Estou procurando um Samurai para comprar. Num dos que vi, ao fazer manobra com a tração ligada, o carro parecia freado.
Alguém sabe o porque disso?
Agradeço a ajuda.
Talvez porque estava com a reduzida ligada. Verifique a posição da alavanca da tração e tente na opção high (para baixo). Com a reduzia (low range) vc pode ter essa impressão de que está freado, mas na verdade é a relação de marchas que mudou, conferindo mais força, porém menos velocidade.
Espero que seja isso.
Não sei se vc já tá sabendo disso, mas o Samurai não é full time. Em terreno de alta aderência, não ligue a tração, ou se precisar mesmo da reduzida, passe a roda livre para "free". Não sei se essa manobra foi em piso aderente, se foi pode ser isso.
Amigo você sentiu o carro freado, porquê não existe "arrasto" no eixo dianteiro.Os suzukis não são full time (4x4 integral) como os land rover,niva,etc.. e não possuem o diferencial central para compensar a dif.de rotação entre os dois eixos e por isso mesmo JAMAIS PODEM ANDAR COM O 4X4 LIGADO EM TERRENOS SECOS COM MUITO ATRITO! Se fizer isso, com certeza vai quebrar alguma coisa no conjunto de transmissão.Também não esqueça de colcar a RL na posição FREE quando não estiver usando o 4x4.Poder pode usar a reduzida em 4x2, mas não deve-se usar porquê o eixo traseiro será sobrecarregado com o aumento de torque e com o tempo vai acontecer um desgaste maior.Nos vitaras,Gvitaras e jimnys você tem que passar a alavanca do 4x4 primeiro pela posição HIGH e só depois para LOW, então não dá para reduzir só o eixo traseiro.
Pode usar marcha reduzida com as rodas livres desligadas, ou seja, em 4x2?
Valeu!
Barantes,
Eu quis dizer se precisar mesmo MESMO. Tipo, uma subida cascuda de asfalto, o carro cheio de gente/tranqueira, pneuzão, sem kit de redução, e o motorzinho de mobylette pede arrego em 1ª. Nunca passei por isso, mas nesse caso, usaria. Deixaria descer de ré, pararia lá embaixo, roda livre, reduzida e subir devagarinho. Mas na exceção da exceção. Como disse o Ricardo, o conjunto traseiro vai aguentar a força que deveria estar distribuída nos dois.