Olá galera. No final de semana peguei uma pedra e detonei o escapamento do meu Vitara. Fui trocar ( coloquei um da Chevy, confere? ), mas o mecânico disse que o catalizador tava bichado. Ele sugeriu retirar o catalizador e fazer a ligação direta. Alguém tem conhecimento se terei problemas, ou sabe de peça adaptativa para o catalizador? Agradeço de antemão a atenção de vocês.
Meu samuca já veio assim, com o catalizador amputado e todo o escape feito em 2"....
Só pra confirmar: o consumo aumenta com essa configuração, correto ? - "Não tem almoço grátis"..........
correto... aumenta sim, mas nada alarmante... dependendo de como foi feito (se tem coletor tambem, o tipo de abafador...) aumenta bem pouco. Na minha opiniao, o ganho de força compensa tranquilo.
Tira esse catalizador fora e ja faz o escape todo com 2"...
De quebra ja ganha uma forcinha extra.
Uso sem catalizador a um tempao e é so alegria!
Abracao,
Rafael blz!
Li em algumas revistas este assunto e comentam que o ganho de potência é relativo, pois a injeção é regulada para ter o catalizador, o problema com o sonda labda e a questão de "um" dia o código de trânsito brasileiro pegar no que se refere a emissão de poluentes.
Diga aí gurizada...
Meu mecânico falou que poderia retirar toda a cerêmica ( etc ) de dentro do catalizado e deixar ele ( oco ) lá de enfeite caso tenha alguma blitz ou inspeção de veículos. Que tal???
Bom feriadão a todos. Aproveitem as trilhas
Pelo que ouvi falar, a inspeção veicular é feita não verificando se o dito cujo está lá, mas sim medindo a concentração dos gases na saida do escape... Bad idea
Arranca logo a bagaça e espere pelo dia que terá inspeção obrigatória em seu estado...tô nessa situação.
Quanto a história da sonda lambda, ACREDITO que nada é influenciado. A sonda funciona medindo-se a temperatura dos gases, e não a vazão.
Pelo que ouvi falar, a inspeção veicular é feita não verificando se o dito cujo está lá, mas sim medindo a concentração dos gases na saida do escape... Bad idea
Arranca logo a bagaça e espere pelo dia que terá inspeção obrigatória em seu estado...tô nessa situação.
Quanto a história da sonda lambda, ACREDITO que nada é influenciado. A sonda funciona medindo-se a temperatura dos gases, e não a vazão.
[] fazendo apologia à poluição atmosférica....
Realmente a retirada do catalizador não influencia em nada a sonda. A sonda lê concentração de oxigênio nos gases de escape prduzindo uma tensão elétrica proporcional a quantidade de oxigênio presente.
mas antes de tudo, um jipeiro de verdade ama a natureza e ...
PUTA QUE PARIU REMOVER O CATALIZADOR PRA GANHAR A MERDA DE 1CV E PERDER TORQUE EM BAIXA. AUMENTAR AS EMISSÕES DE MONOXIDO DE CARBONO, NOx SOx POR 1CV É COISA DE UM BURRO
Por outro lado, não justifica pagar uma fortuna por um catalizador novo, o troço deveria ser barato. Daí quando tá ruim não vou recriminar quem não coloca um novo no lugar.
Tem um monte de mecânico filho da mãe que diz logo que o catalizador tá fodido pra remover e vender a 28contos o quilo dO metal interno.
Um catalizador bom e claramente reconhecido olhando de uma extremidade e vendo perfeitamente as colmeias desobstruidas (com o bicho fora é claro)
Realmente a retirada do catalizador não influencia em nada a sonda. A sonda lê concentração de oxigênio nos gases de escape prduzindo uma tensão elétrica proporcional a quantidade de oxigênio presente.
mas antes de tudo, um jipeiro de verdade ama a natureza e ...
PUTA QUE PARIU REMOVER O CATALIZADOR PRA GANHAR A MERDA DE 1CV E PERDER TORQUE EM BAIXA. AUMENTAR AS EMISSÕES DE MONOXIDO DE CARBONO, NOx SOx POR 1CV É COISA DE UM BURRO
Por outro lado, não justifica pagar uma fortuna por um catalizador novo, o troço deveria ser barato. Daí quando tá ruim não vou recriminar quem não coloca um novo no lugar.
Tem um monte de mecânico filho da mãe que diz logo que o catalizador tá fodido pra remover e vender a 28contos o quilo dO metal interno.
Um catalizador bom e claramente reconhecido olhando de uma extremidade e vendo perfeitamente as colmeias desobstruidas (com o bicho fora é claro)
Com todo respeito, creio que esta besteira de tirar ou não o catalizador é pura balela. Creio que foi um produto desevolvido para melhorar o ambiente fazendo com que o inventor ganhasse muita grana, e por fim ajudado pelos governantes para obrigarem todas a ter. Eu sou a favor de retirar QUANDO ELE ESTIVER ACABADO! Se fosse realemente tão necessário deveria ter a obrigação o governos subsidiar tal produto, e não simplesmente deixar na mão dos fabricantes.
Creio primeiramente que a consciencia ecologica deveria vir dos trilheiros que não sujam as suas trilhas, e até limpam.Falar do catalizador quando na trilhas os caras nem ligam, sujam jogando lixo (plastico dos biscoitos, latas de cerveja, tampinhas de garrafas, as proprias garrafas long nek, pontas de cigarro, e até pespejando óleo isso sim é FODA!). Creio que esteja tendo uma inversão de valores do que realmente deva ser ecologia e de quem deveria ser a responsabilidade de fiscalizar, educar e punir. Eu não creio que o governo esteja preocupado com isso. Ele quer é arrecadar, punir cobrando multas quem polue, e não achar mecanismos para impedir ou melhorar a situação ambiental.
Perdoe o amigo, este é um desabafo! Já acho que faço nãop muito mas sempre alguma coisa em prol dessa causa. Já coloquei meu carro no GNV por 2 motivos o preço e a menos poluição. Brigo nas trilhas quando vejo a negada bebedo e jogando as latinhas no chão, fico puto porque afinal não bebo e volto cheio de latinhas e garrafas no meu carro, e olhe que não sou lixeiro! Nas nossas reuniães semanais sempre reclamava e dizia isso. Porra cade a consciência de cada um.
Tudo tem que começar pela consciência e educação. Se não houver consciência não adianta, tudo vai continuar igual ou pior.
PS: especifico que aundo falei acima despejando óleo é que já presenciei carros passndo rio e morrem, neguim tira e do outro lado arreia o oleo contaminado no chão mesmo e coloca outro.
Espero ter contribuido e não ter causando polêmica, que reflitam todos.