x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 39
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6

Citação Postado originalmente por WOT Ver Post
    Olha fabil, me desculpe mas vc viajou agora...
    Analise um BF Mud por exemplo, tamanho 31"x10,5" e o mesmo BF Mud no tamanho 35"x12,5".
    Me diga quantos sulcos a mais tem o pneu 35"x12,5"... nenhum, certo?
    O mesmo desenho de pneu, mais largo ou mais estreito, não tem acréscimo de sulcos. Portanto, no seu exemplo, um pneu de 10 cm de largura, ou de 20 cm de largura, se for o mesmo desenho de pneu, terá a mesma quantidade de sulcos. Se tiverem quantidade de sulcos diferentes, você está comparando dois desenhos diferentes de pneu, aí não tem cabimento, né.
    Portanto, por terem maior área em contato com o solo, os mais largos têm menor pressão sobre eles e aquaplanam mais facilmente SIM.

Abraços
    nao creio WOT... pena eu nao ter agora aqui perto um BF mud 35" p/ medir, mas eu creio que o tamanho dos gomos e obvio o espacamento dos sulcos de um BF mud 35" nao seja igual os do BF mud 31" , entendeu?? o desenho pode ser o mesmo, a quantidade de sulcos podem ser a mesma, mas o tamanho e espacamento entre eles OBVIO deve ser obrigatoriamente diferente, senao a conta nao bate... um pneu 35" obvio tem mais area a ser coberta pela banda de rodagem do que um 31".. concorda?
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por chrisb Ver Post
    A quantidade de borracha em contato com o solo pode até ser a mesma.... mas o diâmetro do pneu é outro... vai beber mais sim...(na minha humilde opinião.. )
    sobre pneus mais largos fazerem o carro beber mais isso é vero.. maior area de borracha em contato com o solo maior atrito e arrasto = maior forca necessaria p/ roda-lo... sem falar o peso do proprio pneu acressentado ao sistema.

T+
    Renegade Sport 2.0TD

Usuário Avatar de zelucas
    Entrada
    17/01/2008
    Local
    Jundiaí/SP
    Agradecimentos: 0
    Já assistiram aqueles vídeos de jipes que passam sobre a água sem afundarem??

O princípio para não afundar é passar o mais rápido possível e com uma rotação dos pneus bem grande que devido ao desenho da banda faz ele ''empurrar'' a água para baixo tendo assim uma reação que ajuda a manter o carro sobre a água, outro detalhe são os pneus que quanto mais largos melhores devido a pressão menor na superfície da água.

A largura dos pneus influencia sim na aquaplanagem, mas isso somente se for água profunda suficiente para que os sulcos dos pneus afundem completamente, caso contrário não muda nada...
    HILUX PICK-UP CS '95 IDYOTA -> EM CONSTRUÇÃO ETERNAMENTE
    HILUX PICK-UP CD '94 MWM 2.8
    HILUX PICK-UP CS '95 R.I.P
    facebook.com/4x4Depressao

Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Agradecimentos: 4
    Ahh, agora sim, concordo com vc, Fabil...
    Sulcos mais largos, mas não maior quantidade como vc havia dito antes...

Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    porem vcs estao se esquecendo que se o pneu é mais largo, obviamente ele possuirá mais sulcos de drenagem de agua..

vamos supor que um pneu com 10cm de largura possua 3 linhas de sucos capazes de drenar 1L de agua por segundo

e um pneu de igual diametro, porem com 20cm de largura e com 6 linhas de sulco nao seria obviamente capaz de drena o dobro de agua da superfice??
    A proporção da área com/sem borracha no pneu continua mais ou menos a mesma, mas eu acredito que a profundidade dos sulcos não varie da mesma forma conforme o pneu aumenta de tamanho.
    Continuo acreditando que pneu maior com o mesmo desenho piora um pouco em termos de aquaplanagem.
    Quanto ao consumo, todos concordam que o pneu maior aumenta o consumo.

Abraços
    Rafael Maurici

Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1

No meu caso é o contrário! Quanto mais consumo, mais pneus me aparecem! Notadamente depois de umas férias em Floripa, só comendo camarão e tomando chopp.

[]
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19
    Ô povo que gosta de "viajar", hehehe. Voltando à pergunta original, sinceramente não vai fazer diferença nenhuma no consumo e desempenho do carro. A diferença no diâmetro é de 1 cm.

Eu fiz essa troca no Vitarinha, troquei os originais velhos 195/80 pelos Michelin A/T 215/75. São muito melhores, aquaplanam muito menos e seguram muito mais no seco (os meus estavam carecas ) .

Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Ahh, agora sim, concordo com vc, Fabil...
    Sulcos mais largos, mas não maior quantidade como vc havia dito antes...

