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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
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    Ajuda com temperatura alta




    Pessoal, estou enfrentando há um tempo problema de temperatura alta do motor e queria pedir umas sugestões para os mais experientes.
    Meu Samurai ano 94, quando está em velocidade média ou alta, mantém a temperatura num bom nível (menos da metade no marcador do painel). Isso acontece certamente por causa da ventilação. Quando ele está parado ou num engarrafamento, ou ainda numa trilha em baixa velocidade, a temperatura começa a subir e vai subindo ameaçadoramente até o nível vermelho. Não é muito rápido, mas aos poucos vai subindo. O correto seria ela se estabilizar não seria? Já fiz várias coisas para tentar corrigir isso, mas não tem dado certo. Foram as seguintes:

    No início a temperatura começou a subir demais porque a válvula termostática estava emperrando. Mesmo na estrada, em alta velocidade, o ponteiro do marcador ficava acima da metade. O mecânico mexeu nela e tudo voltou ao normal, ou quase.
    Depois a bomba d´água começou a dar uns problemas e foi trocada. O radiador também foi varetado. E, segundo o mecânico, não há nada de errado com a ventoinha.
    O que mais poderia ser?
    Tem algum problema em retirar a válvula termostática e deixar sem nada, com água correndo o tempo todo? Um outro mecânico sugeriu isso.

    Obrigado pela ajuda.

  • #2
    Daniel,

    Meu primeiro carro foi um escort 87 que tava sem a válvula. Problemaço não tem, mas também não é bom. O motor tem que trabalhar na temperatura certa.
    Uma coisa que acontecia era morrer na troca de marcha na estrada, e pegar no tranco assim que eu soltava a embreagem.
    O carro fica ruim de marcha lenta, aí acabam compensando na mistura, e o consumo sobe, enfim... melhor tentar descobrir a causa do problema.

  • #3
    Daniel

    Muito estranho essa temperatura alta... o samurai trabalha normalmente em baixas temperatura...
    Esse negócio de "varetar" o radiador na minha opinião não funciona, pois não desobistrui todo o radiador... Se vc já trocou bomba dágua, mexeu na vaulvula termostática, acho que seu radiador já era...

    Outra coisa: veja se a correia do alternador não esta patinando..

    Abraços
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  • #4
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    Só para eu já ir me preparando: qual radiador é possível colocar no Samurai?

  • #5
    Daniel

    Da uma pesquisada aqui no forum que tem algo sobre uma adaptação do radiador do chevete, se não me engano.

    Abraços
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  • #6
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    Já pesquisei, mas não achei não. Todos os tópicos que encontrei foi de gente tentando arrumar radiador do próprio Samurai.
    Mas tudo bem, estou só tentando me informar no caso de precisar trocar. Se for realmente preciso posso tentar, se não tiver nenhum adaptável, na Suzucar ou, tomara que não, na GM.

  • #7
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    Thumbs up

    Daniel, quando comprei meu Vitara a temperatura ficava aproximadamente no meio. Em trilhas e/ou transito subia um pouco. Qualquer problema no sistema de arrefecimento, como nível baixo de água por exemplo, já era motivo parar a temperatura disparar.

    Após uma trilha meu radiador rachou e como não consegui recuperar o mesmo, tive que trocar. Comprei em uma oficina lá no Jaçanã que só comercializa radiadores, inclusive importados.

    È um pouco caro mas foi a melhor coisa que já fiz em meu carro.

    De lá para cá a temperatura nunca passou da marca mínima, aquele tracinho do lado esquerdo do marcador. Acho até que aquela marcação é proposital......se tudo estiver correto a temepratura do motor deve trabalhar naquele estágio.


    sds

  • #8
    Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
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    Marcelo, quando vc fica num engarrafamento a temperatura não passa desse mínimo?

  • #9
    Em São Cristovão têm dois fornecedores especializados em radiadores.
    Um fica numa ruazinha de paralelepípedo que vai do prédio da Ipiranga a Quinta da Boa Vista (perto do Hospital Quinta D´or). Chama-se Arrefecentro.
    O outro fica na São Luis Gonzaga - tem uma placa escrito "Radiadores" - dica de um amigo que fez um radiador de maior capacidade para o Maverick de corrida dele..

    Dá um pulo lá...

    Abraços!

  • #10
    Daniel,
    Confira se a quantidade de aditivo do radiador está na medida certa.

  • #11
    Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
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    Atualmente está sem aditivo algum, justamente porque o radiador foi varetado. Mas antes estava e não fez muita diferença.
    Amanhã eu vou tirar a válvula termostática e testá-la para ver se está abrindo por inteiro. Vou ver se ando também com o carro sem ela para ver se não vai aquecer, porque aí nesse caso vai ficar comprovado que é ela. E aí o problema vai ser conseguir uma nova.

  • #12
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    Moro em SBC e trabalho em São Paulo. Pego os maiores congestionamentos do Brasil: Marginal Pinheiros, Tietê, Av. Bandeirantes etc.... isso todos os dias!!!!

    Depois que troquei o radiador, nunca mais o carro passou da marca mínima. Frio como um legítimo japônes..........


    Ps. A loja que te falei: Paccini - 6241 1480 - (paguei 450 paus em um novo)

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