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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de Fabil
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    meu kit AP/Samurai sai por R$990,00 ( flange/suportes de motor/coxins/suportes do chassis) tudo prontinho p/ chegar e acoplar o AP no cambio original. vc minimiza mao de obra de mecanico e possiveis erros do mesmo, ja com cambio de chevette é aquela historia, o meca tem que fazer suportes, alinhar pecas etc... se fica torto, fudeu$$$$ é o famoso "barato que sai caro" ... usando cambio de chevette no final das contas ( quando dá tudo certo) o cara gasta quase isso, se o meca fizer merda, certamente gasta bem mais..

    como o X disse, AP 2.0 em samurai é exagero... nao só cambio, mas Tcase e eixos correm perigo de quebra...

    na minha opiniao p/ samurai o casamento ideal de motor AP1.6MI + o resto do conjunto original...

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #14
    Pois é, eu estou colocando o GM2.2 e não tive as manhas de manter a tcase.

  • #15
    Fabil esse teu "kit AP", deve servir também no jimny né ? Acho que o câmbio dele é o mesmo do samurai helicoidal ???? ...Se servir, talvez precise apenas de novos coxins para o motor.Já soube aqui em Fortaleza de dois jimny´s e vários samurais que deram "calço hidráulico" e lá vai aquela grana p/arrumar o motor$$$$$$.Os caras acham que por ser jipe, pode passar com 1,5m de profundidade e não vai acontecer nada...e aí "PUM",biela saca do bloco,outras entortam.... e AI do bolso!!! Nesse caso, eu colocaria um AP e não gastaria uns ~5 contos p/fazer o motor.Como a maioria por aqui não sabe do fórum, vou fazer propaganda do seu kit !!!!

    Abs, Ricardo.

  • #16
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    o cambio eu sei que é o mesmo ( alias, o cambio 5 marchas de samurai sao todos iguais, apenas nos helicoidais a 5 marcha e mais longa, mas a carcaca é a mesma) ..

    realmente o que pode mudar no jimny sao os suportes de motor ( alguem saberia me dizer se o bloco do motor do jimny é o mesmo do samurai ?) , acho que o bloco é o mesmo... se for é bem provavel que os mesmos suportes sirvam..

    Valeu kra... toda ajuda é bem vinda...
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #17
    Fabil os primeiros Jimny´s (até 99),usam o mesmo bloco do samurai(1298 cm3) e o que muda é o cabeçote com 16V e a injeção que é multipoint.Os modelos acima de 2000/2001, o motor também é 16V só que com duplo comando,possuem corrente ao invéis de correia dentada e tanto o curso como o diâmetro dos cilindros são # (1328 cm3).Então nesse caso, acho que os suportes não devem casar com os do motor antigo.Já andei vendo uns samurais por aqui com motor AP, e achei gambiarra pura! Os caras vão fazendo as coisas na marra,corta daqui, mexe ali e fica uma merda só!Aliás,ultimamente tenho visto uns samurais bem maltratados apesar de serem 97,98... o pessoal vai a praia ou p/trilha e esquece que precisa lavar,lubrificar,etc...e o resultado é esse! Os que olhei(três), juntando não dava p/fazer um que prestasse...

    Abs, Ricardo.

  • #18
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    meu kit AP/Samurai sai por R$990,00 ( flange/suportes de motor/coxins/suportes do chassis) tudo prontinho p/ chegar e acoplar o AP no cambio original. vc minimiza mao de obra de mecanico e possiveis erros do mesmo, ja com cambio de chevette é aquela historia, o meca tem que fazer suportes, alinhar pecas etc... se fica torto, fudeu$$$$ é o famoso "barato que sai caro" ... usando cambio de chevette no final das contas ( quando dá tudo certo) o cara gasta quase isso, se o meca fizer merda, certamente gasta bem mais..

    como o X disse, AP 2.0 em samurai é exagero... nao só cambio, mas Tcase e eixos correm perigo de quebra...

    na minha opiniao p/ samurai o casamento ideal de motor AP1.6MI + o resto do conjunto original...

