
Postado originalmente por
afs
Só se você usar óleo de cozinha.
Resíduo de qualquer espécie é causado por combustão incompleta, ou seja, falta de oxigênio no balanço da reação
Composicao aproximada:
Metano = CH4 = 87% a 88%
Etano = C2H6 = 9%
Propano = C3H8 = 0,4%
Nitrogênio = N = 1,2%
Gás Carbônico = CO2 = 1 a 2 %
Queima de alcanos (metano, etano, propano) gera somente CO2 e H2O.
Se faltar oxigênio, sobra carbono
Nitrogênio não queima, mas reage a alta temperatura e pressão para gerar os oxidos nitrosos na presença de oxigênio em excesso (NOx). Por isso que se usa a EGR para reinjetar os gases de escape na câmara de combustão (motores Diesel, principalmente). Isso reduz a temperatura, empobrece a mistura e diminui a geração de NOx. Dê um bypass na EGR e a temperatura na câmara aumenta uma barbaridade por causa da maior quantidade de oxigenio e reduz a formação de resíduos. Só que aí vai produzir NOx que vai esculhambar o catalizador.
O CO2 não queima.
Até pode haver a formação de resíduos, mas MENOS que na gasolina e diesel, se estiver com a mistura ar-GNV correta. Isto é FATO.
A gasolina também deixa resíduos, principalmente por causa dos aditivos. Bem, não vou entrar em detalhes químicos.
Tem coisa muito pior que pode acontecer com o seu pistão. Já que citei a EGR. O aumento de 500-1500 graus na câmara pode até componentes mecânicos, criando aquele azulado lindo que em resumo significa que a liga foi pro espaço.
Combustão incompleta também gera MONOXIDO de carbono (C-O) que sob alta pressão *pode* gerar as chamadas "carbonilas metálicas" que são geralmente líquidas, densas, viscosas e extremamente corrosivas, principalmente para ferro e níquel e por ai vai.
Em suma:
Vai dar resíduo se estiver mal regulado. Regular GNV de ouvido sempre vai dar nisso.
Abraço!