x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 39
  • #25
    Usuário
    Entrada
    13/05/2007
    Idade
    41
    Posts
    1,224
    Agradecimentos: 0



    creio que seja do mesmo principio do pneu para lama, quanto mais fino mais peso numa area de atrito menos ou seja, consegue chegar ao fundo da lama mais facil que um pneu largo onde a tendencia é "fica por cima" vide carro para andar na area são bem largos pois nao "cavão"... de mesmo principio... o pneu fino consegue ter maior contato com o solo "furando" melhor a agua do que um pneu maior... mais area de atrito com mesmo peso...

  • #26
    Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,402
    Agradecimentos: 7
    Alfredo, a teoria é essa memo. Concordo.

    Fabil eis sua resposta:

    "se pneu LARGO aquaplana com mais facilidade, carro de formula 1 ( ou qualquer corrida em geral) quando chove deveria usar pneus FINOS , certo???"

    CERTO, e usam.

    Pelas fotos abaixo isso é claro. A banda de rodagem dos pneus de chuva são menores que os slick. A diferença é perceptível na banda de rodagem. Mas é limitada também, porque a FIA tem regras ceveras quanto ao tamanho das rodas: "As rodas dianteiras podem ter entre 305 e 355mm de largura, e as traseiras entre 365 e 380mm."

    Compare, os pneus do meio (chuva forte) com os da direita (slick). Veja como há diferença na banda de rodagem. Pra chuva o contato com o solo é bem menor.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pneus mais largos, mesmo atrito!?-chuva.jpg   Pneus mais largos, mesmo atrito!?-slik-1.jpg  
    Pneus mais largos, mesmo atrito!? Imagens Anexas
    4X4 Brasil
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

  • #27
    Usuário
    Entrada
    13/05/2007
    Idade
    41
    Posts
    1,224
    Agradecimentos: 0
    desculpe pelos erros de ortografia. É que eu estou no trabalho e meu chefe(pai) passa pela minha mesa toda hora. Então tenho que ser rápido!

  • #28
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    43
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    Pneu largo é bom pra lama sim, é só ter motor pra girar eles. Quando os willys foram projetados, tinham por volta de 40cv a 50cv por isso usavam pneus finos. Mesmo com redução, na lama tu precisa de potência, giro nos pneus pra eles limparem.
    Um pneu mesmo na lama tem que te dar sustentação e tração.
    Pra tirar a dúvida em relação a aquaplanagem é o que o Fabiano está dizendo, alguem teria que pegar um mesmo desenho de pneu e medir se os sulcos são mais espaçados no modelo mais largo ou se os gomos são mais largos. Sendo os gomos maiores, o pneu mais largo vai ser pior, sendo os sulcos maiores devem ter o mesmo desempenho. Eu acho que eles devem fazer gomos um pouco maiores e sulcos também um pouco maiores, pra buscar um equilibrio no desempenho no seco e na chuva.
    André, fiquei com dúvidas do pneu de chuva da foto ser mais estreito que o de piso seco, pq o desenho do pneu de chuva visualmente "estreita" o pneu. E essas medidas acho que se referem somente as rodas.
    Olhem esse link:
    http://esportes.terra.com.br/automob...I10882,00.html
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #29
    Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,402
    Agradecimentos: 7
    Apenas citei as rodas porque o tamanho delas tem limitação, e isso impede que seja reduzido mais os pneus.
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

  • #30
    Usuário Avatar de zelucas
    Entrada
    17/01/2008
    Local
    Jundiaí/SP
    Idade
    35
    Posts
    980
    Agradecimentos: 0
    É +- por aí Fabil...

    Devemos lembrar:

    Oque é um pneu com boa capacidade de drenagem??

    É aquele que tem caminhos adequados para água ser drenada. Logo se ele tiver mais caminhos terá uma menor área de contato com o solo e uma melhor drenagem.

    Conclui-se que quanto menor for a área de contato com o solo menor as chances de ocorrer aquaplanagem.

    Mas se, por exemplo, a profundidade dos sulcos dos pneus for de 5mm e a da água sobre o solo 9mm a água irá encostar na carcaça do pneu, então agora a área de contato será maior e daí fica na mesma situação de um slick.

    A partir do momento que a água tem profundidade maior que a dos sulcos, a largura dos pneus influencia, afinal o peso por área de contato com a água é menor e um carro só aquaplana porque a força de reação da água é tamanha que nem mesmo com todo seu peso ele se mantem firme no chão (o atrito depende do peso), logo quanto maior o peso do carro mais dificilmente ele aquaplana...

    Isso acima foi um comentário fisicamente grosseiro, deveria se usar Força Normal onde usei peso, mais isso é outro assunto...
    HILUX PICK-UP CS '95 IDYOTA -> EM CONSTRUÇÃO ETERNAMENTE
    HILUX PICK-UP CD '94 MWM 2.8
    HILUX PICK-UP CS '95 R.I.P
    facebook.com/4x4Depressao

  • #31
    Usuário Avatar de Pedrinha
    Entrada
    12/02/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    60
    Posts
    896
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    ...a questao é aderencia sob chuva de um pneu de MESMO DiaMETRO porem de largura diferentes...se alguem me souber responder a seguinte pergunta eu me calo...
    - se pneu LARGO aquaplana com mais facilidade, carro de formula 1 ( ou qualquer corrida em geral) quando chove deveria usar pneus FINOS , certo???
    Se a questão é só a largura do pneu, a resposta é sim! No entanto os carros de formula 1 não correm com pneus mais finos por conta de um regulamento que define o tamanho dos pneus...e por questões simples como segurança, estabilidade, dirigibilidade, igualdade de condições de disputa e etc...etc...etc...
    O que está em questão é facilmente explicado fisicamente tb...se vc numa velocidade constante com um desenho de pneu e diâmetro de pneu iguais estiver com um pneu mais fino, obviamente aquaplanará menos, pois o pneu mais fino tende a "cortar" a poça d`água. O contrário, aumenta a área de contato/atrito com a poça d`água, potencializando a aquaplanagem.

