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Tópico: Ruído embreagem

Hybrid View

  • #1

    Ruído embreagem




    Tô entrando no clube!!!

    Comprei um Tracker 2008 há poucos dias, baseado nas avaliações positivas dos suzukeiros/trackeiros do nosso fórum.

    Carro muito novo, 28000 km, revisões carimbadas na concessionária etc...

    Mas como nem tudo é perfeito, estou observando um ruído semelhante ao rangido de uma porta velha, ao acionar o pedal da embreagem. Aparece tanto com o motor desligado ou ligado. Quando mantenho o pedal pressionado no final do curso o ruído para.

    O ruído ocorre no corpo do motor, na sua parte lateral esquerda.

    Algum diagnóstico ???

    Abcs

  • #2
    Usuário Avatar de nanito
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    cabo raspando no conduíte?

  • #3
    Usuário Avatar de gtavalanche
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    Netuno,
    O acionamento da embreagem do tracker é hidraulico não tem cabo, tenho um tracker 2008 que apresentou o mesmo problema, ainda em período de garantia, levei o carro a concessionária jorlan em brasilia foi diagnosticado problema no atuador, precisava então baixar a embreagem, o carro não tinha nem 10.000 kms rodados, conversei com o chefe da oficina ele confirmou que tinha que abrir...
    Relutei não deixei o carro, fui pra casa o barulho persistia e era bem alto e incomodava, fui percebendo que o barulho cessava depois de um certo tempo de utilização, acho que esquentava a embreagem e o barulho acabava, como o carro frio o barulho aparecia...
    Como todos aqui eu não confio na qualidade dos serviços das concessionárias GM e desmontar a embreagem é um serviço grande teria que desmontar meio carro pra chegar lá, mesmo o serviço sendo feito em garantia sem custos eu não queria que fuçacem meu carro tão pouco rodado ainda naquele momento.
    Atualmente estou com 40.000Kms rodados o barulho sumiu por si só, não ocorre mais, minha embreagem está atuando perfeitamente, acho que foi a melhor decisão que tomei não deixar abrir. Mas isso só vou ter certeza mesmo no futuro.
    Minha dica: verifique se o barulho cessa com o aquecimento, caso isto ocorra tenha paciência q uma hora ele acaba, com base na minha experiencia claro que o sistema de embreagem pode ter tido um defeito de fabricação e algum dia eu ter que reparar as minhas espensas mas no momento estou feliz de não terem aberto minha embreagem.

    Abraço


    GT
    4X4 Brasil

  • #4
    Caro GT, acabei de vir do mecanico do meu Jeep Willys 51 e mostrei a ele o problema na embreagem. É claro que não é a especialidade dele, mas ele sugeriu tambem eu levar na concessionária pois acha que teria que baixar a embreagem (problema de grampo, ou rolamento...???).

    A sua resposta a minha indagação veio muito a calhar e concordo plenamente com vc. Meu carro tb está na garantia, comprei ele do primeiro dono, está com 28.000 km, mas só completa dois anos em 29 de julho. Peguei ele há uma semana e não rodei nem 200 km ainda. Não prestei a devida atenção na hora da compra qdo fiz o test-drive. Estava tão empolgado com o estado de conservaçao do carro (era de um senhor que cuidava demais do carro) que comprei quase de olhos (e ouvidos!!!) fechados.

    O sintoma é exatamente como vc descreveu, o ruído parece desaparecer com o motor mais quente. Vou testar novamente neste fds.

    Tenho um tremendo medo tb que fuçem no carro, ainda mais se tratando de mecanicos da concessionaria GM da minha cidade (interior do RS) que devem ter, no máximo, atendido 5 a 10 Tracker iguais aos nossos. Acho que só sabem trocar óleo, filtros e nada mais.

    Vou rodar mais um pouco, controlar o nível, seguindo seu conselho.

    Fico muito agradecido por sua pronta resposta e na torcida que o problema se resolva sem a necessidade de maiores "mexidas" no coração do meu novo carro.

    Gde abc.

