Olá galera. No final de semana peguei uma pedra e detonei o escapamento do meu Vitara. Fui trocar ( coloquei um da Chevy, confere? ), mas o mecânico disse que o catalizador tava bichado. Ele sugeriu retirar o catalizador e fazer a ligação direta. Alguém tem conhecimento se terei problemas, ou sabe de peça adaptativa para o catalizador? Agradeço de antemão a atenção de vocês.
Meu samuca já veio assim, com o catalizador amputado e todo o escape feito em 2"....
Só pra confirmar: o consumo aumenta com essa configuração, correto ? - "Não tem almoço grátis"..........
correto... aumenta sim, mas nada alarmante... dependendo de como foi feito (se tem coletor tambem, o tipo de abafador...) aumenta bem pouco. Na minha opiniao, o ganho de força compensa tranquilo.
Tira esse catalizador fora e ja faz o escape todo com 2"...
De quebra ja ganha uma forcinha extra.
Uso sem catalizador a um tempao e é so alegria!
Abracao,
Rafael blz!
Li em algumas revistas este assunto e comentam que o ganho de potência é relativo, pois a injeção é regulada para ter o catalizador, o problema com o sonda labda e a questão de "um" dia o código de trânsito brasileiro pegar no que se refere a emissão de poluentes.
Diga aí gurizada...
Meu mecânico falou que poderia retirar toda a cerêmica ( etc ) de dentro do catalizado e deixar ele ( oco ) lá de enfeite caso tenha alguma blitz ou inspeção de veículos. Que tal???
Bom feriadão a todos. Aproveitem as trilhas
Pelo que ouvi falar, a inspeção veicular é feita não verificando se o dito cujo está lá, mas sim medindo a concentração dos gases na saida do escape... Bad idea
Arranca logo a bagaça e espere pelo dia que terá inspeção obrigatória em seu estado...tô nessa situação.
Quanto a história da sonda lambda, ACREDITO que nada é influenciado. A sonda funciona medindo-se a temperatura dos gases, e não a vazão.
Pelo que ouvi falar, a inspeção veicular é feita não verificando se o dito cujo está lá, mas sim medindo a concentração dos gases na saida do escape... Bad idea
Arranca logo a bagaça e espere pelo dia que terá inspeção obrigatória em seu estado...tô nessa situação.
Quanto a história da sonda lambda, ACREDITO que nada é influenciado. A sonda funciona medindo-se a temperatura dos gases, e não a vazão.
[] fazendo apologia à poluição atmosférica....
Realmente a retirada do catalizador não influencia em nada a sonda. A sonda lê concentração de oxigênio nos gases de escape prduzindo uma tensão elétrica proporcional a quantidade de oxigênio presente.
mas antes de tudo, um jipeiro de verdade ama a natureza e ...
PUTA QUE PARIU REMOVER O CATALIZADOR PRA GANHAR A MERDA DE 1CV E PERDER TORQUE EM BAIXA. AUMENTAR AS EMISSÕES DE MONOXIDO DE CARBONO, NOx SOx POR 1CV É COISA DE UM BURRO
Por outro lado, não justifica pagar uma fortuna por um catalizador novo, o troço deveria ser barato. Daí quando tá ruim não vou recriminar quem não coloca um novo no lugar.
Tem um monte de mecânico filho da mãe que diz logo que o catalizador tá fodido pra remover e vender a 28contos o quilo dO metal interno.
Um catalizador bom e claramente reconhecido olhando de uma extremidade e vendo perfeitamente as colmeias desobstruidas (com o bicho fora é claro)
Isso, retirar essa merda fora mesmo!!!
Na jipenet rolou um tempo atras um artigo postado pelo Dr. Farber q falava da contaminação causada em plantas e animais pelos gases e metais pesados provenientes do catalizador nas margens das estradas.
Na boa, vc realmente acha q o gas carbonico (monoxido ou dioxido, num lembro e o resto da merda toda) desaparece como magica? Ou q o seu catalizador trocado religiosamente dentro do prazo recebe o tratameto devido e nao é derretido retornando tudo aquilo q coletou ao meio ambiente de forma ainda mais poluente?
Se facilitar um motor bem regulado tem emissoes mais baixasq essas cracas de catalizador novinho e fumegando. Fora isso tudo, o q realmente polui é a frota a diesel q movimenta esse país. Eles nao precisam de catalizador...
Pesquisas realizadas pelo Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) apontam para a morte re cerca de 300 crianças por ano devido a grande concentração de poluição em grandes centros urbanos, como São Paulo.
Além disso, segundo o SUS (Sistema Único de Saúde), a taxa de mortalidade de idosos acima de 65 anos cresce 12%. Isso se deve ao aumento do nível de óxidos de nitrogênio que são lançados no ar.
Os veículos são responsáveis por 90% dessa poluição. Isso porque, em média, 3,5 milhões de automóveis rodam com catalisador falsificado no País.
Chuva Ácida – Nos gases produzidos motores são liberados para atmosfera óxidos de enxofre (SOx) e nitrogênio (NOx) que reagem com o vapor de água (umidade do ar) produzindo ácido sulfúrico (HxSOx) e ácido nítrico (HNOx), que dão origem a precipitações ácidas. Este tipo de chuva, quando freqüente, provoca acidificação do solo, prejudicando também plantas e animais, a vida dos rios e florestas. Da mesma forma edificações presentes na área são prejudicadas, podendo haver corrosão nas estruturas das mesmas.