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Convex Datacenter
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  • #13
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    Cacá.... se vc é um cara caprichoso e pretente gastar apenas 1.500,00 , ESQUECE, pois eu a 2 anos atras imaginava gastar isso..., p/ mim, meu custo, já que fui eu quem fiz tudo gastei exatos 1.950,00. isso a 2 anos atras.

    esse samurai que vc viu era do Jeanilson, se bem me lembro a uns 2,5 anos atras ele pagou coisa de quase 4mil nessa suspensao ae... e olha que tinha algumas solucoes bem meia boca..

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #14
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    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    Cacá.... se vc é um cara caprichoso e pretente gastar apenas 1.500,00 , ESQUECE, pois eu a 2 anos atras imaginava gastar isso..., p/ mim, meu custo, já que fui eu quem fiz tudo gastei exatos 1.950,00. isso a 2 anos atras.

    esse samurai que vc viu era do Jeanilson, se bem me lembro a uns 2,5 anos atras ele pagou coisa de quase 4mil nessa suspensao ae... e olha que tinha algumas solucoes bem meia boca..

    T+
    É, vc deve estar certo pq sempre fazemos uma conta do que pretendemos gastar e sempre acaba passando... Vou pesquisar mais afundo isso pois se realmente acontecer, será só no ano q vem... Mas vc trocou o link dos eixos, eu estava pensando em invertê-los como o do Jeanilson... Poderíamos perguntar à ele como ficou com os links invertidos....

  • #15
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    quem falou que os do jeanilson foram invertidos??? o cara fez que o kit p/ ele usou um prolongador do suporte parafusado no chassis.. coisa que eu nao tive "coragem" de fazer..heheh

    o mais caro p/ mexer sao as molas ( as minhas sao feitas sob encomeda, em media um jogo sai na casa dos 600,00) e o par de link dianteiro que eu mesmo projetei.. o resto apesar de ser miudeza mais barata, mas quando junta tudo na ponta do lapis vc leva um susto..hehheh

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #16
    Usuário Avatar de diogo ludovico
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    Cacá, inverter os links seria bom se voce estivesse refazendo os suportes dos eixos, mas com os eixos originais com os suportes "por baixo" ficaria dificil.
    Os meus forma invertidos, porem foram feitos novos suportes para os eixos de rural. O carro ganha muito vão livre, poremdá um trabalho danado....
    Como disse o fabil, a parte mais cara são as molas, que não podem ter mais de 10cm de diametro. no meu caso arranquei os suportes originais e fiz outros, me livrando do limite dos 10cm, porem ai é mais trampo para fazer e mais $$$$$$
    De cara, pode colocar uns 40% a mais que qualquer orçamento que fizer, pois é o que vai aparecer de extra para arrumar, ou corrigir.


  • #17
    Usuário Avatar de cacanakagi
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    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    quem falou que os do jeanilson foram invertidos??? o cara fez que o kit p/ ele usou um prolongador do suporte parafusado no chassis.. coisa que eu nao tive "coragem" de fazer..heheh

    o mais caro p/ mexer sao as molas ( as minhas sao feitas sob encomeda, em media um jogo sai na casa dos 600,00) e o par de link dianteiro que eu mesmo projetei.. o resto apesar de ser miudeza mais barata, mas quando junta tudo na ponta do lapis vc leva um susto..hehheh

    T+
    Blz galera... (Fabil e Diogo) Agora vamos fazer uma suposição. Se eu colocar meu Samuka original numa rampa (roda dianteira), e supondo que ele levante 60cm(limite) sem tirar as outras 3 rodas do chão. Então a dúvida é a seguinte. O que eu posso fazer para que estes 60cm se tornem 70cm por exemplo ou mais. Existe algo como molas (voyage por ex.) e amortecedores (l200 traseiro) que já dariam um leve upgrade na suspensão??? O de vcs está show de bola porém nem todo mundo tá com uma grana extra pra isso...

