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  • #613
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    Quebra Do Diferencial De Alumínio




    Eu já quebrei um, do meu antigo G. Vitara.

    O que quebra é a carcaça de alumínio que seve de estutura para que o pinhão exerça força sobre a coroa e esta transmita a potência aos semi-eixos que giram as rodas. O que faz a carcaça partir é o fato de haver muita força no pinhão girando a coroa e, em função de um travamento nas rodas, essa força ser superior à que a carcaça suporta. Como nos nossos casos colocamos pneus maiores e mais agressivos, a tendência de haver esse travamento existe mesmo.

    A quebra pode acontecer quando estamos com a 4x4 reduzida (em 1 marcha) com todo giro possível (toda potência) imprimindo força para as rodas. Se o giro da roda for travado por uma força maior e o motor continuar mandando potência, o ponto de ruptura será a carcaça do diferencial (como se fosse um fusível).

    Na prática tem acontecido em subidas íngremes e acidentadas, como uma encosta esburacada. O piloto inexperiente logo pensará em subir com o pé em baixo, em 1ª reduzida. Se na subida o carro perder a aderência e quicar por causa de alguma irregularidade as rodas dianteiras vão girar em falso. Quando essas rodas tocarem o solo novamente haverá o travamento dos pneus e a quebra do diferencial. Foi assim comigo.

    Pra evitar isso, seria bom adiquirir experiência pra tocar o carro, evitar fazer essas subidas íngremes que nem um abestado com o pé em baixo. Procurar subir controlando o pé, gradativamente. Se a subida for realmente absurda use o guincho.
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

  • #614
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    Citação Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    BOA NOITE ao Tarciso e aos demais foristas. Eu tenho feito trilhas em lugares "complicados" com muita erosão, pedras e buracos. Até agora a única coisa que estourou foi um dos amortecedores dianteiros (original) que conforme informações são muito "moles". Não sei se eu dei sorte até agora, ou o diferencial dianteiro de alumínio não é tão fraco quanto dizem. Abçs. Válter
    Para vencer obstáculos no plano senpre estamos com giro baixo. Nessa situação não há risco para o diferencial. Haverá risco em situações que te exijam giro alto. Estas últimas quase sempre evitáveis.
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  • #615
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    Citação Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Eu já quebrei um, do meu antigo G. Vitara.

    O que quebra é a carcaça de alumínio que seve de estutura para que o pinhão exerça força sobre a coroa e esta transmita a potência aos semi-eixos que giram as rodas. O que faz a carcaça partir é o fato de haver muita força no pinhão girando a coroa e, em função de um travamento nas rodas, essa força ser superior à que a carcaça suporta. Como nos nossos casos colocamos pneus maiores e mais agressivos, a tendência de haver esse travamento existe mesmo.

    A quebra pode acontecer quando estamos com a 4x4 reduzida (em 1 marcha) com todo giro possível (toda potência) imprimindo força para as rodas. Se o giro da roda for travado por uma força maior e o motor continuar mandando potência, o ponto de ruptura será a carcaça do diferencial (como se fosse um fusível).

    Na prática tem acontecido em subidas íngremes e acidentadas, como uma encosta esburacada. O piloto inexperiente logo pensará em subir com o pé em baixo, em 1ª reduzida. Se na subida o carro perder a aderência e quicar por causa de alguma irregularidade as rodas dianteiras vão girar em falso. Quando essas rodas tocarem o solo novamente haverá o travamento dos pneus e a quebra do diferencial. Foi assim comigo.

    Pra evitar isso, seria bom adiquirir experiência pra tocar o carro, evitar fazer essas subidas íngremes que nem um abestado com o pé em baixo. Procurar subir controlando o pé, gradativamente. Se a subida for realmente absurda use o guincho.
    Valeu pela dica André. De qualquer forma,por cautela (cautela e canja de galinha, não faz mal a ninguém) vou começar a procurar uma de ferro. Abçs e bom final de semana.Válter

  • #616
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    Citação Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Quem usa 2"+2" é mais prudente colocar este dif. de ferro ou tanto faz?
    Trocar a carcaça do diferencial por uma de ferro é exigido para quem coloca pneus maiores e mais agressivos. Não tem relação direta como os calços mas sim com a altura, o tamanho da banda de rodagem e o desenho novo pneu.

    Ora, se sairmos de um 235/60/16 liso de asfalto para um 265/70/16 AT ou um 245/75/16 MUD ou até um 235/70/16 AT estamos exigindo mais potência do conjunto (coroa & pinhão) pra fazer a roda girar. Ainda mais se considerarmos terrenos acidentados, onde os sulcos dos pneus funcionarão como garras.
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  • #617
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    Citação Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Valeu pela dica André. De qualquer forma,por cautela (cautela e canja de galinha, não faz mal a ninguém) vou começar a procurar uma de ferro. Abçs e bom final de semana.Válter
    Te peguei conectado à essa hora cara?
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  • #618
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    pô cara, tô preocupado com o Murilus.
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  • #619
    recomendo ENFATICAMENTE que troquem o de aluminio pelo de ferro.
    prejuizo DOLOROSO se arrebentar.

  • #620
    Citação Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Carneiro,

    Quem usa 2"+2" é mais prudente colocar este dif. de ferro ou tanto faz?
    A questão não é o 2"+2", e sim o tamanho (e agressividade) do pneu, com o André explicou.

    Eu já tenho o meu, só não troquei ainda.

    M.

  • #621
    Citação Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Aí Tarciso. O problema é que este diferencial de ferro é difícil de encontrar e como me parece que a procura é maior do que a oferta o preço vai ser lá encima. Abçs
    Parece que o Edivaldo, da Suzucar, tava trazendo. Não sei quanto vai sair, imagino que mais de 1000...

    M.

  • #622
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    Citação Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    pô cara, tô preocupado com o Murilus.
    O que aconteceu? Ou vai acontecer??

  • #623
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    Citação Postado originalmente por bpspoa Ver Post
    recomendo ENFATICAMENTE que troquem o de aluminio pelo de ferro.
    prejuizo DOLOROSO se arrebentar.
    Pessoal, valeu as informações!!

    Por agora não vai dar não.. que$tão de tempo..

  • #624
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    Citação Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Te peguei conectado à essa hora cara?
    É André, ontem ( ou hoje) foi 6a. feira né, e no sábado (às vezes) dá para acordar um pouco mais tarde. Abçs.

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