    Pedro

  • #5
    Usuário Avatar de Elver
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    Senhores,

    Eu tive esse problema por MUITOS meses até descobrir o real problema: coifa de entrada da caixa de transferencia.

    Existe uma entrada para a caixa, é uma coifa pequena, que fica no lado esquerdo do motor (olhando de frente) na parte de baixo, mais ou menos na direção do banco do passageiro. Se você não for fazer trilhas com o carro, mande abrir, limpar e lubrificar tudo, deve durar uns 2 anos ou mais se voce não enfiar o carro em trilha, só estradinha de terra pode, infelizmente.

    Agora para resolver de vez o problema, tem que selar essa caixa. o Daniel Simon fez um trabalho desse no meu carro, que estava exatamente com este rangido, ele desmonta a caixa toda, tira toda a sujeira, limpa, lubrifica, engraxa e remonta selando a caixa e modificando essa coifa para que não entre mais nada de sujeira lá. Como ele sela a caixa por baixo, ele faz um respiro na parte de cima dela e joga a saída desse respiro para o cofre do motor, eliminando as chances de entrar sujeira lá novamente.

    Se você quiser resolver parcialmente o problema para não te deixar louco (eu odeio barulho no carro) levante o carro em qualquer posto de gasolina, localize essa coifa onde entra um garfo com um cabo, puxe a coifa para fora e coloque WD40 com muita vontade lá dentro e no garfo. Se estiver pouco contaminada isso deve aguentar por alguns meses, se estiver toda suja, como era o caso da minha, não aguenta uma semana. Essa coifa pode ser meio chatinha de ser localizada, ela mede uns 10cm e é a única coifa na região.

    Caso seu mecanico de Willys queira resolver, o problema é esse, eu só não sei como o Daniel faz para selar a caixa e as demais mágicas, porém para eliminar o barulho, isso resolve

    Abraços.
    Wrangler Rubicon 2012 - 3.6 v6 - 285HP - 4.10 RockTrac - 200% Tru-Lock Lockers - Synergy 3.5" - Fox 2.0 - Warn 9.5CTi - 35"s

  • #6
    Beleza Elver, vou verificar esta coifa e meter um tubo de WD40 lá. Como não pretendo fazer trilha e usá-lo apenas em viagens (asfalto, terra, rípio etc...) creio que o problema poderá ser solucionado com isso.

    Estranho, né? Como pode uma coifa permitir a entrada de sujeira numa parte tão importante dos nossos Trackers? Será problema na montagem dos "hermanos"?

    Agora mesmo, depois de responder ao post do GT (aí acima), dei uma esticada na estrada aqui perto para aquecer o motor e ficou confirmado: com o motor aquecido, na metade do mostrador no painel, o ruído desaparece.

    Bem, menos mal, vou levando e cuidando muito, pelo menos não boto na mão dos mecas da GeMe...rssss.

    Valeu. Abcs.

    Pedro

    PS: Se tiveres um tempinho, o GT também, peço o favor de darem uma olhada na questão que estou postando "Tracker estradeira..." no sub-fórum Viagens & Expedições - Veiculos e Preparação. Obrigado.

  • #7

    Question

    Citação Postado originalmente por Elver Ver Post
    Senhores,

    Eu tive esse problema por MUITOS meses até descobrir o real problema: coifa de entrada da caixa de transferencia.

    Existe uma entrada para a caixa, é uma coifa pequena, que fica no lado esquerdo do motor (olhando de frente) na parte de baixo, mais ou menos na direção do banco do passageiro. Se você não for fazer trilhas com o carro, mande abrir, limpar e lubrificar tudo, deve durar uns 2 anos ou mais se voce não enfiar o carro em trilha, só estradinha de terra pode, infelizmente.

    Agora para resolver de vez o problema, tem que selar essa caixa. o Daniel Simon fez um trabalho desse no meu carro, que estava exatamente com este rangido, ele desmonta a caixa toda, tira toda a sujeira, limpa, lubrifica, engraxa e remonta selando a caixa e modificando essa coifa para que não entre mais nada de sujeira lá. Como ele sela a caixa por baixo, ele faz um respiro na parte de cima dela e joga a saída desse respiro para o cofre do motor, eliminando as chances de entrar sujeira lá novamente.

    Se você quiser resolver parcialmente o problema para não te deixar louco (eu odeio barulho no carro) levante o carro em qualquer posto de gasolina, localize essa coifa onde entra um garfo com um cabo, puxe a coifa para fora e coloque WD40 com muita vontade lá dentro e no garfo. Se estiver pouco contaminada isso deve aguentar por alguns meses, se estiver toda suja, como era o caso da minha, não aguenta uma semana. Essa coifa pode ser meio chatinha de ser localizada, ela mede uns 10cm e é a única coifa na região.

    Caso seu mecanico de Willys queira resolver, o problema é esse, eu só não sei como o Daniel faz para selar a caixa e as demais mágicas, porém para eliminar o barulho, isso resolve

    Abraços.

    Elver,

    Seria o número 8 da imagem abaixo?

    http://www1.picfront.org/token/hbKR/...22/1992379.png

    PicFront - Screenshot2011-09-21at23.14.45.png

    abs
    Tracker 4x4 2.0 2008 prata
    - Pirelli Scorpion ATR 235/60 R16
    - Pioneer AVH-3380BT, Kits 2 vias de 5" e 6" da Bravox, AudioBank KA4070

  • #8
    Boa fischer! Se for isso aí mesmo vai facilitar minha vida pois já desci duas vezes no carro e nada de achar a dita cuja coifa.
    Jeep Cherokee Sport 97 "Monstra";
    sem ABS, sem seguro, sem pudor.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Pedroso Ver Post
    Boa fischer! Se for isso aí mesmo vai facilitar minha vida pois já desci duas vezes no carro e nada de achar a dita cuja coifa.
    Acredito que seja, porque acabei de mexer nela. Puxei, taquei WD40 e o barulho se foi.
    Tracker 4x4 2.0 2008 prata
    - Pirelli Scorpion ATR 235/60 R16
    - Pioneer AVH-3380BT, Kits 2 vias de 5" e 6" da Bravox, AudioBank KA4070

  • #10
    Citação Postado originalmente por hgfischer Ver Post
    Acredito que seja, porque acabei de mexer nela. Puxei, taquei WD40 e o barulho se foi.
    Hoje saí com a TK pra ir trocar os pneus e o barulho voltou...
    Tracker 4x4 2.0 2008 prata
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  • #11
    Usuário Avatar de Elisson
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    Pessoal, meu carro (99/00) e o do meu pai (tracker 09) tinham o problema. O mesmo cessou depois de uma sangria e troca do fluído da embreagem. Lembrem-se que o óleo de freio e embreagem tem vencimento, 1 ano é o prazo.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Elisson Ver Post
    Pessoal, meu carro (99/00) e o do meu pai (tracker 09) tinham o problema. O mesmo cessou depois de uma sangria e troca do fluído da embreagem. Lembrem-se que o óleo de freio e embreagem tem vencimento, 1 ano é o prazo.
    Não sei não. Eu fiz a troca desse fluído com 30k e agora estou com 41k. O barulho existe há um bom tempo, então não faz muito sentido ser o fluído.

    Hoje eu falei com um mecânico da concessionária e ele deu uma olhada. Disse que é caso de limpar e engraxar. Como ele não tinha disponibilidade no momento, chegando em casa eu entrei embaixo da TK novamente e taquei mais WD40. Ao mesmo tempo eu pedi pra minha esposa ficar apertando o pedal da embreagem e assim que esguichei WD40 o barulho parou. Resta saber quanto tempo vai durar.

    O local é mesmo aquele das imagens que eu postei. Não é difícil de alcançar sem colocar no elevador, mas se quiser fazer um serviço completo de limpeza, engraxamento, etc, melhor levar num mecânico mesmo.
    Tracker 4x4 2.0 2008 prata
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