x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 54
  • #1
    Usuário Avatar de Ismar Leal Machado
    Entrada
    13/09/2005
    Local
    Aracaju/
    Idade
    58
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0

    troca de óleo da caixa automática




    pessoal levei meu vitara hoje para verificar o óleo da caixa automática do meu vitara jlx cãmbio automático 3 marchas. bom o cara do posto verificou que o nível estava baixo e propos completar, porém como não sabia como queria colocar o óleo pela vareta de lubrificação, eu achei muito absurdo e não aceitei então estou aqui.
    como se deve fazer para completar o óleo?
    agradeço a todos que me ajudarem..

  • #2
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Ismar Leal Machado Ver Post
    pessoal levei meu vitara hoje para verificar o óleo da caixa automática do meu vitara jlx cãmbio automático 3 marchas. bom o cara do posto verificou que o nível estava baixo e propos completar, porém como não sabia como queria colocar o óleo pela vareta de lubrificação, eu achei muito absurdo e não aceitei então estou aqui.
    como se deve fazer para completar o óleo?
    agradeço a todos que me ajudarem..
    Acho melhor trocar todo o óleo. Não sei se é bom completar. E é bom verificar o motivo de ter baixado o óleo.

    []´s
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #3
    Usuário Avatar de Ismar Leal Machado
    Entrada
    13/09/2005
    Local
    Aracaju/
    Idade
    58
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    completar o óleo não tem problema porque no manual considera esta hipotese, inclusive falando-se em quantidade, e periodicidade para isto. a pergunta ainda persiste frente a dúvida de como fazer para completar o óleo ou mesmo numa hipotese de troca, não sei e parece que os profissionais dos postos de troca também não..
    alguém pode ajudar?

  • #4
    Usuário Avatar de Ismar Leal Machado
    Entrada
    13/09/2005
    Local
    Aracaju/
    Idade
    58
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    amigos eu preciso resolver isto esta semana, alguém pode ajudar?

  • #5
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    Ismar, o óleo da caixa automática é reposto pelo tubo da vareta sim, não tem outro lugar.
    Mas o difícil é fazer a leitura do nível corretamente. você tem o manual? Eles recomendam medir com o motor quente, depois de rodar um tempo com o carro , sem ser em trânsito pesado. Aí, com o carro parado e motor ligado, você coloca o câmbio em P, e vai passando de marcha em marcha, parando uns 3 segundos em cada. Depois volta ao P. Faça agora a medida, tem que estar em as duas marcas de HOT.
    Seu carro está com o câmbio bom, funcionando normalmente? Então o que eu faço é trocar o óleo a cada 20000 km, e na troca de 60000 eu troco o filtro também. Tem que tirar o cárter pra trocar o óleo. Uns fazem por sucção, mas eu não gosto. Quanto ao intervalo de troca , pode ser que alguém tenha outra sugestão. Meu carro está com 120000 km e o câmbio perfeito, nunca mexi nele.

    Abraços, espero ter ajudado
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #6
    Usuário Avatar de Ismar Leal Machado
    Entrada
    13/09/2005
    Local
    Aracaju/
    Idade
    58
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    Newton eu fiquei com dúvida porque no manual ele diz que para a troca é necessario ferramentas especiais e procedimentos específicos mas não diz como deve ser feito.
    quanto ao cãmbio esta funcionando perfeitamente fazendo a troca com aproximadamente 3000 rpm. outra coisa logo no príncipio da vareta eu noteu com tem ferrugem e conseguentemente muita foligem e se colocarmos o óleo por ali esta sujeira vai decer para o deposito..
    eu fiz a medição com o carro em funcionamento e quente porém não fiz este procedimento de mudar as marcha e voltar ao ponto P. e a medição deu no ultimo ou primeiro da ponta da vareta assim deduzi que esta muito baixo...
    e ai o que devo fazer?

  • #7
    Usuário Avatar de josuenog
    Entrada
    10/07/2007
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    O junior, eu tenho um Vitara 95 cambio automatico se vc nunca deu uma geral na caixa, seria bom substituir todo oleo e de preferencia em alguem que conheça de Suzuki, pois eu troquei o meu inicialmente em casa especializada em oleo e tem este procedimento de drenar todo este oleo inclusive verificando se tem limalhas de desgaste das engrenagens ou rolamento e etc. O filtro tambem eh importante verificar, ele eh uma tela metalica e a do meu estava literalmente rasgada se este eh o termo correto. tive que substituir. O mesmo acontece com os diferencias tem que drenar todo o oleo,

  • #8
    Citação Postado originalmente por Ismar Leal Machado Ver Post
    amigos eu preciso resolver isto esta semana, alguém pode ajudar?
    Amigo Ismar,

    O Newton acima já deu a dica
    Verificar o nível do óleo ATF é meio chatinho mas é este o procedimento correto, se na medição apareceu o nível na primeira (mais baixa) marca da vareta, precisa sim completar, e deve ir pouco mais de 1/2 litro...........não muito mais que isso, não coloca óleo em demasia tbém...........