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    Concordo com Fabil.... além do cambio do samuca ser muito mais resistente do que o do chevete....
    SAMURAI 93 METAL TOP (PAPALEGUAS I - IN MEMORIAN)
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  • #19
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    é isso exatamente o que eu estou tentando explicar p/ galera... o povo ACHA que é só meter um cambio de chevette e motor AP lá e pronto... só que nao é, é preciso um monte de ajustes e como nao existe NADA pronto no mercado, cada mecanico vai adaptando a sua maneira ( na maioria das vezes PORCA), o cara vai cortando/soldando chapas de qualquer jeito, emenda daqui, fura dali e entrega a gambiarra...

    TODOS os Samurais que eu conheco que foram adaptados AP+chevette os donos tiveram dor-de-cabeca posterior e precisando voltar no mecanico ( ou até mesmo MUDAR de mecanico) p/ refazer alguma coisa que saiu errado, e isso nao é só uma vez, geralmente sao VARIAS vezes até a gambiarra ficar bem feita.

    por isso resolvi disponibilizar o KIT, que já vem tudo pronto p/ chegar e montar o AP no samurai, eliminando possiveis erros de mecanicos, desperdico de grana, tempo e dor-de-cabeca p/ o dono do carro.

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #20
    É isso aí Fabil ! O pessoal acha que um jogo de chaves,marreta,máq.de solda,etc,etc.. resolve qualquer coisa...e acaba ficando uma porcaria.As vezes até "adaptações" de fábrica ficam ruins! Os escorts quando sairam com motor AP 1.8, quebravam direto a base do motor e se você olhase de cima,o motor era um pouco torto!Então colegas se for adaptar qualquer coisa, é melhor perder um tempo p/fazer direito do que ir no papo de qualquer um e se ferrar !!!!!!

    Abs, Ricardo.

  • #21

    Wink Agora é Tarde!!!!!

    Valeu galera!!!!!!!
    Essa troca de experiências é muito importante!

    Imprimí tudo e vou levar para a oficina aonde está o meu Samurai Transformista. O mecânico tem que ler tudo isso!!!!

    Neste final de semana estarei implementando as alterações de motor no Samurai.
    Toda experiência de voces, nessa aventura será muito importante! Se puderem continuar me ajudando (e a toda comunidade), com suas dicas (e mais fotos!!!) ficarei muito grato.

    Já modifiquei a suspensão: hoje utilizo molas (Gas) reforçadas (Gol Quadrado na frente e Gol Bola trazeira) com amortecedores Kamonseki, calços de PU e buchas de Latex enrrigecido.
    Rodo com pneus 30' (Genius 1001).

    Agora chegou a vez do motor:
    Comprei um Motor AP 1.8 Mi, que rodava em um Santana 99/00. Está em bom estado!
    Comprei uma caixa de Chevette (5 marchas), a flange de adaptação no motor VW e a bucha para adaptação/guia do volante ao arranque do AP (feita no Paraná, comprei do Beto aqui do Forum).
    Tenho mais algumas perguntas:

    1) Como garantir o perfeito alinhamento entre eixo do motor AP, flange, cambio, embreagem , volante, etc... Para evitar vibrações, chimbre, desgastes e quebras??????

    2) Como fica a composição da embreagem? Platô do AP? Colar do Samurai? Please Help!!!!

    3) O sistema de arrefecimento, tem que ser modificado? Mantenho o radiador original do Samuca? Não fica pequeno para o motor AP que gera mais calor? O maior fluxo de liquido, impulsionado por uma bomba dágua maior, não força os mangotes e radiador originais? Não sobreaquece nas trilhas? Estou no NE, gostaria de saber a opinião experiência dos colegas de clima quente (Fortaleza? Recife?)


    3) O ar-condicionado, como fica? Usar o compressor (maior mais potente) do AP, melhora a eficiencia? Quais outros componentes (radiador , mangueiras, etc...)foram trocados? Tem que trocar a ventoinha do Samuca? Porque Fiat?cAlguem poderia anexar fotos? Please!!!!

