Postado originalmente por
Pedrinha
Caro TMorais,
Eu não acho que vender o carro resolverá seu problema. QQ outro 4X4 que vc adquirir, vc acabará tendo que modificar alguma coisa. Caso não modifique, se vc sofrer um sinistro numa trilha, vão querer encrencar com vc do mesmo jeito (a não ser que vc queira deixar de ser jipeiro). Conheço um Advogado que tombou com uma Land 110 caretona...toda original, novinha, na trilha de acesso ao Pico da Bandeira/ES que teve que brigar muito para receber pelo sinistro. E o cara é advogado!!!
Sou da opinião que deve-se fazer modificações bem feitas e consagradas (aquelas que garantem robustez, sem comprometimento da segurança). Porém, acho desnecessária a comunicação às seguradoras (com excessão de casos como o do companheiro
bpspoa, que considero uma raridade). Em alguns anos frequentando Jipe Clube e fazendo passeios, trilhas e até correndo raid, os acidentes que ví eram causados por imprudência, imperícia e mau estado do equipamento...e quase sempre eram com jipes velhos e/ou totalmente modificados (que não possuiam seguro).
Mas, posso lhe garantir que a ampla maioria dos sinistros com carros como os nossos, são acidentes corriqueiros de trânsito, tipo engavetamentos, arranhões, amassados por diversos motivos. Nestes casos, seguradora nenhuma pode deixar de pagar pelo sinistro pq o carro está 10 cm mais alto, com proteções inferiores, pneus com maior aderência, amortecedores e molas mais robustos, etc. A excessão fica por conta de capotamentos. Neste caso eles vão querer encrencar mesmo.
De qq forma, toda esta discussão é sintoma de que somos precavidos, conservadores, preocupados, medrosos e outros muitos adjetivos. E estes adjetivos já são bem suficientes p/ provocar em todos nós as providências de segurança necessárias para tentarmos evitar sinistros.
[].