existem carros e carros. Quando falamos em comprar carro usado, todo cuidado é pouco. O Vitara é uma excelente viatura. Ao contrário do que vc disse, não é um carro que "costuma dar dor de cabeça". Pelo contrário, sua fama é exatamente a de um veículo que não frequenta oficinas. Mas tudo isso depende de como os donos anteriores o trataram. Esse detalhe, inclusive, é até mais importante que o ano de fabricação. Como eu disse, existem carros e carros.
Pesquise bastante aqui no fórum. Troque idéia com quem já tem. Todos aqui terão o maior prazer em esclarecer suas dúvidas. Eu mesmo já passei por isso que vc está passando agora. O Fórum 4x4 Brasil me ajudou muito a tomar a decisão.
No ano passado eu troquei meu pálio 08 por um vitarinha 95 e tenho certeza de que foi o melhor negócio que eu já fiz. Mas é importante que vc saiba que um 4x4 é bastante diferente de um carro de passeio popular, como o seu Gol GIII. O estilo de dirigir é outro, o consumo e o desempenho também. Faça test drives. Saiba que o Vitara não é carro de "boy". Não é carro para vc sair cantando pneus e acelerando a torto e a direito. Vitara é um jipe para quem curte andar devagar, admirando a paisagem e sentindo aquele balanço bem característico.
Ande na cidade e na estrada e sinta o carro. Se depois dos testes vc tiver certeza que é isso mesmo que vc quer, vá fundo. Leve o veículo a um mecânico de confiança, de preferência especializado em 4x4, e peça a opinião dele. Se ele der o sinal verde, consulte suas finanças e arremate.
Boa sorte.