
Postado originalmente por
diogo ludovico
Tecnicamente seria isso, porem foi justamente o que detonou meu eixo.
Assim que comprei meu samuka, persebi que as molas estavas destruidas (2 voltas de gol soldadas) e o amortecedor dianteiro estava lá só de enfeite.
Então busquei uma forma de arrumar a bagunça de de cara ganhar um pouco de desempenho, e foi ai que entraram as molas de voyage (1,5" maiores que as originais) e os amortecedores da chevy 500 (ou pickup corsa) na frente e de fusca atras.
A questão é que como são 1,5" maiores, as molas deixaram o conjunto fora de alinhamento, e de cara apareceu o shymmy aos 60km/h que nem um amortecedor de direção de toyota bandeirante conseguiu resolver.
Depois veio o visão dos eixos desalinhados, o dianteiro deslocou-se para a esquerda e o traseiro para a direita, já que a barra penhard continuava original.
Na dianteira, como solução foi reposicionado o parafuso que prende a penhard, e o eixo voltou a posição original, mas na traseira não se mecheu e o tempo foi passando.
Sem perceber que o problema era no alinhamento, comecei a notar que a suspenção traseira tinhaa tendencia de "escorregar" para a direita sobre as buchas, e o eixo desalinhava, foi quando coloquei aneis espacadores nos links para deixa-los na posição correta

Como o deslise era causado pela penhard puxando o eixo, com o travamento do conjunto o eixo passou a sofrer uma pressão, resultando nos suportes dos links tortos e rachados (2X), e consequentemente o empeno da carcaça traseira com as rodas ficando assim ( \--/ )
Foto 01: amortecedor de pickup corsa com mola de voyage.
Foto 02: braços traseiros já com os aneis espacadores, sem eles os braços corriam tudo para o lado até encostar nos suportes
Foto 03: suportes traseiros antes dos aneis, totalmente deslocado para os lados
Foto 04: gambiarra para correção da furação da penhard dianteira
Resumo de tudo, 1 ano lutando contra vazamentos de retentores e empeno de carcaça, 2 pneus traseiros perdidos por desgaste iregular, 12 serviços de alinhamento enquanto tentava descobrir o que causava o desgaste, enpeno de carcaça traseira e pelo menos 6 serviços de solda dos suportes dos links, que por serem finos viviam quebrando e vazando oleo.
por iso que falo, se for mecher, faça tudo direito ou deixe quieto
