Powered by vBulletin

Vitara 2.0 V6 (ano 97 - auto - 5 portas) - O motor presta?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 19/11/2015, 16:01
    Marcelo Indaia
    Caro Cadu, você se importa em dizer quanto gastou para fazer o motor e o cambio?
    Estou estudando a compra de um idêntico, mas azul calcinha :)
  • 24/11/2015, 23:27
    Cadü Smith
    Citação:

Postado originalmente por Marcelo Indaia Ver Post
    Caro Cadu, você se importa em dizer quanto gastou para fazer o motor e o cambio?

Ficou meio salgado... de 7K a 8K. Mas ficou muito bom. Retífica dos 2 cabeçotes + bloco, troca de uma biela empenada, trocou bronzinas, trocou polias, correntes de comando e principal, trocou todos os tuchos de válvulas, que nesse motor são hidráulicos, trocou varios retentores, trocou correias de alternador e da DH, descarbonização, limpeza de bicos, M.O... É praticamente um motor novo, está agora com 174.000 Km originais, pronto pra chegar nos 350.000km
    Do câmbio não troquei nada, só as buchas e molas do trambulador e revisão da caixa de câmbio e CT. No caso meu câmbio é manual, 5+ré. O seu é auto ? Ainda calçarei o meu com eixos do automático. Tem relação mais reduzida, melhor pra quem tem pneus grandes...

[]s
  • 24/11/2015, 23:48
    Cadü Smith
    Citação:

Marcelo, caso vc decida por comprar esse belíssimo Suzuki, te dou uma sugestão, troque aquele silencioso imenso original, que mais parece um cilindro de GNV debaixo do carro. Quando o meu estragou de vez troquei pelo silencioso esportivo do AUDI, não lembro o modelo. Menor, deixa o motor respirando melhor, fora o ronco brabo que o bicho ficou. Altamente recomendável.

[]
  • 25/11/2015, 10:20
    Marcelo Indaia
    Achei o valor razoável, 8k pra ter um motor zero.
    O que eu estou vendo é automático, e esse é o maior receio: carro antigo com câmbio automático. Estou pesquisando se é viável a troca por um motor AP ou GM + câmbio manual, no caso de ocorrer um dano muito grande, mas não estou achando muita informação. Prefiro cambio manual.
    []
  • 25/11/2015, 10:36
    WOT
    Citação:

Postado originalmente por Cadü Smith Ver Post
    Ainda calçarei o meu com eixos do automático. Tem relação mais reduzida, melhor pra quem tem pneus grandes...

[]s

Cadü, vc tem certeza que esta afirmação é verdadeira?
    Até hoje em todos os carros que comparei, a versão automática tem o diferencial mais longo que a versão manual. Ou seja, o automático é menos reduzido, o que iria piorar a sua relação com os pneus grandes.
    O Vitara 2.0 V6 manual tem relação 4,625:1 certo?
    O que vc pode fazer é colocar a relação dos 1.6 manuais, que é 5,125:1 te dando uma redução de 11%, permitindo o uso de pneus 30" sem perda na relação final.
    Tem também uma empresa na Europa que fabrica relações 5,72:1 e 5,85:1 (a 700 euros o par) pra Vitaras, que ficaria muito bom.
    http://4xfourart.com/Products/19/Vitara.aspx
  • 25/11/2015, 18:29
    Cadü Smith
    Citação:

Postado originalmente por WOT Ver Post
    Cadü, vc tem certeza que esta afirmação é verdadeira?
    Até hoje em todos os carros que comparei, a versão automática tem o diferencial mais longo que a versão manual. Ou seja, o automático é menos reduzido, o que iria piorar a sua relação com os pneus grandes.
    O Vitara 2.0 V6 manual tem relação 4,625:1 certo?
    O que vc pode fazer é colocar a relação dos 1.6 manuais, que é 5,125:1 te dando uma redução de 11%, permitindo o uso de pneus 30" sem perda na relação final.
    Tem também uma empresa na Europa que fabrica relações 5,72:1 e 5,85:1 (a 700 euros o par) pra Vitaras, que ficaria muito bom.
    http://4xfourart.com/Products/19/Vitara.aspx

