Caro Cadu, você se importa em dizer quanto gastou para fazer o motor e o cambio?
Estou estudando a compra de um idêntico, mas azul calcinha :)
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Caro Cadu, você se importa em dizer quanto gastou para fazer o motor e o cambio?
Estou estudando a compra de um idêntico, mas azul calcinha :)
Ficou meio salgado... de 7K a 8K. Mas ficou muito bom. Retífica dos 2 cabeçotes + bloco, troca de uma biela empenada, trocou bronzinas, trocou polias, correntes de comando e principal, trocou todos os tuchos de válvulas, que nesse motor são hidráulicos, trocou varios retentores, trocou correias de alternador e da DH, descarbonização, limpeza de bicos, M.O... É praticamente um motor novo, está agora com 174.000 Km originais, pronto pra chegar nos 350.000km
Do câmbio não troquei nada, só as buchas e molas do trambulador e revisão da caixa de câmbio e CT. No caso meu câmbio é manual, 5+ré. O seu é auto ? Ainda calçarei o meu com eixos do automático. Tem relação mais reduzida, melhor pra quem tem pneus grandes...
[]s
Marcelo, caso vc decida por comprar esse belíssimo Suzuki, te dou uma sugestão, troque aquele silencioso imenso original, que mais parece um cilindro de GNV debaixo do carro. Quando o meu estragou de vez troquei pelo silencioso esportivo do AUDI, não lembro o modelo. Menor, deixa o motor respirando melhor, fora o ronco brabo que o bicho ficou. Altamente recomendável.
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Achei o valor razoável, 8k pra ter um motor zero.
O que eu estou vendo é automático, e esse é o maior receio: carro antigo com câmbio automático. Estou pesquisando se é viável a troca por um motor AP ou GM + câmbio manual, no caso de ocorrer um dano muito grande, mas não estou achando muita informação. Prefiro cambio manual.
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Cadü, vc tem certeza que esta afirmação é verdadeira?
Até hoje em todos os carros que comparei, a versão automática tem o diferencial mais longo que a versão manual. Ou seja, o automático é menos reduzido, o que iria piorar a sua relação com os pneus grandes.
O Vitara 2.0 V6 manual tem relação 4,625:1 certo?
O que vc pode fazer é colocar a relação dos 1.6 manuais, que é 5,125:1 te dando uma redução de 11%, permitindo o uso de pneus 30" sem perda na relação final.
Tem também uma empresa na Europa que fabrica relações 5,72:1 e 5,85:1 (a 700 euros o par) pra Vitaras, que ficaria muito bom.
http://4xfourart.com/Products/19/Vitara.aspx
WOT, sempre acreditei que os automáticos tivessem um diferencial mais reduzido, pra compensar aquela 1a looooonga dos auto. Mas enfim, o importante é a relação ser maior, ou seja, mais dentes. hehehe
Eu sei que tem uma complicação nos diferenciais dos V6, pois me parece que os semi-eixos tem nº de ranhuras diferente dos 4cil 1.6 ... :\ Eu sei pq tive que trocar o dif. traseiro uma vez e estudei o assunto. Queria aproveitar e encurtar um pouco, mas tinha esse problema das ranhuras não baterem.... as planetárias são diferentes tb... é outro diferencial. Por isso pensei em usar elementos do automático, acredito serem intercambiáveis... Mas agora fiquei nessa dúvida aí que vc citou sobre a relação dos auto...
Já ouvi dizer de uns casos em que trocaram o original pelo 2000AP do Santana, e pelo 1.9Tdi do Golf argentino, a 2ª opção acho a melhor, gosto do diesel porque dá pra "fabricar" biodiesel em casa a um custo bem modesto.
Mas ouvi dizer que o VW AP 2.0 Gasolina fica xôxo, além de continuar sendo um motor usado... e usado por usado, prefiro gastar um pouco mais e ficar com o original sem precisar mudar DOC nem passar em vistoria nem nada. Se não o original, gastaria um pouco mais no 1.9Tdi do Golf... esse sim
Cadü, não tenho conhecimento profundo sobre as diferenças nos componentes dos diferenciais, mas se for só essa diferença nas estrias dos semi-eixos, as peças que montam nos semi-eixos são justamente as planetárias. Não seria um impeditivo para trocar a coroa e pinhão.
Talvez seja bom estudar mais sobre o assunto, pois a C&P do 1.6 manual é a relação mais reduzida que vc vai encontrar (a não ser se comprar aquela da 4xfourart que falei antes).
Comparando os números de torque e potência, o AP 2.0 e o V6 2.0 não mudam muita coisa. O V6 tem mais potência (136 do Vitara contra 115 do AP, dependendo a versão) e o torque é um pouco melhor no AP (19,5 do AP contra 17,5 do Vitara).
Na prática a diferença deve ser muito pequena. A incomodação pra adaptar o motor e legalizar vai ser muito maior que consertar o seu, mas a longo prazo, o custo de manutenção deve cair bastante.
Mas eu no seu lugar talvez ficaria com o V6 também.
Pô, Rafael, só me liguei no teu nome depois... Melhor que WOT, já tava achando que era algum personagem de StarWars ou StarTrek hehehe
É o que eu penso. Se tiver como consertar o original, fique com ele, pois é receita pronta. Partir pra uma adaptação sem ter nenhuma experiência com adaptações, é fácil muita coisa dar errado e erros custam muito caro.
Particularmente esse motor é muito bom, é trocar óleo religiosamente e abastecer com aditivada pra render melhor e o motor não sofrer tanto com nossa "álcoolina", que ele dura bem. Por exemplo as correntes de comando do V6. Num AP o comando é girado por correias de borracha, que vc vai trocar com 50mil km, isso se não judiar com barro e abusos. As correntes do V6, são um pouco mais caras, sim. Mas vc verifica com 100mil km, e depois disso verifica a cada 30mil km. Tem carros com 200mil e cacetada rodando com a corrente original de fábrica ainda. Duram muito, ficam blindadas dentro do motor. Tecnologia do AP e do V6 são incomparáveis. E o valor da manutenção do V6 acaba diluindo no tempo que ele dura. Zuki é zica, rapaiz !! hehe
Boa tarde;
Meu colega tem um Vitarão v6 1997 mec, que por uma infelicidade, apresentou problema no motor.
Ele tem vontade de substituiro V6 ( até ja achou um ) pelo motor da gran vitara 2013.
Pergunto se é possível, se existe algum kit, e o cambio original do V6 caberia no motor da gran vitara nova?
O que achei a respeito foi somente a troca pelo motor ap, mas não nos agrada muito.
Abs
Marcio Schlemm
Boa noite, Marcio.
Pelo modelo 2013 acho bem difícil. A base é totalmente diferente, é outro carro, desenhado do zero, batizado como Gran Vitara. Talvez pela mecanica do Tracker/GV 1a geração. E TALVEZ.
Abç
Pessoal, boa tarde, faço parte da família "Vitara V6 2.0 1997", e gostaria de tirar algumas dúvidas com a galera aqui que pelo visto possuem uma boa experiência dessa bela máquina. Vamos lá: meu carro começou a acender a luz do "Check Engine" quando mantenho o pé constante no acelerador na faixa entre 2 mil e 3 mil rpm. Como já vi alguns colegas comentarem mais acima, mas li e não encontre quem realmente tenha resolvido essa falha, o funcionamento do carro é perfeito em todas situações, somente essa bendita luz acende. Agradeço aos amigos pela ajuda ai, grande abraço a todos.