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Convex Datacenter
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  • #13



    Citação Postado originalmente por Juliano Nitsch Ver Post
    De nada, enquanto eu puder ajudar...

    Com certeza sem as velas fica mais fácil, mas mesmo assim acho que não consegue virar com a mão, aí é o seguinte, vc coloca uma chave 17 no parafuso da polia do virabrequim ou engata uma 4 ou 5 e vai fando uns tranquinhos até chegar na posição que vc quer.

    Vc entendeu errado quanto ao ressalto... na verdade o balancim deve tocar o lado oposto do ressalto, pois o ressalto do comando tocando o balancim, estará abrindo a válvula entendeu... e para regular a folga a válvula tem que estar totalmente fechada, vc ira perceber quando etiver fazendo. Vc vai regular sempre um cilindro por vez e a admissão e escape, não é a fileira, é banco a banco.

    Até...
    Maravilha professor, obrigado. Havia entendido errado mesmo . Agora sim, entendi a questão do cilindro, Juliano .

    Valeu mesmo!
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #14
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
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    Citação Postado originalmente por Cacá Ver Post
    Maravilha professor, obrigado. Havia entendido errado mesmo . Agora sim, entendi a questão do cilindro, Juliano .

    Valeu mesmo!
    Dei uma editada no oque escrevi... da uma relida...

    Até...

  • #15
    Citação Postado originalmente por Juliano Nitsch Ver Post
    Coloca o primeiro cilindro em balanço (valvulas de admissão e escape fechada) e regula, aí vai para o segundo e mesma coisa... até o quarto... com a prática vai na sequência 1 - 3 - 4 - 2.
    Ótimo, farei isso na segunda ou terça que vem, assim que eu puder encostar o samuca pra essa empreitada
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #16
    Juliano, bom dia! Estive relendo o manual de manutenção suzuki, que diz:

    3) Measure valve clearance between adjustment screw and valve
    stem using shim thickness gauge. Check intake valve clearance of
    cylinders No. 1 and 2 and exhaust valve clearance of cylinders No.
    1 and 3. See VALVE CLEARANCE SPECIFICATIONS table.
    4) Turn crankshaft one complete revolution (360 degrees).
    Check intake valve clearance of cylinders No. 3 and 4 and exhaust
    valve clearance of cylinders No. 2 and 4.


    Pelo que entendi desse manual, é assim:
    > zero o rotor no cilindro 01
    > regulo admissão do 1 e 2 / escape do 1 e 3
    > dou um giro de 360º no rotor
    > regulo admissão do 3 e 4 / escape do 2 e 4

    Pelo que vc orientou seria colocando um cilindro por vez em balanço e regulando as duas valulas de cada cilindro, correto?

    Agora, mais uma pergunta: pode acontecer de colocar um cilindro em balanço e o rotor nao bater exatamente onde deveria?

    Abraços e obrigado
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #17
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
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    Citação Postado originalmente por Cacá Ver Post
    Juliano, bom dia! Estive relendo o manual de manutenção suzuki, que diz:

    3) Measure valve clearance between adjustment screw and valve
    stem using shim thickness gauge. Check intake valve clearance of
    cylinders No. 1 and 2 and exhaust valve clearance of cylinders No.
    1 and 3. See VALVE CLEARANCE SPECIFICATIONS table.
    4) Turn crankshaft one complete revolution (360 degrees).
    Check intake valve clearance of cylinders No. 3 and 4 and exhaust
    valve clearance of cylinders No. 2 and 4.

    Pelo que entendi desse manual, é assim:
    > zero o rotor no cilindro 01
    > regulo admissão do 1 e 2 / escape do 1 e 3
    > dou um giro de 360º no rotor
    > regulo admissão do 3 e 4 / escape do 2 e 4

    Pelo que vc orientou seria colocando um cilindro por vez em balanço e regulando as duas valulas de cada cilindro, correto?

    Agora, mais uma pergunta: pode acontecer de colocar um cilindro em balanço e o rotor nao bater exatamente onde deveria?

    Abraços e obrigado
    Tudo bem... pode fazer deste jeito também... sem problemas, como é a primeira vez que vc vai fazer achei que seria mais fácil um cilindro por vez.

    O rotor sempre vai apontar para o cilindro que estiver em balanço, não exatamente pois o ponto de ignição é avançado em 9 graus + ou -, é nesta hora que acontece a centelha para a vela.

