Eu coloquei no meu a uns 02 anos, tava dando problema com o arranque, depois que o eletricista instalou o tal relé, nunca mais deu o problema, agora tá igualzin gonorreia, triscou pegou. ehehehehehehe
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Eu coloquei no meu a uns 02 anos, tava dando problema com o arranque, depois que o eletricista instalou o tal relé, nunca mais deu o problema, agora tá igualzin gonorreia, triscou pegou. ehehehehehehe
Vi que a Empresa ZEN SA tem este Impulsor... existe o 0450 e o modelo 0352 é só entrar no site... Eles fabricam peças para linha original tipo Bosch, Visteon... Dê uma olhada no Site...
www.zensa.com.br
Fica em Santa Catarina
No meu Samurai a partida as vezes não funciona.
Eu viro a chave, escuto um "TEC" e só, o motor de arranque nem entra em ação. Tento outras vezes e acontece a mesma coisa, até que de repente eu viro a chave e ele pega normal.
Normalmente ele liga sem problemas, so de vez em quando que isto acontece.
Alguém sabe me dizer se isto é um sintoma de um problema no bendix???
Obrigado!
Minha vtr é um samuca canvas 97, helicoidal, peguei agora,testei o bixo semana passada nas dunas da praia de camurupim...show:-D. Eu tinha escutado um tec...tec...tec... toda vez que tentava ligar:putz:, dava na chave e só pegava na 3ª ou 4ª vez, mandei abrir, o cara disse que eram as escovas, tirou fora, limpou e ficou melhor, paguei R$ 25,00 pelo serviço (mecânico meia boca):pensativo:. Ontem começou um barulho mais sinistro (trak...trak...trak..) alto pra kct, era o motor de partida nos seus últimos suspiros:cry:. Levei pra uma oficina renomada aqui em Natal (auto elétrica natalense), lá abriram e me mostraram:bendix e solenoide bixados, rachado, tinha até silicone, resultado: 308 mirréis:shock:, mas...SATISFAÇÃO GARANTIDA:dance::dance::dance:, se eu pensar em ligar a vtr pega, não corro mais o risco de ficar atolado em beira de praia por causa disso. Sou p. da vida em ficar rodando pra lá e pra cá atrás de descontozinho de R$ 10 ou 20 em peça ou sv, e mais ainda com cara que faz gambiarra sebosa...porra, quebrou tem que trocar, e ponto, ou vc ficará mal um dia, e o pior, certamente num lugar onde não terá oficina. Então, para os amigos neófitos no ramo 4x4 (como eu) que tiverem problemas parecidos, meu conselho é: pense na sua segurança, gaste um pouco mais, mas faça bem feito, kraio!!!:evil:
peças que eu troquei:
a) impulsor de partida (bendix) marca ZEN 0450, aplicação no kia sephia GTX 1.5 16v, sportage c/ motor OHC 16v gasolina, sidekick 94 e vitara 1.6 16v= R$ 131,00;
b) chave magnética (solenoide) marca ZM 697, aplicação sidekick, tracker, empilhadeira c/ motor mitsubishi= R$ 107,00.
ps: ambas as peças são de fabricação nacional.
Bom saber disso... o meu tá no TEC TEC TEC..... e nada.... demora umas 3 ou 4 partidas pra pegar se ficar muito tempo parado..... Mas se funcionar ele cedo e usar durante o dia dificilmente acontece....
Respondendo minha própria pegunta :), e compartilhado a solução com os colegas, implantei o ´famigerado´ relá no arranque do samurai.
Explicando como leigo que sou, o funcionamento agora é mais ou menos o seguinte:
1. Cortei o fio que leva a corrente até o arranque e liguei em um relé comum.
2. Puxei um fio (vem mais grosso que o original) direto da bateria e tb liguei no relé.
3. Dessa forma, quando aciono a partida na chave, a energia que deveria ir para o arranque vai para o relé, este arma e libera a energia do fio que vem direto para a bateria. É essa corrente que vai alimentar o arranque.
O resultado foi o fim definitivo do tec-tec. Estou gostado bastante da solução; recomendo apenas deixar um relé extra dentro do carro.
Starter Relay Kit
The Spidertrax Starter Relay Kit is designed to get your Samurai starting like new. Old corroded starter wires can cause your Samurai to have a hard time starting, creating a clicking noise instead of the motor turning over. This kit will provide fresh power to the starter motor creating a nice start every time. This easy to install kit includes a 30 amp in-line fuse, 1 relay, 3 zip ties, and detailed installation instructions.
http://www.spidertrax.com/core/media...b1507451fea862
http://www.spidertrax.com/s.nl/it.A/...=2&category=19
Pessoal, sei que o tópico é meio antigo....mas fiz todo o motor de partida do meu Samuca, e gostaria de compartilhar com o pessoal:
O Samuca estava ruim de partida...e foi piorando....piorando até que parou de vez!
Resultado::farted:
bateria.....................230,00
induzido....................170,00
bendix......................153,00
embuchamento............12,00
jg escovas..................12,00
M.O..........................120,00
Não sei se paguei caro (?)...gostaria da opinião dos amigos!