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Convex Datacenter
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  • #1
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    Porque o Samurai não obedece puxando com o Cambão ???




    Boa Tarde , galera fui rebocar meu Samurai 97 no cambão e nada feito , nas curvas ele virava a direção para o lado contrario , pq isso acontece ??? será por causa do caster ??? ele é um pouco mais alto que os originais e na estrada em alta velocidade ele tanbém se joga para os lados , alguem ja teve esse problema ?? como resolveu ??? alguem me de umas dicas aí .... Valeu te +

  • #2
    Hiiiii Moris,
    Se você levantou a suspensão dianteira mais que 5cm, certamente o problema é o caster.
    Quanto você levantou? Talvez eu posso te ajudar...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3

    Unhappy Caster do samurai

    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Hiiiii Moris,
    Se você levantou a suspensão dianteira mais que 5cm, certamente o problema é o caster.
    Quanto você levantou? Talvez eu posso te ajudar...
    O meu samurai não está se comportando quando rodando a mais de 60 km/h. Ele da guinadas simultaneas para ambos os lados (direita e esquerda), como alguns chamam de "penerando areia"...
    Andei pesquisando e cheguei a conclusão que é o CASTER.
    Meu Samurai é SPOAdo. Usa pneus 265/75R16.
    O diferencial foi girado um pouco para as cruzetas trabalharem como se estivessem na altura original do veículo (angulo).
    O QUE POSSO FAZER PARA CORRIGIR ISSO??? (pelo menos parcialmente)

  • #4
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    Para resolver isso, das duas uma... ou você corta e resolda as bolas (que é isso meu irmãozinho)...
    Ou coloca uma cunha na base do eixo com a mola... para tentar corrigir o seu problema, como o seu carro é "levantado" e precisa os diferenciais estarem "olhando" pra T-case... o mais recomendado é cortar e soldar as bolas (munhões)(não cunhões) na posição de caster adequados para "obedecer" a dianteira...

    Tem muitas dicas nas páginas para CJ, dá uma pesquisada por lá, ok?
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #5
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    Bá cara , certo eu não sei porque ja comprei assim , mais com certeza é mais que 5cm... , se puder me ajudar agradeço ...

  • #6
    Móris,
    O ângulo do Caster é o fator, que tende a manter as rodas dirigidas para frente quando se executa uma curva. Um ângulo de caster muito pequeno, que parece ser o seu caso, torna a direção instável, com tendência a zig-zag.
    No Samurai, a medida que se levanta a suspensão dianteira, o eixo inclina-se justamente no sentido contrário ao do ângulo do caster anulando-o ou até invertendo. Vai depender de quanto foi levantado.
    Tive um Samurai 97 com lift de 4”, + ou – 10cm e para compensar, ou corrigir o caster, fiz dois espaçadores que instalei no eixo dianteiro. Infelizmente isso foi a 4 anos e eu não tenho as medidas dessas peças e nem mesmo o Samurai, mas tenho estas fotos como você pode ver aí em abaixo. Espero que ajude.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -compensador-do-caster-2_131.jpg   -compensador-do-caster_158.jpg  
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Por experiencia propria, é só fechar um pouco a cambagem das rodas a que resolve. deixa um cm para dentro as duas vc verá com ele ficara comportado...

  • #8
    Moris, posso estar enganado, e que os mais experientes me corrijam, mas o cambão não foi feito para se puxar algo sem alguém controlando o veículo puxado. Para isso se usa o Tow-Bar (acho que é assim que se escreve) que coloca força no arrasto do lado oposto ao que se quer fazer a curva. Como o cambão não faz força lateralmente, o veículo arrastado fica à mercê de irregularidades no asfalto, declives laterais, ventos e tudo mais. Acho que mesmo arrumando cáster e tudo mais, é bem arriscado deixar o cambão no controle de direção sem alguém dentro.

  • #9
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    O Cambão que eu falo é em formato de triangulo , duas pontas presas no veículo rebocado e uma no veículo rebocador , assim tem que obedecer .se não ......TO LOKO ENTÃO !!

  • #10
    Marcelo e Móris aqui em Sampa Cambão e um cano com duas alças nas pontos que é usado para puxar carros este é necessário ter motorista e Towbar é aquele triangulo que é fixado no parachoque do veiculo a ser puxado este não necessita motorista.

  • #11
    Marcelo,

    Eu conheço cambão como este cano que o Marcos descreveu, que precisa "motorista" no veículo a ser rebocado. Mas pelo jeito em Estrela RS chamam tow-bar de cambão. Ou em Sampa se chama cambão de tow-bar! hehehe

    Aproveitando o gancho, já pensei em instalar tow-bar/cambão. Alguem sabe dizer se isto é permitido por lei?

    Abs,

  • #12
    Élio,
    pelo que sei o tow-bar é permitido por lei inclusive sem motorista, e é considerado como terceiro e quarto eixos (reboque com 2 eixos) mas o cambão exige motorista e só é utilizado para rebocar um veículo danificado. O uso é outro. Realmente pode ser que no sul os nomes sejam diferentes daqui.

    Como já sou meio velho de carta , pode ser que da época que a tirei até hojé já mudou algo.....

    Marcos, como é o cambão que vcs usam ? É um cano preso com parafusos na carroceria do rebocador e do rebocado, ou é um triângulo de tubos preso com dobradiças na frente do jeep e engatado no carro da frente por um engate (tipo de trailler) ? Vcs usam tomada para ligar as lanternas, freios e setas do jeep acionadas pelo rebocador ?

    []´s

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