WOT, sempre acreditei que os automáticos tivessem um diferencial mais reduzido, pra compensar aquela 1a looooonga dos auto. Mas enfim, o importante é a relação ser maior, ou seja, mais dentes. hehehe
    Eu sei que tem uma complicação nos diferenciais dos V6, pois me parece que os semi-eixos tem nº de ranhuras diferente dos 4cil 1.6 ... :\ Eu sei pq tive que trocar o dif. traseiro uma vez e estudei o assunto. Queria aproveitar e encurtar um pouco, mas tinha esse problema das ranhuras não baterem.... as planetárias são diferentes tb... é outro diferencial. Por isso pensei em usar elementos do automático, acredito serem intercambiáveis... Mas agora fiquei nessa dúvida aí que vc citou sobre a relação dos auto...
  • 25/11/2015, 18:35
    Cadü Smith
    Citação:

Achei o valor razoável, 8k pra ter um motor zero.
    O que eu estou vendo é automático, e esse é o maior receio: carro antigo com câmbio automático. Estou pesquisando se é viável a troca por um motor AP ou GM + câmbio manual, no caso de ocorrer um dano muito grande, mas não estou achando muita informação. Prefiro cambio manual.
    []

Já ouvi dizer de uns casos em que trocaram o original pelo 2000AP do Santana, e pelo 1.9Tdi do Golf argentino, a 2ª opção acho a melhor, gosto do diesel porque dá pra "fabricar" biodiesel em casa a um custo bem modesto.
    Mas ouvi dizer que o VW AP 2.0 Gasolina fica xôxo, além de continuar sendo um motor usado... e usado por usado, prefiro gastar um pouco mais e ficar com o original sem precisar mudar DOC nem passar em vistoria nem nada. Se não o original, gastaria um pouco mais no 1.9Tdi do Golf... esse sim
  • 26/11/2015, 08:33
    WOT
    Citação:

WOT, sempre acreditei que os automáticos tivessem um diferencial mais reduzido, pra compensar aquela 1a looooonga dos auto. Mas enfim, o importante é a relação ser maior, ou seja, mais dentes. hehehe
    Eu sei que tem uma complicação nos diferenciais dos V6, pois me parece que os semi-eixos tem nº de ranhuras diferente dos 4cil 1.6 ... :\ Eu sei pq tive que trocar o dif. traseiro uma vez e estudei o assunto. Queria aproveitar e encurtar um pouco, mas tinha esse problema das ranhuras não baterem.... as planetárias são diferentes tb... é outro diferencial. Por isso pensei em usar elementos do automático, acredito serem intercambiáveis... Mas agora fiquei nessa dúvida aí que vc citou sobre a relação dos auto...

Cadü, não tenho conhecimento profundo sobre as diferenças nos componentes dos diferenciais, mas se for só essa diferença nas estrias dos semi-eixos, as peças que montam nos semi-eixos são justamente as planetárias. Não seria um impeditivo para trocar a coroa e pinhão.
    Talvez seja bom estudar mais sobre o assunto, pois a C&P do 1.6 manual é a relação mais reduzida que vc vai encontrar (a não ser se comprar aquela da 4xfourart que falei antes).

Citação:

Mas ouvi dizer que o VW AP 2.0 Gasolina fica xôxo, além de continuar sendo um motor usado... e usado por usado, prefiro gastar um pouco mais e ficar com o original sem precisar mudar DOC nem passar em vistoria nem nada.

Comparando os números de torque e potência, o AP 2.0 e o V6 2.0 não mudam muita coisa. O V6 tem mais potência (136 do Vitara contra 115 do AP, dependendo a versão) e o torque é um pouco melhor no AP (19,5 do AP contra 17,5 do Vitara).
    Na prática a diferença deve ser muito pequena. A incomodação pra adaptar o motor e legalizar vai ser muito maior que consertar o seu, mas a longo prazo, o custo de manutenção deve cair bastante.
    Mas eu no seu lugar talvez ficaria com o V6 também.
  • 26/11/2015, 22:23
    Cadü Smith
    Pô, Rafael, só me liguei no teu nome depois... Melhor que WOT, já tava achando que era algum personagem de StarWars ou StarTrek hehehe
    É o que eu penso. Se tiver como consertar o original, fique com ele, pois é receita pronta. Partir pra uma adaptação sem ter nenhuma experiência com adaptações, é fácil muita coisa dar errado e erros custam muito caro.
    Particularmente esse motor é muito bom, é trocar óleo religiosamente e abastecer com aditivada pra render melhor e o motor não sofrer tanto com nossa "álcoolina", que ele dura bem. Por exemplo as correntes de comando do V6. Num AP o comando é girado por correias de borracha, que vc vai trocar com 50mil km, isso se não judiar com barro e abusos. As correntes do V6, são um pouco mais caras, sim. Mas vc verifica com 100mil km, e depois disso verifica a cada 30mil km. Tem carros com 200mil e cacetada rodando com a corrente original de fábrica ainda. Duram muito, ficam blindadas dentro do motor. Tecnologia do AP e do V6 são incomparáveis. E o valor da manutenção do V6 acaba diluindo no tempo que ele dura. Zuki é zica, rapaiz !! hehe
  • 13/01/2016, 13:56
    Marcio Schlemm
    Troca motor V6 pelo motor da Gran vitara 2013
    Citação:

Postado originalmente por WOT Ver Post
    Cadü, não tenho conhecimento profundo sobre as diferenças nos componentes dos diferenciais, mas se for só essa diferença nas estrias dos semi-eixos, as peças que montam nos semi-eixos são justamente as planetárias. Não seria um impeditivo para trocar a coroa e pinhão.
    Talvez seja bom estudar mais sobre o assunto, pois a C&P do 1.6 manual é a relação mais reduzida que vc vai encontrar (a não ser se comprar aquela da 4xfourart que falei antes).

Comparando os números de torque e potência, o AP 2.0 e o V6 2.0 não mudam muita coisa. O V6 tem mais potência (136 do Vitara contra 115 do AP, dependendo a versão) e o torque é um pouco melhor no AP (19,5 do AP contra 17,5 do Vitara).
    Na prática a diferença deve ser muito pequena. A incomodação pra adaptar o motor e legalizar vai ser muito maior que consertar o seu, mas a longo prazo, o custo de manutenção deve cair bastante.
    Mas eu no seu lugar talvez ficaria com o V6 também.

Boa tarde;

Meu colega tem um Vitarão v6 1997 mec, que por uma infelicidade, apresentou problema no motor.

Ele tem vontade de substituiro V6 ( até ja achou um ) pelo motor da gran vitara 2013.

Pergunto se é possível, se existe algum kit, e o cambio original do V6 caberia no motor da gran vitara nova?

O que achei a respeito foi somente a troca pelo motor ap, mas não nos agrada muito.

Abs

Marcio Schlemm
  • 14/04/2016, 23:06
    Cadü Smith
    Boa noite, Marcio.
    Pelo modelo 2013 acho bem difícil. A base é totalmente diferente, é outro carro, desenhado do zero, batizado como Gran Vitara. Talvez pela mecanica do Tracker/GV 1a geração. E TALVEZ.
    Abç
  • 30/04/2016, 17:24
    Fabiano Samuca
    Luz do Check Engine acendendo....
    Pessoal, boa tarde, faço parte da família "Vitara V6 2.0 1997", e gostaria de tirar algumas dúvidas com a galera aqui que pelo visto possuem uma boa experiência dessa bela máquina. Vamos lá: meu carro começou a acender a luz do "Check Engine" quando mantenho o pé constante no acelerador na faixa entre 2 mil e 3 mil rpm. Como já vi alguns colegas comentarem mais acima, mas li e não encontre quem realmente tenha resolvido essa falha, o funcionamento do carro é perfeito em todas situações, somente essa bendita luz acende. Agradeço aos amigos pela ajuda ai, grande abraço a todos.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:25.