    Jeep Cherokee/Liberty Limited KK 2012 com lift kit de 2" Daystar, espaçadores e pneus 245/65R17 Yokohama Geolandar A/T-S G012 - Dona Branca.

  • #32
    Usuário Avatar de Trabage
    Entrada
    09/01/2007
    Idade
    66
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Mas a questão original fala da trocar de um pneu mais fino original (mais street) por um mais largo mas mais off road.
    Daí não acaba dando na mesma a questão do atrito (consumo) e aquaplanagem?

  • #33
    Citação Postado originalmente por zelucas Ver Post
    ...logo quanto maior o peso do carro mais dificilmente ele aquaplana...
    Pq vcs acham que quando chove na estrada os caminhoneiros sentam o pé no acelerador...?

    abs

  • #34
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    Se a questão é só a largura do pneu, a resposta é sim! No entanto os carros de formula 1 não correm com pneus mais finos por conta de um regulamento que define o tamanho dos pneus...e por questões simples como segurança, estabilidade, dirigibilidade, igualdade de condições de disputa e etc...etc...etc...
    O que está em questão é facilmente explicado fisicamente tb...se vc numa velocidade constante com um desenho de pneu e diâmetro de pneu iguais estiver com um pneu mais fino, obviamente aquaplanará menos, pois o pneu mais fino tende a "cortar" a poça d`água. O contrário, aumenta a área de contato/atrito com a poça d`água, potencializando a aquaplanagem.

    Pedrinha... nos carros de corridada, vc pode ter certesa ABSOLUTA que nao é por questoes de regulamento nao.. o regulamento valeria p/ todas as equipes nao?? e assim mantendo as mesmas condicoes de igualdade, se pneu fino sob chuva fosse SENSIVELMENTE MELHOR que pneus largos, todas usariam ou seja.. se usar pneus mais finos sob chuva, é conforme vc disse mas SEGURO, seria um motivo ainda maior p/ que a F1 regulamentasse a obrigatoriedade de pneus finos sob chuva , concorda?

    essa sua explicacao de pneu fino "cortar" a agua mais do que um largo, vc já considerou em sua teoria os SULCOS dos pneus e seu coeficiente de drenagem de agua?

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #35
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    39
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Na questão dos carros de fórmula 1, a largura do pneu tem que ser grande para que ele não gaste em 5 voltas. Imagine a potência de um carro daqueles, a velocidade com que fazem curvas, etc. Se vc usar um pneu mto estreiro, ele gastará muito rápido.
    Por isso eles têm de ser largos, mas com sulcos eficientes.

    E Fabil, o motivo pelo qual eu introduzi (ui) a profundidade dos sulcos na equação é que elas influenciam diretamente na capacidade de escoamento da água. O fluxo de água que passa pelos sulcos depende muito da profundidade, tanto é que um pneu mais gasto é menos eficiente.

    Quanto à área dos sulcos ser maior nos pneus mais largos, a área dos gomos também é, assim, continuando proporcional a relação com/sem borracha do pneu. Mas como eu havia dito antes, não necessariamente a profundidade é proporcional.

    Pegue o site da Maxxis por exemplo que informa a profundidade dos gomos:
    Um determinado pneu tem 185mm de largura e profundidade de gomo de 10/32", ou 7,9375mm
    Outro pneu com o mesmo desenho, tem 255mm de largura, quase 40% mais largo. Como o desenho do pneu é o mesmo, a proporção entre a área dos gomos e dos sulcos é a mesma, teoricamente não afetando a questão da aquaplanagem.
    PORÉM, a profundidade dos gomos (Tread depth) é a mesma que no caso anterior, 10/32", ou 7,9375mm.
    Assim, o volume de água que passa por cada um não é proporcional ao aumento de largura como pensado anteriormente.
    Capicci?

    Abraços!
    Rafael Maurici

  • #36
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    39
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Finalizando para quem não conseguiu deduzir, o volume de água que passa pelo pneu mais estreito é proporcionalmente MAIOR que o volume de água que passa pelo pneu mais largo.
    Sendo assim, o pneu mais estreito tem proporcionalmente maior capacidade de escoar a água abaixo dele, consequentemente, sob um carro de mesmo peso, aquaplana MENOS!

    E Trabage, no seu caso, trocar o pneu street pelo off-road mais largo não deve afetar muito em aquaplanagem, talvez até melhore devido à profundidade dos gomos e desenho do pneu, depende muito da diferença entre os desenhos.
    E quanto ao consumo de combustível, vai afetar. Não tenho como te dizer quanto, provavelmente muito pouco, mas vai aumentar o consumo.

    Abraços
    Rafael Maurici

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade