Tudo dependo do "jeitinho"... a legislação é bastante clara quanto ao uso de tanques extras, suplementares, maiores... etc. Simplesmente não pode! Isto é, para poder, o veículo deve passar por uma vistoria técnica em algum órgão credenciado do INMETRO.
Mas ninguém pode proibir de você usar seu galão para, por exemplo, levar água... ou andar com ele vazio.
Se você for parado pelos "homi" com gasolina no tanque, são grandes as chances de ter problemas, visto que o errado é você. Mas se o tanque estiver vazio, não vejo como dar galho... se bem que eles podem criar problema com tudo...
Então, o "truque" é andar com o galão vazio a maior parte do tempo para diminuir o risco de ser pego. Só enchê-lo quando for necessário e a chance de passar por uma blitz, remota.
Tenho o mesmo problema com o meu Vitara... autonomia ridícula! Estou pensando em adaptar um galão no suporte do estepe e jogar o estepe para um bagageiro. Estou pensando em viajar para o Chile com o carro e tm um trecho grande no meio do nada que não tem posto, não tem polícia, é cada um por si.
O ideal seria adptar um tanque de maior capacidade (o que por lei, também é proibido, mas aí o polícia tem que ter muito trabalho para descobrir a troca do tanque). O problema é achar esse tanque maior.
Abraços com pouca gasolina!