  • #18
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    apenas trocar mola e amortecedor, TEORICAMENTE vc conseguiria mais curso de suspensao, mas exitem uma pancada de outros fatores e componentes a alterar...

    se vc insite em querer mexer na suspensao na esperaca de gastar pouca grana, vá em frente, algum resultado vc até pode ter, mas se vai ficar bom, dai................
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #19
    Usuário Avatar de diogo ludovico
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    cacá, o problema é que não existe apenas um fator que se alterado melhore a articulação, pois o que faz a suspenção é um conjunto de fatores.
    Se colocar molas e amoetecedores maiores, vai perder os alinhamentos e vai ter um monte de dor de cabeça.
    na suspenção, ou se meche no conjunto inteiro ou se deixa quieto e aproveita como está.
    Digo de esperiencia propria, que fiz gambiarra com molas e amortecedores maiores e acabei com o eixo traseiro empenado....


  • #20
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    Citação Postado originalmente por diogo ludovico Ver Post
    cacá, o problema é que não existe apenas um fator que se alterado melhore a articulação, pois o que faz a suspenção é um conjunto de fatores.
    Se colocar molas e amoetecedores maiores, vai perder os alinhamentos e vai ter um monte de dor de cabeça.
    na suspenção, ou se meche no conjunto inteiro ou se deixa quieto e aproveita como está.
    Digo de esperiencia propria, que fiz gambiarra com molas e amortecedores maiores e acabei com o eixo traseiro empenado....
    Entendi... realmente é complicada essa alteração... Então podemos dizer que uma mola de voyage e um amortecedor de chevy500 (por exemplo) serviria apenas para substituir/trocar uma suspensão danificada e não uma melhoria em si.

  • #21
    Usuário Avatar de diogo ludovico
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    Tecnicamente seria isso, porem foi justamente o que detonou meu eixo.
    Assim que comprei meu samuka, persebi que as molas estavas destruidas (2 voltas de gol soldadas) e o amortecedor dianteiro estava lá só de enfeite.
    Então busquei uma forma de arrumar a bagunça de de cara ganhar um pouco de desempenho, e foi ai que entraram as molas de voyage (1,5" maiores que as originais) e os amortecedores da chevy 500 (ou pickup corsa) na frente e de fusca atras.
    A questão é que como são 1,5" maiores, as molas deixaram o conjunto fora de alinhamento, e de cara apareceu o shymmy aos 60km/h que nem um amortecedor de direção de toyota bandeirante conseguiu resolver.
    Depois veio o visão dos eixos desalinhados, o dianteiro deslocou-se para a esquerda e o traseiro para a direita, já que a barra penhard continuava original.
    Na dianteira, como solução foi reposicionado o parafuso que prende a penhard, e o eixo voltou a posição original, mas na traseira não se mecheu e o tempo foi passando.
    Sem perceber que o problema era no alinhamento, comecei a notar que a suspenção traseira tinhaa tendencia de "escorregar" para a direita sobre as buchas, e o eixo desalinhava, foi quando coloquei aneis espacadores nos links para deixa-los na posição correta
    Como o deslise era causado pela penhard puxando o eixo, com o travamento do conjunto o eixo passou a sofrer uma pressão, resultando nos suportes dos links tortos e rachados (2X), e consequentemente o empeno da carcaça traseira com as rodas ficando assim ( \--/ )
    Foto 01: amortecedor de pickup corsa com mola de voyage.
    Foto 02: braços traseiros já com os aneis espacadores, sem eles os braços corriam tudo para o lado até encostar nos suportes
    Foto 03: suportes traseiros antes dos aneis, totalmente deslocado para os lados
    Foto 04: gambiarra para correção da furação da penhard dianteira

    Resumo de tudo, 1 ano lutando contra vazamentos de retentores e empeno de carcaça, 2 pneus traseiros perdidos por desgaste iregular, 12 serviços de alinhamento enquanto tentava descobrir o que causava o desgaste, enpeno de carcaça traseira e pelo menos 6 serviços de solda dos suportes dos links, que por serem finos viviam quebrando e vazando oleo.
    por iso que falo, se for mecher, faça tudo direito ou deixe quieto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscn0731.jpg   -dscn1792.jpg   -vista-inf-da-susp-traseira-direita.jpg   -realinhamento-barra-penhard.jpg  


