É... um Vitarao V6 ia ficar da hora no Samuca... Lógico que também seria parcial pois não sei se o conjunto vai aguentar bem isso não...
Fabil... Olha a idéia de girico:
Eixos Band.
C&P importadas 5,29
Pneus 33 Ressolados ou 35....
Versão Imprimível
É... um Vitarao V6 ia ficar da hora no Samuca... Lógico que também seria parcial pois não sei se o conjunto vai aguentar bem isso não...
Fabil... Olha a idéia de girico:
Eixos Band.
C&P importadas 5,29
Pneus 33 Ressolados ou 35....
Supercharge,
vc conhece algum samurai com motor original turbinado ou com supercharge?
vc nao entendeu... eu disse VENDER o SAMURAI INTEIRO e pegar um vitarao V6..
adaptar o V6 (2.0) do vitarao no samurai, p/ nossa realizade brasileira eu consideiro besteira...( vamos desconsiderar que o resto da transmissao nao aguentaria), mas seria mais inteligente entao colocar um AP 2.0 ou um GM 2.2/2.4 motores nacionais e de manutecao barata do que meter as caras num V6 importado de manutencao carissima..
a complexidade de adaptar um V6 suzuki seria talvez até maior que adaptar um AP
T+
Meus dois cents....
Já viram o motor do suzuki swift (acho que é assim que escreve), tem a versão GTI e as especificações são as seguintes:
1298cm3, 4 cilindros, DOHC (Twincam) 16 válvulas
101cv às 6450 RPM
113Nm às 4950RPM
É o motor original, pesa a mesma coisa e voce pode usar o cambio do samurai e embreagem do swift (se servir).
Tá bom, vai trocar o motor de qualquer forma, mas um motor deste acho que atende a especificação de quem quer mais potencia para deslocamento em alta, e o torque não é muito diferente do samurai então acho que não deve gerar maiores problemas com o restante da transmissão.
Antes que me encham de pedradas, deixo claro que esta é uma opção para quem quer potencia e não torque, para o meu caso especifico preferi o motor GM 2.0 do astra,com:
Potencia maxima liquida (abnt NBR5484 - ISO1585)
Gasolina: 133 cv a 5600 RPM
Alcool: 140cv a 5600 RPM
Torque maximo liquido:
Gasolina: 18,9Kgfm (185 Nm) a 2600 RPM
Alcool: 19,7Kgfm (193 Nm) a 2600 RPM
Mas ae troquei tudo, cambio e CT agora são da hilux assim como so eixos de F-75, já que ia gastaar com troca fiz tudo logo, e acho que mecher só no motor é procurar encrenca, pois mesmo que se coloque um motor 1.6 que é só 25% mais forte já se tem dor de cabeça com quebra, imagina um turbo ou 1.8 com 50% a mais de potencia e principalmente torque, ai sim já é preparar o bolso para começar a mecher no resto da transmissão que logo pedirão arrego.
Quanto a dizer que é só manerar o pé, discordo, pois ai perde-se a razão para o investimento, pois para que gastar $$$ para deixar o carro mais potente se não se pode acelerar acima da faixa de torque e potencia originais para não ter problem de quebra??:pensativo:
Bem esta é minha opinião, já com o capacete esperando as pedradas:mrgreen:
esse motorzinho do Swift GTi é o demônio!!! o swift gti 1.3 dava PAU em GOL GTi na epoca..
o foda é hj em dia vc achar um motorzinho desse completinho e em bom estado p/ comprar.. lembrado que tem comprar junto a centralina e chicote tb...
alias.. ver um Swift GTi rodando hj já é raro!!! dai volta aquela historia.. vai colocar um motorzinho meio que "alienigena" p/ nossa realidade....
se fosse na zoropa e gringolandia, dai sem problemas.. existem legiao de fãs de swift GTi e a negada soca turbo e NOS nesse motorico arrancando 200cv dele facil..
T+
Tem um samurai aqui com o cabeçote do swift e um turbozinho... é uma bala meu amigo... agora penou muito para acertar...
