:arrow:Caster do GV é de qts?
Esse 3 graus é positivo ou negativo?
:pensativo:
Versão Imprimível
Amigos, tenho relato do uso de molas trazeiras da Chevy500. São bem longas, e não deixam o carro muito duro.
Mas incrementam bastante a altura do veículo e portanto alterações no cáster são necessárias.
Respondendo a pergunta aqui de cima em reiterando o que já foi dito anteriormente, o cáster tem que ser sempre positivo. É esse ângulo que mantém as rodas apontadas para frente simplesmente por conta do peso do veículo. É o que faz o volante voltar depois de uma curva.
Se o cáster estiver neutro ou negativo, fica difícil até mesmo manter o carro em linha reta principalmente durante as frenagens.....
Bem lá atrás deste tópico, ví questionamentos a respeito do aumento do aro pelas fábricas, a exemplo da Ranger entre outras....
Realmente, aumentando o aro, é possível manter o pneu no diâmetro externo e diminuindo o perfil, ganha-se estabilidade para o On Road, porém existe perdas para o Off Road. Mas o maior motivo do aumento do aro é permitir a adoção de discos de freio maiores melhorando então a dinâmica do veículo.
Qualquer um que instalou pneus maiores que 33 no aro 15 sabe do que eu estou falando.
Abraços a todos
Meu Suzuki Jimny tinham molas traseiras de Kombi, rodas 15x8" e pneus 215/75/15.
Vejam na foto tirada esse final de semana, a diferença dele levantado (Jimny verde) com o Jimny Prata original.
Abs
e como fica a estabilidade do carro com essas molas?? o meu ta com pneus originais 205/70
Pera um pouco, molas de Kombi ????
MAs Kombi não usa barras de torção não?????
nunca vi molas de kombi. achava que era feixe de molas. mais um opção então.
só que pela altura o caster devia estar bem negativo. pra quem não sabe, caster não há regulagem, ou faz novos braços da suspensão com regulagens ou faz um fixo com a inclinação correta pra altura que deseja, se não acertar fica bem ruim de dirigir o carro.
sobre o comentário do renato sobre o a tamanho dos aros, eu achava que era pra justamente diminuir o perfil do pneu e melhorar a perfomace no onroad. imagino eu que os pneus apartir do 33" tem muita borracha. nao vejo necessidade de um pneu 35 e assim por diante ter tanta borracha. ai pensava que aumentavam o aro diminuiam o perfil, mas ainda será adequado pro offroad pois vejo assim: um aro 15 trocando para um aro 17. são 2 poelagadas a mais. um pneu 33 para um pneu 35 tambem são 2 polegadas a mais. e ai teria um pneu 35" com perfil de um pneu 33". viajei?
Poxa galera, sujem um pouco os joelhos abaixando e observando como é a suspenão de uma Kombi, ou mexam um pouco os dedos e pequisem ou pouquinho pois qualquer referência que colocarem no google, vai mostrar o que é uma suspensão de Kombi.
Nada de molas helicoidais nem mesmo feixes de molas.....tudo barra de torção, tanto na dianteira quanto na trazeira.
Em relação aos aros etc e tal, vejam que um pneu 33 ou 35 podem ser de aro 15, 16, 17, 19, seja qual for, mas a referência da medida é pelo diâmetro externo do pneu.
Lógico que quanto maior o aro, menor é a altura do perfil do pneu seguindo o exemplo acima. Se o perfil é mais alto, melhor o desempenho no off road, o pneu se molda melhor às irregularidades e obstáculos otimizando assim sua função.
Pneus com perfil menor, deformam-se menos, aceitando melhor as acelerações laterais oferecendo então uma estabilidade melhor.
A questão é sempre achar o meio termo para conciliar o uso ON e Off Road simultaneamente.
Para veículos leves tal como o Jimny, mesmo um pneu de perfil mais alto tal como um 33x12,5x15, usando uma pressão adequada em cada cituação, é possível ter satisfação em
ambas funções.
Opa Maurício, valeu pela consideração.Citação:
Tchê, é tu que levanta todos carros em Jaraguá?
Um amigo tem parentes aí e na última vez que esteve em Jaraguá ficou impressionado com a quantidades de SUVs e Pick up´s levantadas com extrema qualidade.
Infelizmente não sou eu o responsável por tal cenário entre os suvs e demais afins.....Um dia chego lá!!!!!!!!
O que te digo é que a galera aqui de modo geral é muito ligada ao off road, e levam muito à sério a prática, tendo em vista a força que a copa catarinense de Jeep Raid tem.
Mas temos aqui em Jaraguá o colega forista Sandro Adams, que confecciona kits Body Lift de extrema qualidade apesar de seus maiores clientes não serem daqui.
No mais, é isso aí !!!!!!!!!
Abraços a todos.
E a porcaria da Mola ninguém definiu ainda???
Meu Samurai 97 tá com Para choque tubular da RC 4x4 e guincho t-max 10.000 ele tava parecendo um Buggy da Toy..... Hehehehehehehe Rebaixou a dianteira com o Guincho.... Agora to precisando de Molas +/- com a mesma tensão das originais porém com uns 2 elos a mais....
Obs.: As molas originais do Gol quadrado estão dando final de curso e batendo elo com elo....
Amigo,
Recentemente ví o pessoal aqui de Jaraguá preparando um Samurai e a mola que estava sendo utilizada era a trazeira da Chevy 500.
Segundo o preparador, já fez mais de um assim com satisfação.
Abraços
já viu no suzukinet?
samurai já tem fórmula pronta...