    4) Como ficaram os suportes (coxins) do Motor? Feitos por encomenda? Como foram ajustados para garantir o alinhamento Motor, Embreagem, Caixa etc.. Sem trepidações e quebras? O Beto postou algumas fotos, ajudaram muito, para que nunca viu uma adaptação dessas (eu e o meu mecanico, por exemplo).
    Alguem mais poderia contribuir? Agradeço em nome dos que, futuramente, nos seguirão nessa aventura!

    5) Para trilhas pesadas convem utilizar uma X-Crawler na TransferCase, ou da pra manter a original? O cambio do Chevette vai ajudar na obtenção de mais torque?

    6) É recomendavel fazer alguma modificação no Diferencial ou Eixos?
    E finalmente:

    7) O distribuidor do AP fica muito mais baixo que o do Samuca! Como obter uma boa vedação???

    Antecipadamente agradeço a ajuda. Se possivel ainda nesse final de semana.

    Segunda-feira próxima (02/10) postarei as fotos da transformação!!!!!

    Trem Mineiro na Bahia

  • #22
    Usuário Avatar de Juninho
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    Beleza Rômulo ??

    tomara que ranha dado certo o transformismo ... não vi tua msg antes por isso não postei a respeito do que me perguntou .. mas enfim ... eu sou bem leigo nisso também .. mas lembro-me que meu disco de embreagem foi feito sob medida ... no começo eram do tempra, mas depois fizemos no molde correto ... mas num guentava nem a pu .. o último que troquei durou 3 meses e quebrou .. o platô era do AP mesmo .. a reduzida ligava-se ao câmbio atraves de um terceiro cardan, lembrando que usava t-cas eoriginal e depois passei a usar a t-case do willys, o que também melhorou muito a performance do jipe.
    No câmbio acho que tive problema com o eixo piloto, que acredito eu, estava desbalanceado, o que gerava vibração e nenhum mecânico conseguia descobrir o que era, quanod se tirava o pé da embreagem ..ela fazia um barulho como se estivesse esfregando os discos ( enforcada0 .. talvez pelo fato de que na época da adaptação .. meados de 1999 ... (não fui eu quem fiz) não havia flange específica sei lá ( os mais entendidos que me corrijam) e talvez a distância do cãmbio para o motor tenha ficado muito grande, fazendo com que o eixo piloto por vezes não tivesse encaixe perfeito na moringa da caixa seca e tal fato gerava a vibração.
    Confesso que sou leigo neste aspecto e a oficina onde faço manutenção tb não consegui explicar direito o que havia ! Ficamos no mistério ..
    Fora isso .. é um câmbio extremamente valente, pois no dia em que vendi o meu, tive que trocar o câmbio em virtude de uma vibração que ocorreu e não conseguimos achar o motivo, o que gerouy a troca do câmbio por um novo, porém quando abri o meu, todas as engernages estavam zero, todas Ok, apenas alguns rolamento com folga, mas aceitavel, portanto, troquei o câmbio apenas para poder entregar o jipe, e resolvi problema da vibração, mas o meu antigo ainda está n aoficina, quando tivermos tempo vamos desmontá-lo e remontá-lo detalhadamente procurando minuciosamente o problema ...

    Boa sorte na adaptação ... espero ter ajudado!!!

    Aguardo as fotos ...

    [s]

  • #23

    Primeiro Final de Semana perdido!

    Valeu Juninho, pelas respostas!!!

    Aí Galera, não vou cumprir a promessa de postar as fotos!
    Simplesmente não houve o que fotografar.
    Todo o trabalho de ajustar a furação da flange com a urna (Caixa Seca do Chevete), que consumiu quase todo o sábado foi perdido.
    Depois de 4 horas, furando, abrindo rosca e frezando, para modificar a urna de forma a se encaixar no suporte do motor de arranque fixado na flange, fui soldar um acabamento na urna de alumídio.
    O calor da solda, trincou toda a urna. Só fui perceber na hora de limpar a peça, antes de instalar no conjunto, ja na oficina!
    Resultado, tive que sair pra comprar outra (R$30,00) no ferro-velho.
    Proximo capítulo, so no outro final de semana!

  • #24
    Usuário Avatar de Juninho
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    Putz !!!

    Pelo menos a cerveja não acabou né ????

    [s] esperando as fotos !!

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