Acho q foi com ele q falei por e-mail...
Mas só o dianteiro não me ajuda
Versão Imprimível
Olhando construções dos gringos por aí me veio a dúvida...
E os Dana 30?
Devem ser mais ou menos da mesma resistência dos eixos de samurai, e mais baratos.
E quanto ao peso, vão livre, relações...
Alguém poderia ajudar?
Abraços
o D30 seria uma otima opcao ( bola pequena), eles orginais sao mais resistentes que os eixos de samurai e com alguns upgrades ficam tao fortes quanto D44... mas p/ nos aqui no brasil esbarramos num grande problema.. de onde vc vai arrumar D30??
o unico jipe que usava e SOMENTE na dianteira era o ENGESA e o traseiro?? onde vc vai conseguir um D30??? de opala? de pampa 4x4? heheh dai as biotolas e furacao de roda nao sao iguais a do engesa... dai comeca a gastacao de grana p/ ficar adaptando os dois D30 p/ ficarem com bitola e furacao iguais..
T+
aahhh tem tb os de cherokee sport, mas em geral nego pede fortuna neles.. sem falar que furacao de roda é 5 x 4,5", freios tudo importador e nao tem como usar roda livre na frente...
Bom....
Como ainda falta mto tempo p/ juntar a grana necessária, vou pensar mais a respeito.
Mas acho q a idéia dos dana 30 já saiu das opções..
Vou acabar ficando com o dianteiro de Samurai mesmo...
Enquanto isso, dá-lhe trabalhar no projeto da 4-link.
Aproveitando:
Como posso prever o comportamento da suspensão dianteira (q vai ser 3 link + panhard) sob aceleração?
O 4 link calculator serve p/ dianteira só em situações de frenagem (anti-dive), certo?
E aí?
Abraços
se na frente for 3 link "manco" ou seja, apenas em um lado do eixo tiver apoio em dois pontos e o outro só um, vai dar um puxao nas frenagens forte..
eu acho que 3 link ( a menos que seja com trialgulo central) na frente é furada ao menos p/ o uso do jipe no dia-a-dia e deslicamentos.. se for p/ carro de competicao que desloca em carretinha dai tá valendo..
T+
Sei q tenho q passar pelo cárter do motor p/ fazer a 3 link dianteira, mas pretendo fazer algo o mais simétrico possível, ou seja, o link superior o mais próximo possível do centro do eixo.
O meu receio em fazer uma 4 link na dianteira é q em lombadas ou buracos o eixo vai trabalhar paralelo ao solo e a direção vai fazer um arco, ou seja, Bump steer.
Com a panhard tanto o eixo quanto a suspensão trabalham no mesmo arco, então não há problemas.
Quanto a fazer uma 4 link + panhard, é coisa demais...
mais terminais, mais tubos, mais parafusos, mais soldas, mais fixações, etc...
Abraços
O WOT, estou começando a trocar meus eixos, o meu dianteiro está perfeito (samurai 97), com roda livre perfeita e freio a disco em bom estado. A coroa pião está ok assim como a caixa satélites.
Se te interessar entre em contato que gente negocia:concordo:
Se quiser te mando fotos.
Pessoal, sei que o tópico é antigo mas queria usar pra tirar umas dúvidas do meu Samurai 97. Hoje estou usando os pneus 215/75/15, bem tranquilo pra ele, mas tava pensando em colocar um 30'', posso cogitar até um 31'', gostaria de saber até quanto o eixo do Samuca aguenta sem sofrer tanto (por isso pensei num 30'').
Outra coisa sei que precisarei reduzir o cambio tb, como o meu é por corrente tem o 2.65 só não sei se vou achar tão fácil. E quanto a suspensão um calço de 2'' na carroceria e 1'' na suspensão acho que já daria pra esse pneu, o kit da RC4x4 me parece muito bom só que a parte ruim é a $$$$.
Valeu e abs.
Tadeu
rodei anos com pneus 31" no meu samurai 97, nunca quebrei nada nos eixos.