A proporção da área com/sem borracha no pneu continua mais ou menos a mesma, mas eu acredito que a profundidade dos sulcos não varie da mesma forma conforme o pneu aumenta de tamanho.
    Continuo acreditando que pneu maior com o mesmo desenho piora um pouco em termos de aquaplanagem.

Abraços

eu nao disse que os sulcos eram mais profundos... mas sim mais LARGOS/ESPACADOS o que neste caso aumenta significamente a capacidade de drenar agua.. ou seja.. quanto mais largo a bitola do cano, mais agua passa dentre dele nao??

eu continuo acreditando que quando projetado corretamente um pneu quanto mais largo, maior PROPORCIONALMENTE tb será sua capacidade de drenar agua, dai tanto faz na hora de aguaplanar se é um pneu fino ou largo..

T+
    Renegade Sport 2.0TD

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por zelucas Ver Post
    Já assistiram aqueles vídeos de jipes que passam sobre a água sem afundarem??

O princípio para não afundar é passar o mais rápido possível e com uma rotação dos pneus bem grande que devido ao desenho da banda faz ele ''empurrar'' a água para baixo tendo assim uma reação que ajuda a manter o carro sobre a água, outro detalhe são os pneus que quanto mais largos melhores devido a pressão menor na superfície da água.

A largura dos pneus influencia sim na aquaplanagem, mas isso somente se for água profunda suficiente para que os sulcos dos pneus afundem completamente, caso contrário não muda nada...
    ok.. mas nesse seu exemplo a aplicacao dos pneus é outra, o jipe em questao tem um baita motor que nao cai giro nem fudendo, e a velocidade p/ boiar na agua é proposital, mas em uma condicao normal de dirigir sob chuva e completamente diferente..

vc diz.. "A largura dos pneus influencia sim na aquaplanagem, mas isso somente se for água profunda suficiente para que os sulcos dos pneus afundem completamente, caso contrário não muda nada."

ou melhor dizendo... se a capacidade de drenagem do pneu nao for suficiente p/ expelir a agua sob ele, vai aquaplanar, tanto faz se é pneu de bicicleta ou de caminhao.. por isso que eu digo.. a largura só seria um fator relevante no caso de pneus SLICK...

T+
    Renegade Sport 2.0TD

Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 7
    Experiência de quem saiu de um 235 para um 265. Muda pra carai. As irregularidades do terreno (buracos e desníveis) passam mais para o volante. Em velocidade, quando o pneu pega em poça d'água o carro sente muito mais as puxadas. Quando chove tenho que diminuir mais ainda a velocidade preocupado com a poças d'água.

Pneus largo é ideal pra asfalto seco e liso (como pistas de corrida). Na trila e em terrenos acidentados ou alagados é evidente que um pneu mais fino é melhor. Basta olhar os projetos originais dos Defender e Willys (tudo canela fina).

Pneus mais largo é mais bonito sim, mas pra nossos casos é menos funcional.

Quanto a altura, entretanto, quanto maior melhor, desde que caibam no carro e haja torque para usá-los.
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

Usuário
    Entrada
    13/05/2007
    eu passei de um pneu 2052/70/15 pra um 30" que mais que um 235/75...

muda quase nada.. o carro só não faz curvas, não anda bem na reta, aumenta o consumo, sente mais as irregularidades da pista, força mais os componente mecanicos,e é mais desconfortável.. e só!!8)

em trilhas depende, pneu mais largos pra erosões e pedras é melhor. os pneus de defender e cj são finos por serem especificos para lama. pelo menos eu nunca vi carro de rock(n´ rool)crawling com pneus fino....

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    pera ae povo... a discussao é pneu MAIS LARGO ou pneu MAIOR em DiAMETRO???

nao vamos misturar as coisas... colocar pneus de diametro MAIOR no carro muda muito o comportamento do mesmo em inumeras situacaoes... desde aceleracao até frenagem etc..

a questao é aderencia sob chuva de um pneu de MESMO DiaMETRO porem de largura diferentes...

se alguem me souber responder a seguinte pergunta eu me calo...
    - se pneu LARGO aquaplana com mais facilidade, carro de formula 1 ( ou qualquer corrida em geral) quando chove deveria usar pneus FINOS , certo???

T+

T+
    Renegade Sport 2.0TD

Usuário Avatar de Enrico SP
    Entrada
    12/03/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Dando meu pitaco.. tenho Michelin AT 225x75x15 no meu sideckik, o bicho bebe bem (uns 7,5/8 km p/l) mas agarra bastante em curvas e roda macio, na lama se a pressão não estiver baixao ixcorrega que é uma beleza! E se alguém quiser pneus AT Nexen ou Champico 235x75x15 (acho que tem outras medidas também...) tenho um chegado que tem preço campeão.
    Abs

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem