Caros amigos,

Tenho um Vitara 93 Metal Top cambio automático que comprei há apenas um mês. Fiz uma pequena revisão, trocando óleo, filtros, velas, limpando bicos, trocando as três correias e os pneus(optei pelos Wrangler 225/75/15 RS/T mixto, 70% on 30% off road, pois no momento estou usando o Vitara como automóvel também). Deu uma revisada na parte elétrica que tava meio bagunçada e ele vai indo. Eu estou no Piauí e comprei este carro usado por R$ 14 mil (Placa de São Paulo e pelo visto já havia sido de alguém em Minas) e mesmo sem poder, só nos pneus gastei R$ 1.400 mais uns R$ 700 com esta pequena revisão(Tampa do distribuidor rachada, relês e outras coisinhas mais que só encontrei em uma concessionária e aí aiiiii).

No geral posso dizer que gostei muito do carro. Estranhei no início a dureza, pois nunca tinha tido um Jipe, mas não me arrependo. No momento, como estou utilizando ele como automóvel, não vou fazer todas as transformações que desejo, mas assim que a coisa melhorar e eu puder, vou comprar novamente um auto para mim e deixar o Vitara só para o lazer das trilhas.

No momento estou com dois problemas. Um é o barulho que ele faz quando vou subir uma inclinação, como uma entrada de garagem mais alta, ou um obstáculo e tenho que entrar na diagonal: ele faz um barulhâo tipo "Tó-to-to-to". E o interessante é que este barulho só surge nesta ocasião! Este barulho se parece com o barulho das juntas homocinéticas em carros com tração dianteira, mas eu tenho certeza que o barulho é na traseira(mesmo sabendo que o Vitara em modo 4x2 esta com a tração na traseira). Será que isto é junta homocinética? Ou é algum problema no diferencial, sei lá. Me dêem uma dica.

O outro problema é que sempre que entro em uma trilha com mais água, aparece um problema elétrico. Percebo que o motor fica todo enlameado, inclusive com marcas de lama no distribuidor, devido não ao carro estar coberto de água até ali, mas do deslizar das rodas ou do balanço quando passo por uma poça mais profunda. Eu acho o estado das fiações do carro bastante precário e queria saber se devo fazer alguma modificação para que ele fique mais protegido e seguro, para que este problemas não ocorram mais, ou pelo menos, não com tanta frequência.

Fico grato pela paciência dos mais experientes com este novato liso e endividado, mas já inoculado com o vírus Suzuki.