Fabil, acho que você chutou uns valores meio altos. O comando deve estar uns 600 mesmo. A MO deve ser mais barata (uns 400) e, se não trocar o coletor, tudo deve ficar por volta de um barão. Como você falou, o ganho deve ser de uns 10 cv (se tanto) e, realmente, se comparado com um turbo ou supercharger, a relação custo-benefício não é tão vantajosa.
Vou conversar com um pessoal de preparação aqui em SP e volto a postar, ok?
Usar o motor do Swift é uma boa idéia. Difícil deve ser encontrá-lo inteiro. Um verdadeiro trabalho de garimpagem nos desmanches.
Grande abraço a todos.
So para colocar mais minhoca...
Meu setup atual:
Motor Chevrolet 2.2 mpfi + Cambio Auto TH180C + tcase Hilux 4.70
Hoje se eu fosse comecar do zero meu setup seria:
Motor Toyota 2.7 (3RZE) + Cambio Toyota 4 Auto (AW) + tcase Hilux 2.28 + tcase Hilux 4.70
Voltando na questão da sobrealimentação só queria tecer algumas considerações para nortear os que ainda preferem essas opções:
Como já foi dito por aqui, para trilhas o ideal é motor torcudo, mas não adianta ter 50 kgf/m a 5000rpm.
Na verdade o ideal é que o torque em baixas rotações já esteja disponível de forma satisfatória. Assim, motores multiválvulas por natureza já são contra indicados para essa necessidade.
Assim na sobrealimentação esse princípio também deve ser observado. Mesmo com uma turbina bem ajustada para o fluxo do motor, sua pegada será sempre em rotações mais altas e isso pode trazer prejuísos para o desempenho Off Road.
Já o compressor volumétrico funciona de forma bem diferente, deixando seu motor bem mais forte e dispondo de força significativa já em baixas rotações. Como dizem muitos, um motor comprimido com um compressor volumétrico traz o mesmo resultado de um motor de cilindrada maior, tendo então com o vantagem uma certa economia em relação ao desempenho.
Em questões de ajustes eu particularmente prefiro o sistema do compressor volumétrico ainda mais se você montar o corpo de borboletas antes do compressor. Entendo que o ajuste fica muito mais preciso e menos pacível de variações.
Já a turbina depende do funcionamento harmonioso de vários componentes tal como válvulas reguladoras de pressão do turbo e do combustível oscilando a todo instante e a injeção eletrônica o tempo todo tentando acompanhar essas variações em vista de que o motor oscila entre períodos de pressão negativa e positiva no coletor de admissão.
Resumindo, se quer realmente força, adote um compressor volumétrico, e o do Fiesta pode ser uma boa opção para o motor 1.3 do Samurai.
Em questão de ajustes, montando o tbi antes do compressor você pode ajustar a alimentação apenas com bicos auxiliares e respectivos controladores. Pode ainda ser uma forma de fazer o motor queimar álcool com eficiência.
Agora finalizando, só pra corrigir o que foi dito anteriormente, desconheço qualquer motor equipado com um compressor volumétrico que esse funcione de forma intermitente através do acionamento de uma polia magnética. Mercedes nenhum tem esse equipamento ao que eu saiba. Para que isso seja possível, é necessário que exista um sistema de ByPass pois o ar não passará com eficiência pelo compressor parado. E qualquer um que entenda um pouquinho sabe que um motor preparado para funcionar sobrealimentado não funciona adequadamente aspirando ar.
Assim, tirem os cavalos da chuva e coloquem dentro do capô, heheheh
Essa de acionar o compressor oo momento que se deseja é coisa de Mad Max, hehehe e lá era tudo de mentirinha, inclusive o compressor era oco, sem nada dentro, só pra aparência no filme.
Abraços a todos.
Bom dia turma,
pegando um ganho aqui no tópico. Tenho um samurai 1994 100% original com 130 mil km rodados. Surgiu uma oportunidade de colocar um motor 2.0 turbo de 200 cv(motor do audi a3 2010) nele. Poderiam me relacionar quais as outras adaptações teria que fazer para que o carro ficasse 100% seguro e confiável(caixa de marcha, redução, eixos com diferenciais, suspensão, freio e qual seria a medida exata dos pneus). Penso em deixar do samurai mesmo, somente o chassi e a carroceria.
Grato.