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  • #1
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    Miguel Pereira/RJ
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    Mudei a prioridade - polia viscosa, valvula termostatica e radiador .




    Olá pessoal,


    A idéia era fazer um lift e colocar pneus 225/70/16, mas......

    Em algum tópico que vi por aqui, aconselharam sempre que comprar um GV/Tracker, e ainda mais sendo antigo ( o meu é ano 99), trocar a polia viscosa , a valvula termostatica e fazer uma manutenção no radiador, isso para evitar problemas de aquecimento que podem danificar o motor.

    pois bem, comprei meu GV ano passado, fiz revisão de óleo, filtros, etc... MAS NÃO MEXI NESSAS PARTES (polia, valvula e radiador).

    Como rodo pouco e moro na região serrana do RJ, meu carro dificilmente é colocado em situações onde seja mais exigido na questão de temperatura. Talvez por isso eu tenha dado sorte de não aparecer problemas maiores.

    1 - Devo mesmo comprar e trocar a Polia Viscosa e a Valvula termostática ?

    2 - A polia Viscosa da Suzucar custa 712,00 e na Alternativa 450,00.

    Essa Polia da Alternativa não deve ser orignal, né ? Mesmo assim posso comprar esta ou devo comprar a da Suzucar ?

    3 - Quanto ao radiador, devo mandar varetar e limpar o mesmo ou é melhor comprar outro ?



    Obrigado !
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #2
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Olá pessoal,


    A idéia era fazer um lift e colocar pneus 225/70/16, mas......

    Em algum tópico que vi por aqui, aconselharam sempre que comprar um GV/Tracker, e ainda mais sendo antigo ( o meu é ano 99), trocar a polia viscosa , a valvula termostatica e fazer uma manutenção no radiador, isso para evitar problemas de aquecimento que podem danificar o motor.

    pois bem, comprei meu GV ano passado, fiz revisão de óleo, filtros, etc... MAS NÃO MEXI NESSAS PARTES (polia, valvula e radiador).

    Como rodo pouco e moro na região serrana do RJ, meu carro dificilmente é colocado em situações onde seja mais exigido na questão de temperatura. Talvez por isso eu tenha dado sorte de não aparecer problemas maiores.

    1 - Devo mesmo comprar e trocar a Polia Viscosa e a Valvula termostática ?

    2 - A polia Viscosa da Suzucar custa 712,00 e na Alternativa 450,00.

    Essa Polia da Alternativa não deve ser orignal, né ? Mesmo assim posso comprar esta ou devo comprar a da Suzucar ?

    3 - Quanto ao radiador, devo mandar varetar e limpar o mesmo ou é melhor comprar outro ?



    Obrigado !
    Angelo,

    Sobre a polia viscosa, já li em alguns casos de Toyota e Land em que nao é necessario trocar a polia, pois ela perdia eficiencia devido a "vencimento" do oleo interno. Assim, desmonta-se todo o sistema da polia trocava o óleo. Talvez de para fazer isso na polia viscosa do GV/Tracker tambem..

  • #3
    Usuário Avatar de TiagoTM
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    15/01/2014
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    Angelo, essa foi a unica coisa que não fiz na revisão do meu vitara, e apesar de não diagnosticado pode ter sido um dos problemas do aquecimento do motor.... ainda causa dor de cabeça hehehe.

    Quando abri a válvula termostática (que é uma peça bem simples) era uma bolota de ferrugem, devo ter gastado nela em torno de 50 pilas!

    Quanto à polia viscosa troquei uma ideia com o gustavo essa semana sobre, veja o post dele http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...vitara-96.html (Lista de Preços de Adaptações e Serviços para Vitara)

    Eu acho a polia muito cara... mas é vital para o veiculo! que fazer?? vi de outros carros para ter uma base se era só do Vitara que tinha esse preço e pra minha surpresa eram mais caras em alguns casos.

    Quanto a diferença de preço ate onde sei a suzucar são só coisas originais e, na maioria das vezes importadas, acho q é por isso a diferença!

    boa sorte! depois avise a gente aqui do que resolveu!
    Vitara JLX 1.6 1997

  • #4
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    Miguel Pereira/RJ
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    Olá Manggini,

    Pois é cara, acho melhor me precaver mesmo.


    Quanto a Válvula, pelo que voce gastou, e pelo preço de uma nova, acho melhor comprar uma nova.

    Quanto a Polia Viscosa, na Suzucar é muito caro mesmo. Será que essa que vende na Alternativa (450,00) é ruim ? Será que não devo colocar essa ?


    abs
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #5
    Usuário Avatar de TiagoTM
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    15/01/2014
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    Sim cara troque a valvula e mande fazer uma geralzona no radiador (varetas, limpeza do sistema etc.) não sei dos preços ai aqui em bsb é tudo muito carro, mas acho q com limpeza e valvula bracadeiras eventualmente a substituição de uma mangueira vc vá gastar ai uns 350,00 vale a pena!

    sobre a polia vamos ver se alguém substituiu ela, eu ainda não fiz e diante dos preços me inclino a mandar ver no silicone como fez o gustavo hehehe

    abraço!
    Vitara JLX 1.6 1997

  • #6
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    Valeu Manggini,

    Vou fazer isso mesmo, tem uma válvula termostática japonesa que é vendida pela SUZUCAR:

    Valvula Termostatica GM-TRACKER 2.0 16V - VITARA/SAMURAI (TODOS) TAMA-JAPAM

    Será que esta vale a pena ?