    Agora um lance importante: se vc. comprou este Vitara e nunca trocou o ATF do câmbio, faça o mais breve possível. Vc. não tem como saber quanto este óleo ja rodou, e visto que o ATF é o coração do câmbio auto, vale muito a pena.

    Esqueça mecânico ou auto-posto para fazer este serviç. Leva em alguma oficina especializada em câmbio auto. Se quiser, pode levar o óleo que sai mais barato, são 3,0 litros de óleo DEXRON III, que custam uns R$ 15,00 o litro. Precisa abrir o cárter da caixa de câmbio, aí os caras aproveitam e dão um limpeza no cárter. Vai precisar trocar a junta do cárter, paguei 30 contos a uns 4 meses, e o filtro também vale a pena trocar, custa mixaria, uns 30 / 40 contos.

    Dois sites legais para vc. ler e entender um pouco mais sobre câmbio auto:
    www.alfatrans.com.br e www.rodaksul.com.br

    Ah, e o câmbio do Vitara é o modelo 3TH-180.

    Abraços,
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #9
    Usuário Avatar de Ismar Leal Machado
    Entrada
    13/09/2005
    Local
    Aracaju/
    Idade
    58
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    Arlei, vou fazer como vc esta dizendo.
    o Problema parece ser encontrar um profissional bom para fazer o serviço. Estou morando em Aracaju. vou ver o que eu consigo por aqui. quanto as peças que vc disse que precisará trocar vc poderia sugerir algum lugar onde eu possa comprar?
    obrigado pela orientação...

  • #10
    Cara, dá uma lida nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=18246
    Fala MUITA coisa sobre o cambio AUTO do Vitara....

    Inclusive, lojas e etc. (mais para o final do tópico)

    abs

  • #11
    Usuário
    Entrada
    26/04/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Olá a todos!

    Troquei ontem os óleos dos diferenciais, caixa de transferência e da transmissão. Usei o óleo 75W-90 - GL-5. O manual é meio confuso quando fala da parte da caixa de marcha. Ele diz para usar óleo SAE90, mas já em outra parte, fala de DEXTRON II ou III.
    Bem, o cara que trocou o óleo tem uma maquinha que injeta o óleo pelo tubo da vareta de lubrificação. Foi necessário 2 litros para o nível ficar entre os dois pontos do HOT, com o motor ligado. Deu um trabalho entender como se media, pois com o motor desligado ele sobe. Segui o manual e consegui colocá-lo entre Low Hot e High Hot. Tem que dá uma volta com ele por uns 10 minutos.

    Ah, detalhe, essa foi a 1a troca de óleo de cambio e de diferenciais do carro, ele tem 130mil rodados! Comprei o carro do meu pai que nunca havia feito essas trocas de óleo. Em compensação o carro não sabe o que é trilha, nem praia, está impecável!

    Meu receio agora é que não coloquei o tal Dextron e nem troquei o filtro do óleo do cambio. Será que o bicho vai pegar?? Se abrir o carter da caixa de marchas, tem que trocar a buchas de vedação e parece que são bem caras, é isso mesmo?

    Abraço,
    Leon Jones

    Vitara JLX 97 - 1.6 16V - 5 Portas
    Fortaleza - CE
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    Citação Postado originalmente por LeonCE Ver Post
    Olá a todos!

    Troquei ontem os óleos dos diferenciais, caixa de transferência e da transmissão. Usei o óleo 75W-90 - GL-5. O manual é meio confuso quando fala da parte da caixa de marcha. Ele diz para usar óleo SAE90, mas já em outra parte, fala de DEXTRON II ou III.
    Bem, o cara que trocou o óleo tem uma maquinha que injeta o óleo pelo tubo da vareta de lubrificação. Foi necessário 2 litros para o nível ficar entre os dois pontos do HOT, com o motor ligado. Deu um trabalho entender como se media, pois com o motor desligado ele sobe. Segui o manual e consegui colocá-lo entre Low Hot e High Hot. Tem que dá uma volta com ele por uns 10 minutos.

    Ah, detalhe, essa foi a 1a troca de óleo de cambio e de diferenciais do carro, ele tem 130mil rodados! Comprei o carro do meu pai que nunca havia feito essas trocas de óleo. Em compensação o carro não sabe o que é trilha, nem praia, está impecável!

    Meu receio agora é que não coloquei o tal Dextron e nem troquei o filtro do óleo do cambio. Será que o bicho vai pegar?? Se abrir o carter da caixa de marchas, tem que trocar a buchas de vedação e parece que são bem caras, é isso mesmo?

    Abraço,
    Leon Jones

    Vitara JLX 97 - 1.6 16V - 5 Portas
    Fortaleza - CE
    Você pôs o GL-5 no câmbio auto? O bicho vai pegar sim! Troca esse óleo rapidinho, nem pense em rodar assim! O SAE 90 deve ser pro câmbio manual. Como limpar o sistema não tenho nem idéia, pois na realidade o câmbio trabalha com 6 ou mais litros de óleo. Vamos ver o que o povo sugere. Tem que ser o Dextron III !

    Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade