais. Fazendo uma comparação de calculo com uma L200 0Km com pneus originais em um passeio de 400Km deu uma diferença de 1.34% a menos de Km no meu odometro. Assim qndo vou abastecer calculo a Km indicada no odometro + 1.34%, ai entao faço o calculo certo. E fecha certinho assim....

  • #3
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    Citação Postado originalmente por mauricioalan32 Ver Post
    Ola Freitas... no meu Vitara eu troquei os pneus originais pelos Mud 30x9.5 R15 nas rodas originais. Fazendo uma comparação de calculo com uma L200 0Km com pneus originais em um passeio de 400Km deu uma diferença de 1.34% a menos de Km no meu odometro. Assim qndo vou abastecer calculo a Km indicada no odometro + 1.34%, ai entao faço o calculo certo. E fecha certinho assim....
    lembre-se que por definição os odometros originais marcam em media 6% a mais do que a velocidade real.

    Portanto pra comparar o consumo como "era originalmente"
    km indicada +6% + 1,34%.

    (acredito que vc estava notando que seu carro ficou bem + gastão sem colocar o 6%, certo?)

    Abraços

  • #4
    Usuário Avatar de mauricioalan32
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    Faz sentido mesmo... sendo q nos controladores geralmente os carros originais marcam mais... ou os controladores ja tem descontado esses 6%...

  • #5
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
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    Galera, pode parecer uma solução besta e inutil (para alguns), mas vc pode fazer um controle separado do painel do carro usando um ciclocomputador de bicicleta (ou odometro de bicicleta). É um instrumento pequeno e de facil instalação, e o mais importante, se ajusta a qq diametro de roda. E pode ajudar nessas horas de saber a velocidade e a km do carro....
    ___
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  • #6
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    Tabela de Coversão

    ddFreitas

    Quando comprei meu samurai não fui multado porque estava seguindo minha esposa e ela freiou em uma lombada eletronica, comprei ele com bf31. Não sabia que o samurai tava marcando a menos. Depois disso busquei a resposta na net e achei essa planilha que converte os tipos de pneus, calcula a diferença do pneu e da relação. Assim descobri que meu samurai marca exatos 17,9% a menos na velocidade e no hodometro. Serve para calculo de velocidade, distancia, consumo e TROCA DE ÓLEO.
    Hoje uso um nokia n95 na função gps com software da garmin, marca velocidade e distancia bem certo, valeu a pena e de quebra fiquei com um ótimo celular.

    Marvin
    Quando ao hodometro de bike eu fiz a adaptação na minha crf230 que uso para trilhas, na moto foi facil, bastou apenas trocar o fio por um mais longo mas acho que no samurai vai dar mais trabalho mas é certo que funciona se for bem instalado.

    A planilha ta anexada. Mas se vc não conseguir abrai basta enviar seu e-mail eu lhe mando a planilha é bem legal.

    Abraço
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil Razão: Erros

  • #7
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    Fala Luis...
    Realmente instalar na CRF eh mais simples q no samuca.... Mas basta fazer um imenda no fio, ou troca-lo por um maior. Dai aproveita a entrada do cabo do hodometro original e já temos o cabo dentro do veiculo... Nada q 1/2 não resolva... A unica desvantagem q vejo nisso tudo eh que qdo a roda encher de barro, ja era a marcação.....
    O meu ta com pneu 255/75...Outro dia usando o GPS enquanto no painel marcava 40km/h, no GPS ja tava em uns 47km/h... Exatamente os 17,5% que vc mencionou no seu, visto que os 255 equivalem aos BF31...
    Uma ideia interessante que achei na net é usar odometros digitais da Guster Racing.... (www.gusterracing.com.br).
    ___
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  • #8
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    Marvin

    O cabo que vem pro velocimetro se não me engano vem da tcase e fica bem longe da roda. Eu já tive para trilhas uma tornado que tem painel digital e na carenagem do farol tem um dispositivo que liga um cabo comum de velocimetro e transforma em sinal pro painel. Se desse para adaptar esse dispositivo seria simples mas ainda tem a questão desses hodometros de bike não terem iluminação.
    O link que vc mandou não abril.
    Mas no final das contas eu me aconstumei e calculo grosseiramante a velocidade somando 20% pro caso de pardais e lombadas.

  • #9
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
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    Correção do site: http://www.guster.com.br
    A ideia do odometro de bike eh a msm dos equipamentos da Totem ou Trip, nada mais que um imã com um contador de passo.... Para motos real/e eh mais facil.. Ainda mais se tiver um conversor de sinais pronto!
    ___
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  • #10

    Achei que era o primeiro.....

    Pois é pessoal, na vontade de economizar, e precisando de odômetro parcial, comprei um VDO A4 de Bike e instalei hoje no 61. A instalação (feita em casa) é digna do Magaiver....
    Gostaria de saber como vocês tem feito a de vocês....
    A minha, prendi o sensor na pinça de freio da roda trazeira direita, e o imã, prendi na roda (por dentro), com um pequeno calço de madeira, bem improvisado.... Tudo preso com aquelas cintas plásticas tipo lacre de malote....

    Fico pensando....andando no barro.... esse negócio vai voar todo......

    Aceito sugestões......

    Obrigado

  • #11
    Usuário Avatar de Marcion
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    Olá Pessoal,

    Instalei velocimetro de biccleta na saida da T-CASE, na flange do cardan traseiro. Funciona legal pra não ter sustos em pardais e radares. E no meu caso, com a possibilidade de instalar 2 pneus diferentes sem necessidade de estar aferindo, pois ele pode configurar dois diâmetros diferentes. Pra dar certo, você precisa cuidar com o velocimetro que você comprar:

    1 - Para instalar no cardan, o diâmetro aferivel deve ser pequeno (no meu caso cada volta da flange equivale a 640 mm rodados);
    2 - Verificar o limite máximo de velocidade. No meu caso, que instalei no flange, após 80 km/h ele se perde (creio que devido ao número excessivo de giros, pois no velocimetro, pela especificação, ele ia até 200 km/h). Como samuka com SPOA e pneus 3K 31" acima de 80 é loucura, no meu caso tudo bem;
    3 - Cabo do velocímetro maior. Alguns modelos oferecem esta opção. No meu caso tive de emendar (com solda para garantir a passagem do sinal sem perda);

    Fora isso, se possível escolha modelos que marquem de 10 em 10 metros, pois permitirá você brincar em raids, se desejar.

    Tbém tenho o N95, mas o problema é que nem sempre vc tá com o carregador veicular no jipe, e quando vc liga o GPS come uma bateria.....

    Abraçis
    Marcion (BH-MG)
    Pajerinho 97

  • #12

    Boa idéia

    Olha só q boa idéia do Maicion....e fica bem mais protegido q na roda...
    mas agora que eu já instalei na roda, acho que vou pegar uma lama pra ver o que acontece. alguem ja tentou? Qual o resultado?
    Obrigado

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