    Quanto a Polia Viscosa , alguém já trocou a mesma ? Tem que ser a original ? Tem uma na alternativa, num preço bem mais em conta, mas não sei se vale a pena. Alternativa 4x4 Produtos <b>Suzuki Grand Vitara 2.0 16v Gasolina J20A</b> <a href="/index.php?id_veiculo=0">(remover filtro)</a>#


    obrigado pessoal.
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #7
    Usuário Avatar de Augusto Braga
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    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Valeu Manggini,

    Vou fazer isso mesmo, tem uma válvula termostática japonesa que é vendida pela SUZUCAR:

    Valvula Termostatica GM-TRACKER 2.0 16V - VITARA/SAMURAI (TODOS) TAMA-JAPAM

    Será que esta vale a pena ?


    Quanto a Polia Viscosa , alguém já trocou a mesma ? Tem que ser a original ? Tem uma na alternativa, num preço bem mais em conta, mas não sei se vale a pena. Alternativa 4x4 Produtos <b>Suzuki Grand Vitara 2.0 16v Gasolina J20A</b> <a href="/index.php?id_veiculo=0">(remover filtro)</a>#


    obrigado pessoal.
    Angelo,

    Tenho um GV igual ao seu que uso para Trilhas , assim que comprei achei que o motor, apesar do marcador não passar do meio, ficava muito quente , troquei então a termostática por esta da Suzucar e senti que deu uma caída no ponteiro e na sensação de calor . Troquei o radiador pq trincou e começou a dar vazamento pela caixa superior , usava aditivo da MWM que agora descobri que não vale nada, troquei por outro esta semana; troquei tb as mangueiras principais por originais compradas no mesmo lugar .
    Eu só mexeria na polia viscosa caso depois da troca da válvula e do liquido/aditivo o Jipe esquentar qd exigido .

    Abrs
    Augusto Braga - - ​GV 98 - XT 03 - GV 12

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Augusto Braga Ver Post
    Angelo,

    Tenho um GV igual ao seu que uso para Trilhas , assim que comprei achei que o motor, apesar do marcador não passar do meio, ficava muito quente , troquei então a termostática por esta da Suzucar e senti que deu uma caída no ponteiro e na sensação de calor . Troquei o radiador pq trincou e começou a dar vazamento pela caixa superior , usava aditivo da MWM que agora descobri que não vale nada, troquei por outro esta semana; troquei tb as mangueiras principais por originais compradas no mesmo lugar .
    Eu só mexeria na polia viscosa caso depois da troca da válvula e do liquido/aditivo o Jipe esquentar qd exigido .

    Abrs

    Perfeito Augusto. Na verdade, como já relatei, não uso o carro para trilhas e quase não forço o carro, além disso moro na região serrana, ou seja, com temperaturas sempre amenas.

    Com essa realidade o carro não é forçado a ponto de mostrar se algo está errado. Por isso, por precaução vou mandar varetar o radiador e limpar o mesmo e trocar a válvula termostática, que, quem sabe, pode ainda ser original.

    Quanto a Polia, é uma situação bem delicada, pois se a mesma estiver no fim da vida, pode me deixar na mão e ainda ferrar o motor.
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #9
    Usuário Avatar de Augusto Braga
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    Angelo,

    Na minha opinião, a situação mais perigosa é a perda do liquido do sistema por vazamento ou rompimento de alguma mangueira com o Jipe em movimento , pois o sensor de temperatura não vai acusar nada, já que ele precisa estar imerso. Se a ventoinha viscosa não armar, a temperatura vai subir e sera mostrada no painel.
    Vou instalar um sistema que avisa qd o liquido do reservatório de expansão descer do minimo, avisando perda .

    Abrs
    Augusto Braga - - ​GV 98 - XT 03 - GV 12

  • #10
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    Tem razão Augusto. Tive um JPX, onde o problema de aquecimento era um fantasma sempre presente, mas o meu nunca aqueceu, talvez por eu sempre acompanhar o nível de água, não forçar muito o carro e ter um sistema que ligava a ventoinha de dentro do carro.

    Vou levar meu GV para o cara dar uma olhada no radiador, e por precaução, vou comprar uma válvula termostática nova.

    abs
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #11
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    Miguel Pereira/RJ
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    Citação Postado originalmente por Augusto Braga Ver Post
    Angelo,

    Na minha opinião, a situação mais perigosa é a perda do liquido do sistema por vazamento ou rompimento de alguma mangueira com o Jipe em movimento , pois o sensor de temperatura não vai acusar nada, já que ele precisa estar imerso. Se a ventoinha viscosa não armar, a temperatura vai subir e sera mostrada no painel.
    Vou instalar um sistema que avisa qd o liquido do reservatório de expansão descer do minimo, avisando perda .

    Abrs


    Augusto,

    de repente seria interessante eu trocar as mangueiras do radiador, como você fez.

    Aonde encontro essas mangueiras ? Na Suzucar ?


    abs
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #12
    Usuário Avatar de Augusto Braga
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    Gv /jpx

    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Tem razão Augusto. Tive um JPX, onde o problema de aquecimento era um fantasma sempre presente, mas o meu nunca aqueceu, talvez por eu sempre acompanhar o nível de água, não forçar muito o carro e ter um sistema que ligava a ventoinha de dentro do carro.

    Vou levar meu GV para o cara dar uma olhada no radiador, e por precaução, vou comprar uma válvula termostática nova.

    abs
    Angelo,

    Também tive um JPX por 5 anos, era um olho na estrada e outro no painel , o meu era bege,fazia manutenção com o Gustavinho . No JPX tem um sistema que alarma baixo nível de água no reservatório,semelhante ao que vou colocar no GV .

    As mangueiras comprei originais na Suzucar .

    Abrs
    Augusto Braga - - ​GV 98 - XT 03 - GV 12

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