    Se entendi oque vc perguntou é isso, qualquer coisa da um toque.

    Até mais.

  • #18
    Citação Postado originalmente por Juliano Nitsch Ver Post
    Tudo bem... pode fazer deste jeito também... sem problemas, como é a primeira vez que vc vai fazer achei que seria mais fácil um cilindro por vez.

    O rotor sempre vai apontar para o cilindro que estiver em balanço, não exatamente pois o ponto de ignição é avançado em 9 graus + ou -, é nesta hora que acontece a centelha para a vela.

    Se entendi oque vc perguntou é isso, qualquer coisa da um toque.

    Até mais.
    Xenxaxional, é isso aí Um cilindro por vez então, mais fácil e mais lógico

    Obrigado mais uma vez.
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #19
    Juliano & All, bom dia.
    Acabei de fazer a regulagem das valvulas a quente, dentro das medidas especificadas. Foi extremamente fácil A primeira tentativa foi com 25 na admissao e 30 no escape. Ficou um pouco barulhento, então calibrei para 25 em todas. O carro ficou bem melhor, principalmente em alta e o tec-tec de balancim diminuiu bastante (mas ainda da pra melhorar... hehehehehe). Vou andar um pouco assim para avaliar o comportamento do carro. Depois vou abrir novamente para calibrar as valvulas frias .

    Antes que perguntem, o ponto esta em 9,2º.

    Juliano, muito obrigado pela força
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #20
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
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    Citação Postado originalmente por Cacá Ver Post
    Juliano & All, bom dia.
    Acabei de fazer a regulagem das valvulas a quente, dentro das medidas especificadas. Foi extremamente fácil A primeira tentativa foi com 25 na admissao e 30 no escape. Ficou um pouco barulhento, então calibrei para 25 em todas. O carro ficou bem melhor, principalmente em alta e o tec-tec de balancim diminuiu bastante (mas ainda da pra melhorar... hehehehehe). Vou andar um pouco assim para avaliar o comportamento do carro. Depois vou abrir novamente para calibrar as valvulas frias .

    Antes que perguntem, o ponto esta em 9,2º.

    Juliano, muito obrigado pela força
    De nada... se precisar mais alguma coisa, estamos aqui.

    Não coloque menos que 0,15 mm tanto na admissão como escape, perde rendimento e pode aquecer.

    Até mais.

  • #21
    realmente a aula foi bastante proveitosa.

    abç a todos.

  • #22
    Bom dia!

    Relatando:
    hoje cedo desmontei de novo a tampa para trocar a junta. Aproveitei para conferir as valvulas frias. As valvulas de admissão estavam todas muto parecidas, em condição fria estavam dando 0.15 justo. As valvulas de escape estavam um pouco mais fechadas, então calibrei para 0.15 (folgada).
    Uma coisa que eu reparei, é que quando a gte dá o torque na porca que trava o parafuso (pino, encosto, sei lá...) do balancim, a folga aumenta um "pelímetro", ou seja, o parafuso tende a subir um quase-nada... é algo que só que é muuuuito chato, como eu, percebe... hehehehehe.


    É isso

    Juliano, gostei da brincadeira, acho que vou comprar mais algumas juntas e experimentar uma calibragem por mês... hahahahahahaha!


    abraços a todos
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #23
    Segunda experimentação das valvulas:

    Admissão: 0,20
    Escape: 02,5
    Condição fria.

    O rendimento do carro melhorou em relação a regulagem anterior, mas esta batendo um pouco na desaceleração. Na proxima tentativa vou colocar 0,15 e 0,20 (adm/esc). Estou atrás de cálibres com medidas quebradas (0,16 - 0,17 - 0,21 etc...).
    Não falei que tinha gostado da brincadeira? Hehehehehe.

    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #24
    Ajuda: meu Samurai está colocando um pouco de óleo pra fora pela junta da tampa de válvulas. Já mandei vir a junta da Suzucar e to pensando em eu mesmo trocar a peça. Aparentemente é fácil, são apenas 4 parafusos.

    Alguma recomendação ?
    | Jimny Sierra |
    | Ex: | Ranger 4x4 CS 3.2 Diesel | Ranger 2008 4x2 CS 2.3 | Samurai Canvas 98 | Samurai Metal 98 |

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