  • #22
    Usuário Avatar de cacanakagi
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    Citação Postado originalmente por diogo ludovico Ver Post
    Tecnicamente seria isso, porem foi justamente o que detonou meu eixo.
    Assim que comprei meu samuka, persebi que as molas estavas destruidas (2 voltas de gol soldadas) e o amortecedor dianteiro estava lá só de enfeite.
    Então busquei uma forma de arrumar a bagunça de de cara ganhar um pouco de desempenho, e foi ai que entraram as molas de voyage (1,5" maiores que as originais) e os amortecedores da chevy 500 (ou pickup corsa) na frente e de fusca atras.
    A questão é que como são 1,5" maiores, as molas deixaram o conjunto fora de alinhamento, e de cara apareceu o shymmy aos 60km/h que nem um amortecedor de direção de toyota bandeirante conseguiu resolver.
    Depois veio o visão dos eixos desalinhados, o dianteiro deslocou-se para a esquerda e o traseiro para a direita, já que a barra penhard continuava original.
    Na dianteira, como solução foi reposicionado o parafuso que prende a penhard, e o eixo voltou a posição original, mas na traseira não se mecheu e o tempo foi passando.
    Sem perceber que o problema era no alinhamento, comecei a notar que a suspenção traseira tinhaa tendencia de "escorregar" para a direita sobre as buchas, e o eixo desalinhava, foi quando coloquei aneis espacadores nos links para deixa-los na posição correta
    Como o deslise era causado pela penhard puxando o eixo, com o travamento do conjunto o eixo passou a sofrer uma pressão, resultando nos suportes dos links tortos e rachados (2X), e consequentemente o empeno da carcaça traseira com as rodas ficando assim ( \--/ )
    Foto 01: amortecedor de pickup corsa com mola de voyage.
    Foto 02: braços traseiros já com os aneis espacadores, sem eles os braços corriam tudo para o lado até encostar nos suportes
    Foto 03: suportes traseiros antes dos aneis, totalmente deslocado para os lados
    Foto 04: gambiarra para correção da furação da penhard dianteira

    Resumo de tudo, 1 ano lutando contra vazamentos de retentores e empeno de carcaça, 2 pneus traseiros perdidos por desgaste iregular, 12 serviços de alinhamento enquanto tentava descobrir o que causava o desgaste, enpeno de carcaça traseira e pelo menos 6 serviços de solda dos suportes dos links, que por serem finos viviam quebrando e vazando oleo.
    por iso que falo, se for mecher, faça tudo direito ou deixe quieto
    Certo Diogo... Muito boa sua explicação... Mas com ela me surgiu outra dúvida:
    1. Caso eu faça o mesmo q vc:
    -(molas de voyage (1,5" maiores que as originais) e os amortecedores da chevy 500 (ou pickup corsa) na frente e de fusca atras)...

    2. teria que adequar à estas molas e amortecedores os seguintes itens:
    - Aumentar o suporte da barra panhard no chassis em 1,5"(tras. e diant.)
    - Aumentar a peça(não sei o nome) que segura a barra de direção em 1,5" para q ela se mantenha alinhada à panhard.
    - Aumentar o suporte do link no Chassis em 1,5"
    - Seria essa a "receita" correta??? Falta algo??? o que???

  • #23
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    Citação Postado originalmente por cacanakagi Ver Post
    Certo Diogo... Muito boa sua explicação... Mas com ela me surgiu outra dúvida:
    1. Caso eu faça o mesmo q vc:
    -(molas de voyage (1,5" maiores que as originais) e os amortecedores da chevy 500 (ou pickup corsa) na frente e de fusca atras)...

    2. teria que adequar à estas molas e amortecedores os seguintes itens:
    - Aumentar o suporte da barra panhard no chassis em 1,5"(tras. e diant.)
    - Aumentar a peça(não sei o nome) que segura a barra de direção em 1,5" para q ela se mantenha alinhada à panhard.
    - Aumentar o suporte do link no Chassis em 1,5"
    - Seria essa a "receita" correta??? Falta algo??? o que???
    eu tenho essa configuração no meu samurai.. de 1,5" e confesso que não me deixou satisfeito.. a melhoria é quase imperceptivel.. gasta pouco para nada...

    Abraços,

  • #24
    Usuário Avatar de diogo ludovico
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    No caso, seria só alterar as barras penhards e de direção, não precisa mecher nos links, porem deve aparecer o shimmy.
    O certo seria reconfigurar tudo para este novo padrão, mas ae o gasto será praticamente o mesmo para colocar o kit do fabil (corrigir caster, barras etc....)
    Assim, com molas de voyage, só corrija as penhards, no maximo a direção, coloque um amortecedor de direção e só.


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